Janize Colaço   |   12/05/2017 09:37

Conheça os hotéis que marcaram a história do Brasil

Alguns edifícios hoteleiros, erguidos há séculos no Brasil, ainda atraem muitos hóspedes.

A humanidade ainda não inventou a máquina do tempo. Mas certas construções sobrevivem ao longo dos anos e ainda são capazes de contar histórias. No Brasil, por exemplo, muitas construções datadas dos anos do descobrimento ainda estão de pé — e mesmo edifícios hoteleiros erguidos há séculos ainda atraem muitos hóspedes.

A seguir, confira seis hotéis históricos do Brasil:

PESTANA CONVENTO DO CARMO (SALVADOR)
Divulgação
Situado no bairro do Pelourinho, no centro histórico de Salvador, o Pestana Convento do Carmo é o primeiro hotel de luxo do Brasil. Com construções iniciadas em 1586, somente em 1730 o edifício foi finalizado. Atualmente, o local também abriga um acervo histórico com mais de 1,5 mil peças.

FAZENDA CAPOAVA (ITU-SP)
Divulgação
Já com quase três séculos, a fazenda, situada em Itu, no interior de São Paulo, oferece aos seus visitantes e hóspedes uma verdadeira imersão cultural histórica, passando por importantes períodos, como o engenho do açúcar e o ciclo do café.

COPACABANA PALACE (RIO DE JANEIRO)
Divulgação
Projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire, o prédio foi erguido em 1923 e atualmente é parte do Patrimônio Histórico Nacional e símbolo do Rio de Janeiro. O empreendimento, que impulsionou a cultura urbana de Copacabana nos anos de 1920, é um dos mais luxuoso do Brasil.

BRASÍLIA PALACE
Divulgação
Antes de a capital federal ser fundada, a construção, de 1957, assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, inicialmente fora feita para abrigar os engenheiros, técnicos e arquitetos que mais tarde viriam a construir Brasília. Após alguns anos fechado e passar por um incêndio, o hotel foi reaberto ao público e ainda recebeu a certificação de hotel histórico pelo Ministério do Turismo, em 2012.

HOTEL SOLAR DO ROSÁRIO (OURO PRETO-MG)
Divulgação
Com arquitetura inspirada na inglesa, o o hotel, em Ouro Preto (MG), foi fundado ainda no século 19. E se não bastasse a arquitetura do hotel, a cidade em si parece ter parado no tempo com outras diversas construções coloniais,

HOTEL SOLAR DO IMPÉRIO (PETRÓPOLIS-RJ)
Divulgação
A cidade de Petrópolis, também conhecido como cidade Imperial, o imponente casarão chama a atenção dos visitantes. O hotel se destaca, sobretudo, por dar um ar de nobreza aos hóspedes. Muitos dizem que a Princesa Isabel e do Conde D’Eu se hospedaram durante a monarquia.

Tópicos relacionados