Movida

Leonardo Ramos   |   20/04/2017 14:24

Rota de cinco cidades históricas de MG é opção em feriado

Lista em homenagem ao feriado de TIradentes reúne cinco cidades históricas que fazem parte do passado de Minas Gerais, e podem ser visitadas de carro ou ônibus a partir dos aeroportos de Confins ou Pampulha, em Belo Horizonte.

Este mês de abril, para quem curte ter uns dias a mais para viajar e descansar, pode ser considerado o período dos sonhos se depender do número de feriados: são três finais de semana seguidos com um dia a mais de recesso (incluindo o 1º de maio, uma segunda, que prolonga a folga do fim de semana dos dias 29 e 30 de abril).

E no meio de um período com tantas folgas, uma delas chama atenção pelo motivo histórico de sua origem: essa sexta (21 de abril) marca o dia que Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes e um dos organizadores da Inconfidência Mineira, acabou enforcado pela Coroa Portuguesa, em 1789.

Como forma de homenagear Tiradentes e o passado mineiro, a Viajanet preparou um roteiro com cinco cidades históricas de Minas Gerais, que pode ser feito de carro ou ônibus a partir dos aeroportos de Confins ou Pampulha, em Belo Horizonte.

Confira a lista abaixo:

OURO PRETO
Divulgação ViajaNet
A primeira cidade da lista é uma das mais famosas do Estado: Ouro Preto, um dos redutos do movimento mineiro, antigamente se chamava Vila Rica, e já foi a capital de Minas Gerais. Contando com obras artísticas e arquitetônicas únicas, que remetem ao século 18 e ao ciclo de ouro no Brasil, a cidade tem como destaque o Museu da Inconfidência, instalado no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia. No Panteão da Inconfidência, por exemplo, estão os restos mortais de 16 inconfidentes.

MARIANA
Divulgação ViajaNet
Vizinha de Ouro Preto, a cidade é considerada a “primeira vila de Minas Gerais” e “primeira capital do Estado”, segundo o site do governo. Mesmo vítima da catástrofe de 2015, quando um mar de lama de rejeitos de mineração invadiu a cidade no maior crime ambiental já registrado no País, a cidade sobreviveu, e seu Centro Histórico permaneceu de pé, assim como importantes prédios que remetem ao século 18, de arquitetura colonial.

A cidade oferece também aventuras, como a Mina da Passagem, considerada uma das maiores minas de ouro abertas em todo o mundo.

SÃO JOÃO DEL REI

Divulgação ViajaNet
Se a Inconfidência Mineira tivesse sido bem sucedida, São João Del Rei teria se tornado a nova capital. O destaque vai para a Igreja de São Francisco de Assis e a Catedral Nossa Senhora de Pilar, ambas erguidas no século 18. O Memorial Tancredo Neves e o Museu da FEB, que retrata a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, também podem ser visitados na cidade.

TIRADENTES
Divulgação ViajaNet
A pequena cidade mineira, antiga Vila de São José Del Rei, recebeu o nome de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nascido nas proximidades da região. O local abriga o Monumento a Tiradentes, que foi construído pela população no fim do século 19, e a Matriz de Santo Antônio, a segunda igreja em ouro do Brasil e construída em 1710.

CONGONHAS
Flickr/Edison Zanatto
O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, onde ficam os 12 profetas esculpidos por Aleijadinho, é a principal atração da cidade, além de ser reconhecida como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.

Chamam atenção também as seis Capelas dos Passos, que contêm 64 imagens em cedro que retratam a Paixão de Cristo, sendo a maioria de autoria de Aleijadinho, e pintada pelo Mestre Ataíde.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias