Artur Luiz Andrade   |   10/11/2023 16:41
Atualizada em 10/11/2023 16:45

Broadway: melhores shows, como comprar e novidades; leia entrevista

Bob Hofmann, da Broadway Inbound, dá dicas para aproveitar as atrações mais famosas de Nova York


Divulgação
Espetáculo baseado no filme
Espetáculo baseado no filme "De Volta para o Futuro" é uma das novidades de Broadway

O final do ano está chegando e, com ele, as férias escolares, o inverno dos Estados Unidos e uma grande quantidade de brasileiros visitando Nova York para as festas de Natal e Ano Novo. E como é muito difícil visitar a Big Apple sem dedicar uma noite para um espetáculo da Broadway, o Portal PANROTAS entrevistou Bob Hofmann, vice-presidente da Broadway Inbound, para entender quais são os queridinhos dos turistas, as novidades, como comprar ingressos e até o que fazer (ou comer) depois de assistir ao show.

Confira abaixo a entrevista completa.

PORTAL PANROTAS – Como os viajantes internacionais estão respondendo aos musicais e peças da Broadway neste momento de recuperação das viagens?

BOB HOFMANN – Os viajantes internacionais sempre foram uma parte importante do público da Broadway; eles ficam mais tempo e gastam mais dinheiro do que os visitantes domésticos. Já tivemos anos em que os visitantes internacionais representavam 18% ou mais do público da Broadway. É claro que as viagens internacionais recuperaram mais lentamente do que as viagens domésticas, já que os números não são tão elevados hoje, mas estão crescendo constantemente. Nova York está à frente de outros destinos no que diz respeito à rapidez com que a recuperação está se concretizando e estamos satisfeitos por ver que, à medida que os nossos amigos internacionais regressam a Nova York, também regressam à Broadway.

PANROTAS – Quais programas você diria que têm mais apelo para o público internacional?

HOFMANN – Os shows de longa duração sempre foram os mais populares para o público internacional. "O Rei Leão", "Aladdin", "Chicago", "Wicked" e "Hamilton" continuam sendo escolhas populares. O "Blue Man Group" também é um dos favoritos e funciona no centro da cidade há anos para um público esgotado. O "Livro de Mórmon" tem aumentado constantemente o número de seguidores internacionais. "Moulin Rouge! O Musical", inaugurado pouco antes da pandemia, atrai muitos visitantes internacionais. "MJ", o novo musical sobre as influências e o processo criativo de Michael Jackson é um novo favorito, assim como "Harry Potter and the Cursed Child".

PANROTAS – Quais você recomendaria nesta temporada?

HOFMANN – Qualquer um dos programas que acabei de mencionar são escolhas fortes. Por isso, sugerimos que o visitante escolha um deles e depois escolha um segundo espetáculo que você talvez conheça um pouco menos, mas sabemos que terá repercussão. Ou escolha um destes:

  • "Here Lies Love" é uma excelente experiência da Broadway, totalmente envolvente, que conta a história de Imelda Marcos, com música de David Byrne e Fat Boy Slim;
  • "Hadestown" entrelaça dois contos míticos – o dos jovens sonhadores Orfeu e Eurídice, e o do rei Hades e sua esposa Perséfone – enquanto o convida a uma viagem infernal ao submundo e de volta;
  • "Some Like it Hot", baseado no filme original, oferece tudo o que os viajantes internacionais desejam ver em um show da Broadway, ótima dança, música e espetáculo;
  • "A Beautiful Noise: The Neil Diamond Musical" é uma ótima escolha, principalmente para quem é fã da cantora que vendeu mais de 120 milhões de álbuns e músicas como "Sweet Caroline" e "Forever in Blue Jeans";
  • "Julieta" inverte o roteiro da maior história de amor já contada, perguntando: o que aconteceria a seguir se Julieta não acabasse com tudo por causa de Romeu?
  • Apresentando músicas como "Since U Been Gone"‚ "Roar", "Baby One More Time", "Larger Than Life"‚ "That's The Way It Is" e "Can't Stop the Feeling", Kimberly Akimbo ganhou o Tony de melhor novo musical deste ano, contando a história de uma jovem de 16 anos forçada a lidar com disfunções familiares, uma condição genética rara, sua primeira paixão... e possíveis acusações criminais;
  • "De Volta para o Futuro", que é baseado no filme da Universal Pictures/Amblin Entertainment contado ao vivo no palco.
Divulgação
"Juliet" inverte o roteiro da maior história de amor já contada, no caso, "Romeu e Julieta"

PANROTAS – Como funcionam as temporadas da Broadway? Quando novos programas abrem e por quanto tempo eles permanecem em exibição?

