Movida

Da Redação   |   20/06/2017 09:11

Noruega atrai turistas com diversidade de eventos

Calendário inclui festivais, concertos e competições

A Noruega é um grande centro cultural artístico e esportivo na Escandinávia, por isso existe um vasto potencial para a realização de eventos no país. Esses acontecimentos são oportunidades perfeitas para que viajantes conheçam melhor a identidade local. O calendário de eventos da Noruega inclui festivais, concertos, competições esportivas e muito mais. Tudo isso acontecendo de norte a sul, durante o ano todo.

Durante o verão, os festivais de música animam o país, que recebe grandes nomes da música internacional, mas também tem espaço para nichos de estilos musicais, como o jazz, o blues e a música experimental contemporânea. Os dois maiores festivais são o Norwegian Wood e o Festival Øya, que acontecem em Oslo. O primeiro tem foco em artistas de qualidade da era dourada do rock e pop, com estrelas como Neil Young e Patti Smith. O Øya revela uma atmosfera mais jovem e ousada, com ênfase nos gêneros indie, hip hop e música eletrônica. Slottsfjell em Tønsberg, Pstereo em Trondheim, Bukta em Tromsø e Bergenfest em Bergen são outros festivais de grande calibre.

Divulgação/Visit Norway
Já ouviu o som de instrumentos feitos de gelo? No Ice Festival é possível
Já ouviu o som de instrumentos feitos de gelo? No Ice Festival é possível

No início do ano, ainda no inverno, merece destaque o Ice Music Festival, que acontece no vilarejo de Geilo. Nesse festival, a estrutura do palco e todos os instrumentos são feitos de gelo, e os artistas que se aventuram nesse estilo de performance produzem um som incrível, diferente de qualquer outra coisa. O evento acontece durante a primeira lua cheia do ano, e tem como objetivo homenagear a natureza, principalmente a água.

Atualmente, a Noruega também conta com uma enorme quantidade de teatros e casas de espetáculos, que têm um calendário riquíssimo, tanto em cidades maiores quanto pequenas comunidades. O ponto alto do comprometimento do país com as artes e cultura ocorreu em 2008, com a inauguração da Opera House de Oslo. Com um design ambicioso em mármore e vidro, a construção é o maior edifício cultural construído no país. Oslo também conta com o Nationaltheatret (O Teatro Nacional) e Det Norske Teatret entre outros, porém o teatro com mais longa história é o Den Nationale Scene em Bergen, fundado em 1876. Bergen também abriga a cada primavera o o Festspillene, festival internacional com várias peças e óperas de todas as partes do mundo.

Para os amantes da música clássica, a dica é assistir à Filarmônica de Oslo, que tem sua sede no Konserthus (local que também recebe eventos de rock e pop), enquanto a espetacular Ópera e Ballet de Oslo recebe com frequência concertos mais tradicionais. A Orquestra Filarmônica de Bergen, onde Edvard Grieg destacou-se como diretor artístico no fim do século XIX, também apresenta-se regularmente, principalmente em Grieghallen.


Divulgação/Visit Norway
Festival Øya reúne músicos consagrados e de novas tendências em Oslo
Festival Øya reúne músicos consagrados e de novas tendências em Oslo

ESPORTES
Outro tipo de evento que merece destaque na Noruega são os dedicados ao esporte, principalmente os de inverno. A tradição do esqui cross-country no país é fortíssima, mas os saltos e o esqui alpino também atraem multidões, em especial nas competições internacionais. A plataforma de saltos em Holmenkollen, que é visível a quilômetros de distância em Oslo, é a atração mais visitada na Noruega e abriga a Copa do Mundo todos os invernos.

Os fãs de futebol podem assistir a uma partida em um dos muitos estádios na Noruega. Rosenborg BK de Trondheim é a equipe de futebol com maior êxito nas ultimas décadas, enquanto o Vålerenga é o maior clube de Oslo. Brann de Bergen também conta com uma torcida entusiasmada e barulhenta. Hóquei no gelo, automobilismo, handball e o atletismo são outros esportes populares entre os espectadores noruegueses. Sobre a última categoria, os tradicionais Jogos de Bislett – um evento da Diamond League da IAAF (Federação Internacional de Atletismo) - acontece em Oslo todos os verões.

Divulgação/Visit Norway
O campeonato de esqui em Holmenkollen é um dos eventos esportiuvos mais esperados no calendário norueguês
O campeonato de esqui em Holmenkollen é um dos eventos esportiuvos mais esperados no calendário norueguês

Todos os anos, para celebrar o incrível fenômeno do sol da meia-noite, acontece uma corrida na cidade de Tromsø, no norte da Noruega. Essa é uma prova diferente de qualquer outra, já que os participantes correm no meio da noite com uma inacreditável luz do sol. Além disso, o percurso é marcado pelas belíssimas paisagens da região. A Maratona do Sol da Meia-Noite vem se tornando cada vez mais popular e, em 2016, atingiu seu número recorde, de quase seis mil corredores.

Outro evento esportivo que merece destaque é o Iron Man que acontece anualmente, durante o verão, em Haugesund. A modalidade de triathlon de longas distâncias atrai adeptos do mundo todo que desfrutam das belezas da Noruega enquanto cumprem as provas.

Divulgação/Visit Norway
A Maratona do Sol da Meia-Noite reúne cerca de seis mil competidores
A Maratona do Sol da Meia-Noite reúne cerca de seis mil competidores

A GVA, empresa responsável pelo marketing e comunicação do Visit Norway no Brasil, tem funcionários preparados e à disposição para ajudar operadores e agentes de viagem com qualquer dúvida sobre as possibilidades do país. Para saber mais sobre a Noruega, acesse a plataforma on-line do destino ou faça o download do Guia Prático do país lançado em parceria com a PANROTAS. Siga também o Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias