Beatriz Contelli   |   10/04/2023 09:13
Atualizada em 10/04/2023 09:34

"País do forró", Sergipe encanta a todos na WTM Latin America

Destinos proporcionou um verdadeiro show em seu estande com materiais disponíveis para os visitantes


PANROTAS/Emerson Souza
Governador Fábio Mitidieri fotografa estande do destino
Governador Fábio Mitidieri fotografa estande do destino
Com um estande espaçoso e todo decorado, Sergipe chegou à 10 edição da WTM Latin America atraindo olhares de quem passava. Projetado pela Setur, o ambiente trazia painéis frontais que apresentavam as belezas naturais e outros atrativos turísticos do destino. Os visitantes saíam do estande abarrotados de informações por meio do vasto material promocional distribuído, composto por folders, brindes como kits com caneta, sacola, viseira, ecobag e caneca personalizados. Além disso, houve experiência gastronômica com degustação de iguarias e de bebidas produzidas no Estado.

Com a presença do governador do estado, Fábio Mitidieri, do secretário de Estado Turismo, Marcos Franco, da equipe técnica da Setur - que divulgou as potencialidades e os atrativos turísticos de Sergipe em todas as vertentes (sol e praia, Turismo religioso, cultural, gastronômico), englobando tanto os roteiros de Aracaju quanto do interior do Estado - e de representantes do trade turístico sergipano, o estande também foi palco de uma intensa rodada de negócios com integrantes das mais importantes operadoras e agências de viagens do país.

Sergipe foi apresentado ao público como o “país do forró” e com uma novidade: serão 30 dias ininterruptos de festa em junho deste ano. Diante disso, como uma espécie de aperitivo, o destino preparou pocket shows para os visitantes. Na segunda-feira, o cantor e acordeonista Mestrinho entoou grandes clássicos do mais famoso ritmo nordestino e, na terça e quarta-feira, Pedro Luan levou ainda mais forró para o Expo Center Norte, transformando o estande do Governo de Sergipe em um verdadeiro arraial, com música, dança e alegria. Uma palhinha do que os turistas podem experimentar em Sergipe durante os festejos juninos.

"Estamos preparando Sergipe para uma nova era de desenvolvimento, e o Turismo é um dos vetores que temos priorizado para promover essa transformação. Temos uma gestão totalmente empenhada em recolocar o estado entre os destinos mais procurados durante todo o ano e, em especial, durante os festejos juninos, porque Sergipe é o país do forró", afirmou o governador.

NEGÓCIOS À VISTA E ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS

Logo no primeiro dia de WTM Latin America, o destino realizou reuniões com o presidente e a diretora de Negócios Internacionais da Embratur, Marcelo Freixo e Jaqueline Gil; e com as executivas da Decolar, Vanessa Silva e Renata Bufarat. Outras reuniões de negócios foram realizadas no estande de Sergipe com executivos da Befly, CVC, Orinter, Promo Operadora e Azul Viagens.

A participação na feira fez parte do planejamento de ações do governo para posicionar Sergipe como um dos principais destinos turísticos do país. O governo, aliás, está tratando o Turismo como uma política de Estado. Para o secretário Marcos Franco, não há dúvidas da importância do setor para o progresso da economia ao gerar mais oportunidades de emprego e renda.

PANROTAS/Emerson Souza
Cantor Mestrinho se apresenta no estande do Sergipe
Cantor Mestrinho se apresenta no estande do Sergipe
Alguns atrativos do destino ainda foram destacados, demonstrando que Sergipe é Turismo nos quatro cantos. Em Aracaju, os cartões-postais da Orla da Atalaia, com equipamentos de lazer, Passarela do Caranguejo, Oceanário e Orla Pôr do Sol. A capital sergipana também dispõe de belezas naturais, como Crôa do Goré e Ilha dos Namorados, além de museus e mercados centrais.

No interior do Estado, ressalta-se Xingó, o quinto maior cânion navegável do mundo, localizado em Canindé do São Francisco. O Parque dos Falcões, em Itabaiana, único centro de criação, multiplicação e preservação de aves de rapina da América do Sul. Há, ainda, praias com estrutura de beach clubs.

Do litoral sul sergipano, destaca-se a Praia do Saco, em Estância, a 70 quilômetros da capital, eleita uma das cem mais bonitas do mundo de acordo com a revista francesa Grands Voyageurs.

Sem falar nas diversas cidades históricas, entre elas, Laranjeiras, onde se pode ver a força da arquitetura colonial. Ali, ruas, casarios, igrejas, tudo respira a mais pura história. Outro exemplo é São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do Brasil e a primeira capital do Estado. Nesses dois municípios, a cultura se faz fortemente presente.

Destaque também para o Turismo religioso, com importantes manifestações como a Romaria do Senhor dos Passos, em São Cristóvão, uma das maiores do Nordeste, atraindo em torno de 70 mil fiéis, e a Romaria de Bom Jesus dos Navegantes, com a procissão no Rio São Francisco, em Propriá.

Na gastronomia, Sergipe é conhecido pelo caranguejo uçá, recentemente alçado a Patrimônio Cultural e Imaterial, e pela mangaba, fruta típica do Estado, que é base para doces, geléias, bolos, entre outras iguarias. E, claro, a queijadinha, cuja receita foi criada há mais de 200 anos e é Patrimônio Imaterial de São Cristóvão.

Não há dúvidas de que Sergipe foi colocado em evidência e ainda há muito que encantar.



Vale mencionar que as ações foram possíveis por meio de parcerias com as Prefeituras de São Cristóvão e de Estância, que ofereceram produtos e suporte para a experiência gastronômica vivenciada pelos visitantes. A Setur também contou com o apoio da Abih-SE e da Fecomércio-SE, que forneceram itens promocionais. O estande na WTM Latin America foi fruto de uma parceria do governo do Estado com a prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria de Turismo da capital.

Tópicos relacionados