HOFMANN – A temporada da Broadway é definida e delimitada pelo Tony Awards, que é entregue anualmente no segundo domingo de junho. A temporada, portanto, normalmente começa e termina no final de maio. Os espetáculos estão programados para abrir durante todo o ano e muitas vezes têm de determinar as suas datas de abertura com base na disponibilidade de um teatro, mas há sempre uma maior concentração de espetáculos que abrem na primavera, devido à proximidade com os Tony Awards e com a esperança de que os eleitores de Tony se lembrem de um programa com mais precisão porque ele estreou perto do final da temporada.

A primavera também é a estação mais movimentada, o que a torna uma época desejável para começar. A maioria dos shows da Broadway são de duração aberta, o que significa que permanecerão abertos enquanto o público continuar chegando e o show cobrir pelo menos seus custos operacionais. Vários shows a cada temporada também estão programados em tiragens limitadas. Muitas peças, com estrelas, terão duração de 16 semanas.

PANROTAS – Quais são os musicais mais longos ainda em exibição na Broadway?

HOFMANN – Até recentemente, a resposta a esta pergunta era "O Fantasma da Ópera". Agora, o título de show mais antigo vai para o renascimento de "Chicago", que estreou em 1996. O próximo show mais antigo é "O Rei Leão", inaugurado em 1997. E o terceiro mais longo, com data de estreia em 2003 (comemorando seu 20º ano neste ano), é "Wicked".

PANROTAS – O que você recomendaria para pré ou pós-shows no distrito dos teatros?

HOFMANN – Comida e bebida são o que costumo responder a esta pergunta. A experiência gastronômica e de vida noturna é uma grande parte da visita a Nova York e há algo especial nas opções dentro e ao redor do distrito dos teatros, porque você está cercado por pessoas, muitas das quais estão em shows, trabalhando em shows ou participando de shows. Um show exatamente como você acabou de assistir. Quer você escolha Sardi's, Bond 45, Orso, The Glass House Tavern, Bar Centrale ou muitos mais, você não ficará desapontado.

Dito isso, a experiência mais nova e que recomendo fortemente é o The Museum of Broadway, um museu interativo e experiencial que celebra a rica história da Broadway. As exposições são ótimas e a linha do tempo histórica oferece uma excelente perspectiva da cidade, da Broadway e de como o mundo teatral evoluiu nos últimos mais de 100 anos.

PANROTAS – Todos os teatros da Broadway estão próximos e na área de Midtown? Alguma exceção?

HOFMANN – Uma das coisas mais emocionantes e únicas sobre a Broadway, além do fato de criarmos alguns dos entretenimentos ao vivo mais incríveis do mundo, é que a maioria dos nossos teatros, não todos, estão localizados próximos uns dos outros no West Midtown de Nova York, da 41st Street à 54th Street, entre a Broadway e a 8th Avenue. Alguns teatros estão localizados a leste da Broadway, entre a 7ª e a 6ª Avenidas. O teatro Al Hirschfield fica a oeste da 8th Avenue e o Vivian Beaumont Theatre do Lincoln Center está localizado na West 65th Street e faz parte do incrível Lincoln Center Complex, que também inclui as casas de teatro do Metropolitan Opera, do NYC Ballet e muitos outros.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Julienne Gananian, representante no Brasil, e Bob Hofmann, vice-presidente da Broadway Inbound
Julienne Gananian, representante no Brasil, e Bob Hofmann, vice-presidente da Broadway Inbound

PANROTAS – Quais são as próximas inaugurações de musicais que você está ansioso para ver e compartilhar com turistas e fãs de música?

HOFMANN – Mencionei alguns dos programas mais recentes no início de nosso bate-papo, mas alguns outros que estão agendados, ou que esperam ser agendados nesta temporada, com os quais estou animado incluem "Harmony", escrito por Barry Manilow. "Harmony" teve uma temporada de grande sucesso na Broadway, conta a história real dos Comediantes Harmonistas de Berlim, um grupo de seis jovens que eram artistas de grande sucesso que atacaram o regime nazista porque apresentavam membros judeus e não judeus.

