Maria Izabel Reigada   |   23/04/2013 14:23

México elimina visto para brasileiros; saiba quando

A partir da terceira semana de maio, o visto exigido pelo México para visitantes brasileiros - e a recíproca - deixará de existir.

PANROTAS / Emerson Souza
A embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes Rangel, que anunciou o fim da exigência de visto para brasileiros
A embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes Rangel, que anunciou o fim da exigência de visto para brasileiros
A partir da terceira semana de maio, o visto exigido pelo México para visitantes brasileiros - e a recíproca - deixará de existir. Ontem, a embaixadora do país no Brasil, Beatriz Paredes Rangel, disse que faltava apenas a assinatura do governo brasileiro para que a eliminação do visto fosse concretizada. Hoje, durante visita ao estande do Conselho de Promoção Turística do México (CPTM) na WTM Latin America, ela anunciou ao lado do diretor geral da CPTM, Rodolfo Lopez Negrete, o fim do visto, a partir da terceira semana de maio.

"O turismo é uma prioridade para o México, um dos três setores que mais contribui para o PIB nacional. Nosso presidente entende a necessidade de eliminar barreiras e apostamos no fluxo maior de visitantes, mas também de negócios entre Brasil e México com essa notícia", disse a embaixadora. Responsável por 12,5 milhões de empregos diretos, o turismo tem recebido forte atenção do governo mexicano. Com mais de 22 milhões de turistas estrangeiros em 2011, o destino trabalha com a expectativa de chegar a 50 milhões em 2018.

Para isso, aposta na diversificação de destinos e segmentos de promoção. "Somos um destino de sol e praia, mas também um destino de turismo cultural, de patrimônios, de história, de eventos e viagens de incentivos", enumerou Lopez Negrete. Entre as apostas para diversificar a oferta do destino está a itinerância de seus eventos, como o Tianguis Turístico, principal feira de turismo que há dois anos deixou Acapulco, já tendo sido realizada em Puerto Vallarta e Puebla.

"Há três anos criamos a Feira Cultural, que teve as três primeiras edições realizadas em Morélia (Michoacan). Neste ano, ela também será itinerante. É um modo de mostrar toda a diversidade do México, que é rico, variado e extenso como o Brasil", comparou o diretor geral da CPTM. A diretora da Comissão no Brasil, Diana Pomar, comanda o estande mexicano, que reúne 32 cooperados, entre empresas e destinos. O estado de Veracruz participa pela primeira vez de eventos no Brasil, segundo Diana.

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