Artur Luiz Andrade   |   22/10/2013 08:09

Trend promete recuperar clientes perdidos para OTAs

Trend coloca sistema de reservas com disponibilidade em tempo real e oferta de 12 milhões de diárias no site das agências de viagens

PANROTAS / Emerson Souza
Luís Paulo Luppa, presidente da Trend, e seu novo diretor de Marketing, Renato Scolamieri
Luís Paulo Luppa, presidente da Trend, e seu novo diretor de Marketing, Renato Scolamieri
A constatação do presidente da Trend Operadora, Luís Paulo Luppa, é bastante objetiva: sua empresa, maior consolidadora de hotéis da América do Sul, com faturamento de cerca de R$ 1,5 bilhão ao ano, decidiu, por estratégia, vender exclusivamente para agências de viagens. “Tem sido assim há 21 anos e todas as mudanças e investimentos são feitos para que isso assim permaneça”, afirmou ontem à noite em entrevista ao Portal PANROTAS no Pestana Rio. O próximo grande investimento, batizado de Trend Mega Partner, ou Programa de Fortalecimento das Agências de Viagens, vai não apenas reforçar essa estratégia como também dar um empurrão em algumas necessidades do canal agências de viagens, visando, como diz o nome, fortalecê-lo.

A Trend promete oito ferramentas (ou armas como prefere Luppa, adepto da tática de guerra quando o assunto são as vendas) para as agências de viagens que compram com a operadora (7,9 mil ativas de um total de 16 mil cadastradas), que serão lançadas em um período de um ano.

A primeira arma, que chega em 19 de novembro, chama-se Sistema Vitrine, e coloca o motor de reservas da Trend no site das agências, com todos os preços de que a empresa dispõe (competitivos com qualquer OTA, garante Luppa), pronto para que os passageiros comprem on-line no site da agência, que receberá sua comissão normalmente e, eis um dos pulos do gato, sem risco financeiro para a agência.

FOCO DO AGENTE É CUIDAR DO CLIENTE
“Nós assumimos todo o risco financeiro, o agente não paga pelo investimento, pela manutenção, pelo uso ou pela inadimplência que porventura passe por nosso robusto sistema antifraude. Daremos crédito à agência e a seu cliente”, explica Luppa. O que o agente precisa fazer? Usar a ferramenta e usar sua base de clientes para avisá-los que agora poderão comprar no site da agência, em vez do Decolar, Booking, Viajanet e outras OTAs para onde escaparam.

O diferencial para o cliente? “Ele terá um agente de viagens para cuidar da sua viagem. O agente vai se dedicar ao que é seu papel: cuidar de seu cliente. Preço competitivo, disponibilidade, produto, tecnologia, isso é com a Trend”, continua o presidente. Segundo ele, a competitividade e a disponibilidade da Trend, que o agente e o cliente veem em tempo real, são diferenciais que ajudarão a agência a reconquistar o cliente que foi para a OTA nos últimos anos.

“Dar simplemente um white label para as agências não é a nossa cara. Queríamos dar poder de fogo real aos agentes. Com esse canhão que estamos colocando nas mãos dos agentes e com as sete outras armas que virão, em segmentos diferentes, a agência de viagens vai se fortalecer. Sem discurso. Sem enganação”, diz Luppa. A meta é que duas mil agências estejam cadastradas até o final do ano e seis mil até março.

A “instalação” é quase inexistente, pois a Trend gera um link personalizado para cada agência (por exemplo, trendvitrine.com.br/XYZturismo) e a agência só precisa clicar e usar. Visualmente, a agência ainda escolhe que destaque quer dar à ferramenta em sua página na internet e que visual ela terá quando o cliente acessar.

ROBUSTEZ
“Temos 150 mil hotéis nacionais e internacionais, negociados diretamente ou via 35 brokers, muitos com contratos regionais, e para o ano que vem teremos 12 milhões de diárias para venda. Toda a nossa parte terrestre estará disponível. Nos últimos anos, as agências perderam receita, ganharam concorrência e não tiveram tempo de se preparar. Agora, o agente pode chamar seu passageiro de volta e ele poderá comprar 24 horas no site da agência, que terá sua comissão, a mesma que recebe hoje, garantida. Outras novidades virão e no Natal de 2014 quero que as agências olhem para trás e vejam como evoluíram.”, finaliza Luppa.

Por enquanto, não há previsão de o aéreo estar integrado no Sistema Vitrine. A equipe de vendas externa da Trend e as equipes interna e de Marketing sairão às ruas, irão às agências e montarão uma rede de comunicação para explicar como funciona o Sistema Vitrine.

Luís Paulo Luppa participa hoje como debatedor do painel de distribuição do primeiro Encontro PanHoteis Inovação e Tendência, na CNC, no Rio de Janeiro. O evento segue até as 18h.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/hotelaria/2013/10/trend-promete-recuperar-clientes-perdidos-para-otas_93456.html ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo produzido pela PANROTAS Editora é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização da PANROTAS Editora (copyright@panrotas.com.br).

Mais notícias