Outubro trará o primeiro revival da Broadway de "Merrily We Roll Along", de Stephen Sondheim, estrelado por Daniel Radcliffe, entre outros incríveis frequentadores da Broadway. Merrily, como é carinhosamente conhecido, traz uma trilha sonora querida por muitos e prevemos um grande sucesso com esta nova produção.

Há tantos que eu poderia listar, aqui estão apenas mais alguns a serem observados – o primeiro renascimento de "Spamalot" estreia em novembro, a comédia musical cuidadosamente arrancada do clássico filme "Monty Python e O Santo Graal". Sou fã de longa data do filme e do musical. Também estou muito animado com um novo programa chamado "How to Dance in Ohio", baseado no documentário da HBO sobre um grupo de jovens adultos autistas, junto com "The Notebook", "The Outsiders", "Cabaret" e "The Wiz"! Há tantos musicais excelentes chegando, mal posso esperar.

PANROTAS – O idioma é um problema ou todos podem assistir a um show da Broadway?

HOFMANN – Todos certamente podem desfrutar de um show da Broadway. Essa é uma das coisas que adoro na Broadway e na incrível variedade de shows disponíveis para você escolher – há um show perfeito para todos. Quer você fale inglês ou não, o cerne das histórias vem alto e claro, e isso é o mais importante. Na maioria dos musicais, a combinação de boa música, atuação, canto, dança, cenários, luzes, figurinos e a atmosfera geral torna uma noite na Broadway agradável para todos.

PANROTAS – Qual é a melhor forma de conseguir ingressos? Com que antecedência os viajantes devem comprar suas passagens? Eles podem comprar ingressos de última hora?

HOFMANN – A maioria dos programas está à venda com seis meses a um ano de antecedência. E recomendo que você compre com antecedência, assim que puder.

Não sou um grande fã de compras de última hora, a menos que você já tenha visto alguns shows e não possa voltar para casa sem garantir ingressos para apenas mais um. A maioria das pessoas que visitam Nova York pretende ver um show da Broadway e, quando não planejam com antecedência, muitas acabam não indo. Talvez o show que eles mais queriam ver esteja esgotado. Eles descobriram que os ingressos eram mais caros do que pensavam, o que geralmente significa que não estavam comprando nas melhores fontes. E muitas vezes ouvimos que as pessoas ficaram tão ocupadas quando chegaram aqui que nunca tiveram tempo de comprar ingressos para a Broadway. Isso é uma pena. Então, meu conselho é… planeje e compre com antecedência para ter certeza de conseguir o show que deseja, a um preço decente e nos assentos que melhor cabem no seu orçamento. Há um show da Broadway e um preço para todos!

PANROTAS – Como a Broadway Inbound trabalha com operadoras de Turismo e agentes de viagens no Brasil? Quais são os benefícios de conseguir ingressos no Broadway Inbound?

HOFMANN – A Broadway Inbound implementou sistemas que garantem que operadoras de Turismo e agentes de viagens tenham a capacidade de oferecer ingressos aos viajantes brasileiros, com antecedência, a um preço justo, com bons assentos e em diversas faixas de preços para atender a todos os orçamentos. Fornecemos acesso a descrições, imagens, vídeos e conteúdo escrito para ajudar os viajantes a descobrir quais shows assistir e o processo de reserva para garantir a imparcialidade e a segurança que os viajantes precisam ao reservar com antecedência uma atividade em um país estrangeiro.

E aí você tem os maiores benefícios, acesso, informações, negócios justos e compras seguras. A Broadway Inbound faz parte da Organização Shubert, que é a companhia de teatro e proprietária de teatro mais antiga e respeitada dos Estados Unidos. Trabalhamos em estreita colaboração com todos os proprietários e produtores de teatro para garantir que os viajantes tenham o acesso necessário para descobrir e comprar ingressos para ver espetáculos da Broadway. Essa é a nossa missão, conectar facilmente os visitantes com a Broadway.

"Nunca se esqueça, nenhuma viagem à cidade de Nova York está completa sem ver um show da Broadway!"

Bob Hofmann, vice-presidente da Broadway Inbound

Consulte a programação completa e as facilidades da Broadway Inbound em seu site oficial ou no Instagram. A Broadway Inbound é representada no Brasil por Julienne Gananian: julienne@beb.tur.br.

Tópicos relacionados