Movida

Rafael Carreira   |   08/04/2014 16:59

Novo Centro de Comando apoiará aéreas durante a Copa

A Iata e o Decea firmaram uma parceria para a instalação de um Centro de Comando que vai apoiar 49 companhias aéreas estrangeiras que atuam no Brasil, durante a Copa do Mundo. O novo ponto de apoio vai prover serviços de suporte para decisão operacional tática às companhias aéreas estrangeiras.

PANROTAS / Emerson Souza
Carlos Ebner, diretor da Iata no Brasil
Carlos Ebner, diretor da Iata no Brasil
A Iata e o Decea firmaram parceria para a instalação de um Centro de Comando que vai apoiar 49 companhias aéreas estrangeiras que atuam no Brasil, durante a Copa do Mundo. O novo ponto de apoio vai prover serviços de suporte para decisão operacional tática às companhias aéreas estrangeiras.

“O acesso às operações táticas no Brasil e o conhecimento da malha de voos ajudarão as companhias de fora a aprimorar seu desempenho, equilibrar a demanda com a capacidade, lidar com as variações climáticas e outras eventuais perturbações para o tráfego aéreo”, ressalta o diretor da Iata no Brasil, Carlos Ebner.

O Centro de Comando será instalado nas dependências do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Rio de Janeiro. Com ele em operação, as empresas aéreas e o CGNA poderão compartilhar as operações, com acesso a dados sobre o tráfego aéreo em um único portal colaborativo.

“Com o compartilhamento de dados, interrupções operacionais podem ser identificadas precocemente, permitindo melhor planejamento e respostas mais rápidas de todas as partes interessadas, além de melhorar o desempenho operacional de todo o sistema de transporte aéreo”, disse o diretor assistente da Iata no Centro de Comando do FAA (Federal Aviation Administration nos EUA), William Murphy, responsável pelo treinamento de funcionários da Iata alocados no CGNA.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias