Movida

Da Redação   |   10/02/2017 12:38

Conheça as 10 melhores cidades do mundo para morar

A revista The Economist divulgou seu ranking anual de melhores cidades no mundo para se viver em 2016. Cento e quarenta países foram avaliados e quesitos como educação, acesso à saúde, cultura, segurança, infraestrutura e meio ambiente dão notas 

Todo ano, a revista inglesa The Economist divulga o Global Liveability Ranking, um levantamento com as melhores cidades do mundo para viver. Em 2016, 140 países foram avaliados e 30 fatores relacionados à qualidade de vida, como educação, acesso à saúde, cultura, segurança, infraestrutura e meio ambiente foram levados em conta.

O curioso do ranking mais atual é que 29 das 140 cidades analisadas pontuaram menos do que em 2015, o que leva a entender que a qualidade de vida destes locais diminuiu. Segundo o estudo, isso pode ser consequência dos crescentes ataques terroristas, crises diplomáticas e guerras civis que o mundo vem enfrentando. Os melhores países para morar? Aparentemente Austrália e Canadá, com três cidades cada entre as listadas.

Confira abaixo a lista das top 10 cidades do mundo para se viver:

10 - HAMBURGO (ALEMANHA)

Flickr/Carsten Frenzl
Hamburgo
Hamburgo

A segunda maior cidade do país é um importante centro comercial e atrai muitos alemães aos finais de semana. Os fatores saúde e infraestrutura levaram a maior nota (100) e estabilidade levou a menor (90). A nota atribuída pelo levantamento foi 95.

9 - HELSINQUE (FINLÂNDIA)


Flickr/Mayoi Hachikuji
Helsinque
Helsinque

É a capital e a cidade com mais habitantes do país (620 mil). É repleta de lagos, áreas verdes e museus espalhados pelas ilhas. No ranking, pontuou 95,6 e o quesito estabilidade e saúde tiveram a maior notas (100) e cultura e meio ambiente a menor (88,7).

8 - AUCKLAND (NOVA ZELÂNDIA)


Flickr/Elena Yanchyn
Auckland
Auckland

A metrópole fica a 643 quilômetros de distância da capital Wellington e é um ótimo lugar para trilhas e caminhadas, curtir praias e até para fazer compras. A infraestrutura da cidade fez a menor pontuação (92,9) e a educação a maior (100). No total, levou a nota 95,7.

7 - PERTH (AUSTRÁLIA)

Flickr/Jared Yeh
Perth
Perth
Muitos brasileiros ainda não conhecem Perth, talvez pelo fato do destino ser uma das metrópoles mais isoladas do mundo, localizada no extremo da costa ocidental. A cidade levou 100 pontos nos fatores saúde, educação e infraestrutura e 88,7 em meio ambiente e cultura, totalizando uma média de 95,9.


6 - ADELAIDE (AUSTRÁLIA)

Flickr/Anthony Kernich
Adelaide
Adelaide
A segunda cidade do país no ranking leva nome de rainha e tem 1,2 milhão de habitantes. Quando visitá-la, não deixe de passear pelo Mercado Central, com uma enorme seleção de produtos frescos, de ostras a queijos. Levou a nota 96,6 no geral, com educação e saúde pontuando 100 e, cultura e meio ambiente, 94,2.

5 - CALGARY (CANADÁ)


Flickr/Bernard Spragg. NZ
Calgary
Calgary
Localizada ao Sul da província de Alberta, Calgary tem, além de um centro comercial, um bom número de atrações turísticas, como parques, centros históricos, museus, bares e restaurantes. Os quesitos estabilidade, educação e saúde levaram 100 pontos e, cultura e meio ambiente, 89,1. No ranking, pontuou 96,6.

4 - TORONTO (CANADÁ)

Flickr/Nick Harris
Toronto
Toronto

Mais uma cidade do Canadá no levantamento, Toronto encanta por diversos fatores, como sua miscelânea cultural e jeito de cidade tranquila, mas não exatamente pacata. Pontuou 97,2 no total. A maior nota foi atribuída à saúde, estabilidade e educação (100) e a menor (89,3) à infraestrutura.

3 - VANCOUVER (CANADÁ)


Artur Luiz Andrade
Vancouver
Vancouver

A terceira e última cidade canadense no ranking tem invernos muito frios, mas, nos dias de verão, os espaços ao ar livre são ótimos passeios. Também fica repleta de intercambistas durante todo o ano, dando um ar jovial. As melhores pontuações foram em saúde, meio ambiente e cultura (100) e a mais baixa para infraestrutura (92,9). A nota dada pelo levantamento foi 97,3.

2 - VIENA (ÁUSTRIA)

Flickr/didier.camus
Viena
Viena

A capital da Áustria sabe preservar muito bem sua história e cultura. A arquitetura da cidade também é muito importante, com construções históricas conservadas que hoje em dia funcionam como museus. Saúde, infraestrutura e educação fizeram 100 pontos e cultura e meio ambiente 94,4. No total, pontuou 97,4.

1 - MELBOURNE (AUSTRÁLIA)

Flickr/Bernard Spragg. NZ
Melbourne
Melbourne

O melhor lugar do mundo para morar, de acordo com o levantamento, venceu por uma diferença de apenas 0,1% da segunda posição. Depois de Sidney, é a cidade mais populosa da Austrália, com mais de quatro milhões de habitantes. Já foi considerada também uma das cidades mais caras para se viver. Ficou com 97,5 no geral, e saúde, educação e infraestrutura levaram a maior pontuação (100) e estabilidade a menor (95).

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias