Trend promete recuperar clientes perdidos para OTAs
Trend coloca sistema de reservas com disponibilidade em tempo real e oferta de 12 milhões de diárias no site das agências de viagens
A Trend promete oito ferramentas (ou armas como prefere Luppa, adepto da tática de guerra quando o assunto são as vendas) para as agências de viagens que compram com a operadora (7,9 mil ativas de um total de 16 mil cadastradas), que serão lançadas em um período de um ano.
A primeira arma, que chega em 19 de novembro, chama-se Sistema Vitrine, e coloca o motor de reservas da Trend no site das agências, com todos os preços de que a empresa dispõe (competitivos com qualquer OTA, garante Luppa), pronto para que os passageiros comprem on-line no site da agência, que receberá sua comissão normalmente e, eis um dos pulos do gato, sem risco financeiro para a agência.
FOCO DO AGENTE É CUIDAR DO CLIENTE
“Nós assumimos todo o risco financeiro, o agente não paga pelo investimento, pela manutenção, pelo uso ou pela inadimplência que porventura passe por nosso robusto sistema antifraude. Daremos crédito à agência e a seu cliente”, explica Luppa. O que o agente precisa fazer? Usar a ferramenta e usar sua base de clientes para avisá-los que agora poderão comprar no site da agência, em vez do Decolar, Booking, Viajanet e outras OTAs para onde escaparam.
O diferencial para o cliente? “Ele terá um agente de viagens para cuidar da sua viagem. O agente vai se dedicar ao que é seu papel: cuidar de seu cliente. Preço competitivo, disponibilidade, produto, tecnologia, isso é com a Trend”, continua o presidente. Segundo ele, a competitividade e a disponibilidade da Trend, que o agente e o cliente veem em tempo real, são diferenciais que ajudarão a agência a reconquistar o cliente que foi para a OTA nos últimos anos.
“Dar simplemente um white label para as agências não é a nossa cara. Queríamos dar poder de fogo real aos agentes. Com esse canhão que estamos colocando nas mãos dos agentes e com as sete outras armas que virão, em segmentos diferentes, a agência de viagens vai se fortalecer. Sem discurso. Sem enganação”, diz Luppa. A meta é que duas mil agências estejam cadastradas até o final do ano e seis mil até março.
A “instalação” é quase inexistente, pois a Trend gera um link personalizado para cada agência (por exemplo, trendvitrine.com.br/XYZturismo) e a agência só precisa clicar e usar. Visualmente, a agência ainda escolhe que destaque quer dar à ferramenta em sua página na internet e que visual ela terá quando o cliente acessar.
ROBUSTEZ
“Temos 150 mil hotéis nacionais e internacionais, negociados diretamente ou via 35 brokers, muitos com contratos regionais, e para o ano que vem teremos 12 milhões de diárias para venda. Toda a nossa parte terrestre estará disponível. Nos últimos anos, as agências perderam receita, ganharam concorrência e não tiveram tempo de se preparar. Agora, o agente pode chamar seu passageiro de volta e ele poderá comprar 24 horas no site da agência, que terá sua comissão, a mesma que recebe hoje, garantida. Outras novidades virão e no Natal de 2014 quero que as agências olhem para trás e vejam como evoluíram.”, finaliza Luppa.
Por enquanto, não há previsão de o aéreo estar integrado no Sistema Vitrine. A equipe de vendas externa da Trend e as equipes interna e de Marketing sairão às ruas, irão às agências e montarão uma rede de comunicação para explicar como funciona o Sistema Vitrine.
Luís Paulo Luppa participa hoje como debatedor do painel de distribuição do primeiro Encontro PanHoteis Inovação e Tendência, na CNC, no Rio de Janeiro. O evento segue até as 18h.