Karina Cedeño   |   20/01/2017 10:06

Estrada mais tortuosa da China une história e cultura; veja

No sul da China, as províncias montanhosas de Yunnan e Guizhou, mais conhecidas por suas etnias culturais, também abrigam uma dos que que é conhecida como a mais tortuosa do mundo. Mas há Stilwell Road, também chamada de Yunnan-Burma Road por muitas pessoas, voc&a


Dreamstime
A estrada conta com 24 curvas em zigue-zague
A estrada conta com 24 curvas em zigue-zague

No sul da China, as províncias montanhosas de Yunnan e Guizhou, mais conhecidas por suas etnias e diversidade cultural, também abrigam uma das mais curiosas estradas encontradas no mundo. Trata-se da Stilwell Road, também chamada de Yunnan-Burma Road, que possui nada mais, nada menos do que 24 curvas em zigue-zague.

Os corajosos que aceitam esse desafio não verão apenas paisagens naturais e cachoeiras, mas também poderão vivenciar um pouco do que foi a Segunda Guerra Mundial. Isso porque a estrada foi utilizada durante o conflito para transportar 15 mil toneladas de suprimentos militares de Chongqing, na China, até a Índia. No caminho inverso, eram transportados fugitivos das tropas japonesas.

Como eles conseguiam essa proeza é uma boa pergunta, afinal, o trajeto de quatro quilômetros em uma altura de 350 metros pode parecer suave para um veículo moderno, mas não para os pesados caminhões que circulavam por ali na época - principalmente durante os meses de verão, quando as pistas ficam escorregadias. Muitos dos veículos chegavam a tombar. "Sempre que os motoristas dos Estados Unidos entravam na estrada, oravam a Deus", contou o ex-intérprete do batalhão de engenheiros, Lin Kongxun, ao jornal People's Daily em 2002.

No topo da estrada de cascalho - as autoridades querem mantê-lo em seu estado original - há um cemitério militar que oferece uma vista deslumbrante sobre as montanhas e desfiladeiros. Atualmente a estrada é utilizada por poucas pessoas, entre elas moradores locais como fazendeiros que vão até as montanhas para coletar comida a seus porcos.

Uma imagem em preto e branco da Stilwell Road já foi divulgada em diversas revistas como a Life, e desde então simboliza a cooperação chinesa e americana contra a ocupação japonesa - um capítulo muitas vezes esquecido daquela época.


*Fonte: CNN

conteúdo original: http://cnn.it/2isYgjd

Tópicos relacionados