Felipe Niemeyer   |   18/11/2009 13:20

Embraer, Azul e GE desenvolvem novo biocombustível

Embraer, General Electric, Azul e Amyris anunciaram hoje a assinatura de um memorando de entendimento para avaliar os aspectos técnicos e de sustentabilidade do combustível renovável da Amyris para jatos, denominado No CompromiseTM, um querosene de aviação derivado da cana de açúcar.

PANROTAS / Emerson Souza
Cláudio Loureiro, diretor da GE, Guilherme Freire, diretor da Embraer,<br/>Miguel Dau, vice-presidente de Operações da Azul, e Rael Collier, diretor da<br/>Amyris
Cláudio Loureiro, diretor da GE, Guilherme Freire, diretor da Embraer,
Miguel Dau, vice-presidente de Operações da Azul, e Rael Collier, diretor da
Amyris
A Embraer, General Electric, Azul e Amyris anunciaram hoje a assinatura de um memorando de entendimento para avaliar os aspectos técnicos e de sustentabilidade do combustível renovável da Amyris para jatos, denominado No CompromiseTM, um querosene de aviação derivado da cana-de-açúcar. A iniciativa pode resultar em um voo de demonstração de um E-Jet da Embraer, de propriedade da Azul Linhas Aéreas, utilizando motores GE no início de 2012.

A parceria combina fabricantes de aeronaves e motores líderes da indústria, uma companhia aérea e o desenvolvimento e produção de uma nova geração de combustível para jatos. O objetivo é acelerar a introdução de um combustível renovável para jatos capaz de reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa e oferecer uma alternativa sustentável de longo prazo para combustíveis para jatos derivados de petróleo.

O governo brasileiro (via “Financiadora de Estudos e Projetos” – Finep) já está contribuindo financeiramente com o programa. O Brasil tem a maior produção mundial de cana-de-açúcar e experiência na produção de etanol, que constitui uma importante etapa para o desenvolvimento do combustível renovável da Amyris para jatos. A Amyris produz seu combustível renovável utilizando a recente tecnologia de biologia sintética.

“Este é um projeto revolucionário para o transporte aéreo. Ele demonstra que uma indústria unida pode se desenvolver em um cenário de redução de emissão de poluentes por meio da utilização de recursos sustentáveis”, comenta John Melo, CEO da Amyris.

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