Movida

Vanessa Baldacci   |   14/12/2009 11:38

"Mais de 60% das contratantes de TMCs utilizam o fee"

Pesquisa realizada pela Academia de Viagens Corporativas com as 200 maiores empresas segundo a revista Exame, aponta que pelo menos 63% das contratantes de TMCs no Brasil trabalham com alguma modalidade de

PANROTAS / Emerson Souza
O presidente do Comitê de Viagens e Negócios, Bernardo Feldberg, a vice-presidente da ABGev, Patrícia Thomas, o gestor da área de Viagens da IBM Brasil, Ronaldo Almeida, a presidente da ABGev e dietora da Academia de Viagens Corporativas, Viviânne Martins e diretor da Alatur, Marcos Balsamão
O presidente do Comitê de Viagens e Negócios, Bernardo Feldberg, a vice-presidente da ABGev, Patrícia Thomas, o gestor da área de Viagens da IBM Brasil, Ronaldo Almeida, a presidente da ABGev e dietora da Academia de Viagens Corporativas, Viviânne Martins e diretor da Alatur, Marcos Balsamão
Pesquisa realizada pela Academia de Viagens Corporativas com as 200 maiores empresas segundo a revista Exame, aponta que pelo menos 63% das contratantes de TMCs no Brasil trabalham com alguma modalidade de fee. “Isso demonstra que as empresas já incluem a TMC como uma despesa no seu budget. No entanto, 23% delas desconhecem essa forma de remuneração”, disse a diretora da Academia de Viagens Corporativas e também presidente da ABGev, Viviânne Martins, durante apresentação do levantamento que aconteceu agora há pouco, no centro de eventos da Amcham, na capital paulista.

Na forma de solicitação de reserva, a ferramenta mais usada é o e-mail (61%), seguida por outros recursos on-line (37%) e telefone (11%). Em relação à modalidade de atendimento, percebe-se que 40% das empresas entrevistadas preferem posto virtual, 32% call center, 24% in plant e 9% outros sistemas. No entanto, “empresas que contratam mais de uma agência podem ter mais de uma modalidade de atendimento, dependendo da localização de suas unidades”, explicou Viviânne.

O meio de pagamento mais comum é o faturado (51%), à frente do cartão virtual (26%) e do cartão corporativo (22%). O reembolso ainda é adotado em 4% dos casos e o adiantamento em 3%. As empresas nacionais são as que mais utilizam o sistema faturado com 62%, já as multinacionais preferem o cartão virtual (52%).

Entre as 200 empresas pesquisadas, 51% eram nacionais e 40% multinacionais; 75% delas estavam concentradas em São Paulo e 25% em outros Estados. A pesquisa será apresentada também durante o Encontro Latino Americano de Viagens Corporativas e Tecnologia (Lactte), que acontece entre 7 e 9 de fevereiro do ano que vem. O levantamento foi patrocinado pela Alatur.

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