Movida

Marcos Martins   |   21/07/2017 11:00

Além de Berlim e Munique: 5 dicas valiosas para Hamburgo

A cidade alemã tem atrações para todos os gostos

Viajar para a Alemanha é sempre uma boa pedida e há opções para todos os bolsos, estilos e paladares. O país de 81 milhões de habitantes possui 16 Estados que reúnem cultura, lazer e experiências únicas.

Além de destinos marcantes, como a capital Berlim, a encantadora Munique ou a Rota Romântica, com castelos e construções de época entre Würzburg e Füssen, vale reservar atenção para Hamburgo.

A cidade hanseática tem o maior número de pontes da Europa (2,4 mil, incluindo canais e docas), mas vai além disso. Confira abaixo algumas opções de passeios obrigatórios para quem visita o destino pela primeira vez.

MINIATUR WUNDERLAND

No distrito de Speicherstadt, a atração mais visitada de Hamburgo recebe 1,2 milhão de visitantes por ano. O espaço de 1,3 mil metros quadrados demorou 580 mil horas para ser construído.

Marcos Martins
Reproduções no Miniatur Wunderland
Reproduções no Miniatur Wunderland
Nas mesas, é possível observar construções, veículos, monumentos e destinos famosos de outros países como Itália, Suíça, Estados Unidos e região da Escandinávia. São 230 mil objetos em tamanho reduzido com sistema de movimento computadorizado, através de uma sala de comando. A realidade das maquetes impressiona.

HAFEN HAMBURG

Chamado de "Gateway to the World", o Porto de Hamburgo – no Rio Elba, a 100 quilômetros do mar do Norte – é o segundo maior da Europa e recebe 13 mil navios durante o ano. Para quem está com o dia livre, a dica é realizar algum dos minicruzeiros, que duram de uma a três horas e passam pelo terminal de contêineres Waltershof.

Marcos Martins
Movimento no Porto de Hamburgo
Movimento no Porto de Hamburgo
Algumas embarcações possuem sistema de áudio que narra detalhes de cada ponto do trajeto em inglês e alemão. Na hora da fome, há também lanchonetes dentro dos barcos que servem bebidas e lanches leves.

E se tiver tempo, vale dar uma esticada ao Hamburg Fish Market. No local, há produtos do mundo inteiro aos domingos, além da opção de brunch (com cerveja) no histórico salão de leilões de peixe ao som de jazz, skiffle ou música country e ocidental.

ELBPHILHARMONIE

Divulgação Elbphilharmonie/ Thies Ratzke
Elbphilharmonie às margens do Rio Elba
Elbphilharmonie às margens do Rio Elba
Na base do antigo armazém do cais na Hafen City, o edifício de vidro e telhado curvo foi inaugurado com dez anos de atraso, mas a espera valeu a pena. O prédio abriga duas salas de concertos, um hotel, apartamentos privados, restaurantes e estacionamento, além do mirante com vista de 360 graus para a zona portuária e alguns pontos da cidade.

Marcos Martins
Vista no mirante da Elbphilharmonie
Vista no mirante da Elbphilharmonie
Projetado pelos arquitetos suíços Herzog e De Meuron, a Elbphilharmonie tem escada rolante de 82 metros que leva os visitantes a 37 metros de altura para uma praça aberta de quilômetros quilômetros quadrados.

TREPPENVIERTEL

Marcos Martins
Casas em Treppenviertel
Casas em Treppenviertel
Na encosta de Blankenese, esse vilarejo de milionários fica às margens do Rio Elba, sendo ideal para um passeio ao ar livre e até mesmo romântico – em algum dos cafés e restaurantes, como o Luhmanns Teestube e o Neun Bar.

A maioria das residências de Treppenviertel é formada por cabanas de colmo, casas em enxaimel e mansões de cinema. A dica é fazer uma caminhada pelas escadarias entre os imóveis que, do alto, oferecem vistas panorâmicas do rio, e depois voltar pelo calçadão.

HAUPTKIRCHE SANKT MICHAELIS

Heidas
Hauptkirche Sankt Michaelis
Hauptkirche Sankt Michaelis
A cidade de Hamburgo tem várias igrejas, mas o destaque, sem sombra de dúvidas, é a St. Michael's Church. Nela, dá para subir uma plataforma de 106 metros de altura e ficar debaixo dos sinos.

Na torre, a vista de 360 graus é uma oportunidade única de observar do alto o centro da cidade e outras áreas como a Hafen City, o Reeperbahn (centro de entretenimento), a ponte de Köhlbrandbrücke e o aeroporto.

Marcos Martins
Vista na torre da St. Michael's Church
Vista na torre da St. Michael's Church
O prédio foi reconstruído três vezes entre 1641 e 1912 e completamente destruído duas vezes, mas hoje segue de pé. Antes de subir pelas escadas ou elevador para o topo da torre, boa parte dos visitantes observa o altar, que recebe decoração especial no fim de ano.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias