Artur Luiz Andrade   |   03/08/2009 11:42

Share da Tam cai 8,6 pontos no doméstico do Favecc

Tam lidera vendas domésticas no Favecc, mas perdeu 8,66 pontos percentuais. Maior causa foram o crescimento de Azul, Webjet e Trip

PANROTAS / Emerson Souza
Cássio Oliveira apresenta os números referentes às vendas domésticas
Cássio Oliveira apresenta os números referentes às vendas domésticas
As vendas de passagens aéreas domésticas das 25 agências de viagens corporativas associadas ao Favecc somaram, no primeiro semestre deste ano, R$ 902 milhões, queda em relação aos R$ 976 milhões do mesmo período no ano passado.

O número de bilhetes emitidos também caiu. No primeiro semestre de 2008, foram 2,2 milhões de bilhetes. Em 2009, foram 1,95 milhão.

A tarifa média, no entanto, aumentou de R$ 445,17 para R$ 462,79 nas passagens aéreas domésticas comercializadas pelo Favecc.

A Tam domina as vendas domésticas mas sua participação (share) caiu 8,66 pontos. Era de 62,39% e no primeiro semestre de 2009 foi de 53,73%.

Já a Gol tinha 25,67% e cresceu para 33,8%, um aumento de 8,13 pontos. Isso se explica, em parte, pela transferência de share da Varig, usada pela Gol apenas em poucas rotas na América do Sul, com 0,05% de participação. Antes a empresa tinha 6,31%, transferidos para a Gol. Mesmo assim, a companhia conseguiu um pouco.

O crescimento das “nanicas” também é causa da queda no share da Tam. A OceanAir subiu de 3,09% para 3,68%. E três empresas que davam praticamente traço, agora têm 2,55% (Trip) e 2,17% (Webjet). A novata Azul já chega com 2,15% das vendas domésticas do Favecc. As demais empresas somam 1,87%.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/viagenscorporativas/2009/08/share-da-tam-cai-86-pontos-no-domestico-do-favecc_49698.html ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo produzido pela PANROTAS Editora é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização da PANROTAS Editora (copyright@panrotas.com.br).

Mais notícias