Movida

Rafael Carreira   |   28/03/2014 11:57

Avianca adota sistema preventivo a excursões de pista

A Avianca equipará 21 de suas aeronaves da Família A320 com o sistema ROPS da Airbus. Esta tecnologia a bordo da cabine de comando aumenta a conscientização situacional dos pilotos durante a aterrissagem, reduz a exposição ao risco de excursão de pista e oferece proteção ativa.

PANROTAS / Emerson Souza
21 aeronaves da Família A320 serão equipadas com o sistema ROPS
21 aeronaves da Família A320 serão equipadas com o sistema ROPS
A Avianca Internacional equipará 21 de suas aeronaves da família A-320 com o sistema Runway Overrun Prevention System (ROPS) da Airbus. Esta tecnologia a bordo da cabine de comando aumenta a conscientização situacional dos pilotos durante a aterrissagem, reduz a exposição ao risco de excursão de pista e, se necessário, oferece proteção ativa. A companhia é a primeira aérea latino-americana a adotar este sistema.

“A incorporação do ROPS em 21 aeronaves da frota dará aos pilotos as informações de que precisam para tomar as melhores decisões para uma aterrissagem segura no menor tempo possível. Como uma empresa, isso nos permite continuar na vanguarda da tecnologia para segurança”, observa o presidente da Avianca, Fabio Villegas.

Excursões de pista são a causa número um de acidentes na aviação comercial no mundo. O ROPS calcula as distâncias mínimas de aterrissagem no voo e parada em terra e as compara com as distâncias de aterrissagem disponíveis em tempo real. O sistema combina dados sobre meteorologia, condição da pista e topografia, além de peso e configuração da aeronave. Dependendo da análise resultante, pode acionar chamadas e alertas imediatos para os pilotos.

“Estamos confiantes de que autoridades e clientes rapidamente possam medir as grandes vantagens que o ROPS traz para a aviação comercial, ao oferecer uma solução de projeto para abordar o risco de saída da pista”, afirma o vice-presidente sênior e Chief Product Safety Officer da Airbus, Yannick Malinge.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias