Artur Luiz Andrade   |   06/09/2023 07:30
Atualizada em 06/09/2023 07:35

Disney para brasileiros: grupos, hotéis temáticos, luxo e cruzeiros em alta

Diretora para a América Latina, brasileira Cinthia Douglas falou com a PANROTAS

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
A diretora da Disney Destinations para a América Latina, Cinthia Douglas
A diretora da Disney Destinations para a América Latina, Cinthia Douglas

WALT DISNEY WORLD - A diretora da Disney Destinations para a América Latina, Cinthia Douglas, conversou com o Portal PANROTAS, durante viagem de imprensa a Walt Disney World, em Orlando, sobre a retomada do mercado brasileiro, o maior para a Disney na América Latina. Além de falar das preferências dos brasileiros, ela dá dicas aos agentes de viagens e explica como está a estrutura para atender os profissionais de Turismo na região.

PANROTAS – Muitas novidades operacionais foram anunciadas para os agentes de viagens recentemente, como o fim da necessidade de reservas dos dias de visita aos parques em Wald Disney World, a volta dos planos de refeição, ambas a partir de janeiro de 2024, e as mudanças no app, especialmente para usar o My Genie + e comprar as Lightning Lanes (filas expressas). Como os profissionais de Turismo responderam a essas novidades em termos de vendas e adesão?

CINTHIA DOUGLAS – O que sempre procuramos é facilitar a experiência dos visitantes, então essas mudanças, como não ter mais reservas, é resultado do feedback que a Disney teve dos passageiros. Eles nos disseram que estava ficando um pouco mais difícil navegar, então a gente mudou, fizemos um trabalho de treinamento e continuamos divulgando essas novidades.

O propósito é facilitar para todos, especialmente quando é a primeira viagem do cliente. O brasileiro procura muito ter uma experiência completa (em relação ao que visitar, como aproveitar e aos benefícios) e escuto muito dos agentes de viagens que os passageiros querem e gostam que eles façam tudo. Resolve tudo para mim, eles dizem. Quero chegar lá e ter tudo organizado para aproveitar e curtir.

Por isso o papel do agente de viagens é tão importante, pois ao indicar um plano de refeições, por exemplo, ele está facilitando a experiência nos parques e resorts, oferecendo desde restaurantes temáticos até opções rápidas ou mais elaboradas. Hoje estivemos no Docking Bay aqui no Hollywood Studios, por exemplo, e vimos como é diferente e especial ter uma imersão no mundo de Star Wars, com comida especial, itens que você só encontra aqui. Ou seja, o plano de refeições ajuda a melhorar a experiência e a facilitar a vida dos clientes nos parques.

PANROTAS – E como está o mercado brasileiro este ano? No primeiro semestre conversamos sobre os gargalos de voos e vistos, o fluxo já melhorou para os parques e resorts Disney?

CINTHIA – Está melhorando sim. Estamos acompanhando a evolução da emissão dos vistos e isso é importante na decisão da viagem. Já vemos melhorias. É uma questão e tempo, também com os voos voltando. Historicamente o Brasil sempre teve grande afinidade com a Disney, é nosso maior mercado na América Latina, continua sendo e é uma questão de tempo voltar aos números pré-pandemia, o que deve ocorrer este ano.

PANROTAS – Como foi a temporada de verão? Os grupos vieram?

CINTHIA – Sim, vieram. Não com a frequência de antes, claro, mas com a questão de vistos, foi uma temporada boa. Nossa maior frequência de grupos é em janeiro e está grande a expectativa.

PANROTAS – E como tem sido a estada do brasileiro na Disney?

CINTHIA – O brasileiro gosta muito da experiência imersiva e os hotéis mais tematizados são os preferidos. Como o Pop Century, o Disney’s Arto f Animation e os All Star (Movies, Sports...). O preço é mais econômico, mas com experiência imersiva Disney.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Ricardo Sanchez (à esquerda) e Cinthia Douglas, com o Mandalorian e parte do time de comunicação: Sarah Domenech, Alex Gonzalez, o diretor Terry Brinkoetter, e Genesis
Ricardo Sanchez (à esquerda) e Cinthia Douglas, com o Mandalorian e parte do time de comunicação: Sarah Domenech, Alex Gonzalez, o diretor Terry Brinkoetter, e Genesis

PANROTAS – Que nichos a Disney já vê crescendo além das viagens em família de brasileiros?

CINTHIA – A parte de luxo está bem interessante. Nossos resorts de luxo, que estão mais perto dos parques e cheios de benefícios e particularidades, como o Disney’s Animal Kingdon Lodge, o Polynesian, o Grand Floridian, o Contemporary, têm tido sim uma boa procura dos brasileiros que querem essa experiência de alto padrão e com esses destaques de serviço e estrutura. Ver os animais do Animal Kingdom da varanda do quarto ou ter o monorail dentro do hotel ou mesmo ir a pé para o parque são benefícios que o brasileiro aprecia.

PANROTAS – Em termos de novas experiências que foram abertas ou que vêm por aí, quais seus destaques?

CINTHIA – Agora em setembro, a celebração dos 100 anos da Disney chega ao Epcot, que também terá um novo show de encerramento este ano, ainda sem data para estrear. Mas a transformação do Epcot com certeza é um grande destaque, incluindo Guardians of the Galaxy e Journey of Waters. Também temos tido uma demanda muito grade para os cruzeiros Disney. Os brasileiros querem levar sua experiência Disney para um novo patamar, com mais proximidade, e nossos navios oferecem isso, ainda mais com aumento de oferta, e a chegada do Disney Wish, no ano passado, e do Disney Treasure, em 2024, como anunciado ontem. Os navios saem de Port Canaveral e Fort Lauderdale (em substituição a Miami). Teremos nosso próprio terminal em Fort Lauderdale.

PANROTAS – E como está a procura pela Disneyland, na Califórnia, agora que temos de novo um voo direto a partir de São Paulo?

CINTHIA – Comparado com Walt Disney World não é um número gigantesco, mas o Brasil se destaca e vem crescendo para a Disneyland na Califórnia. Com certeza o voo direto ajuda bastante nisso.

PANROTAS – Qual dica para melhorar as vendas dos agentes de viagens?

CINTHIA – Temos várias ferramentas e canais de comunicação, então a dica é nos acompanhar de perto. Por exemplo, em nosso canal no Instagram, o @DisneyDestinationsLatam. Postamos todas as novidades por lá, inclusive sugestões de itinerário. E também nosso site dedicado aos agentes de viagens, que devem se cadastrar em www.agentesdeviagens.com. Para os agentes de viagens iniciantes, a grande dica é entender que Walt Disney World tem quatro parques e cada um com uma experiência completamente diferente e distinta. A visita à Disney é completa quando se visitam esses quatro parques. É muito fácil ver a identidade do Magic Kingdom, com o icônico Castelo da Cinderela, mas cada parque tem sua marca, sua identidade, histórias e novas atrações.

PANROTAS – O app também ajuda muito a explorar o WDW...

CINTHIA – Sim, e o agente de viagens precisa conhecer e explicar bem ao passageiro. Fazer o download do app My Disney Experience é fundamental. Lá se pode fazer o link do ingresso e da hospedagem, e acessar várias opções, como agendar atrações para o dia no Genie +, um serviço pago, comprar as filas Lightning Lane (para as mais populares) e entrar nas filas virtuais para algumas atrações, como Tron Lightcycle Run. É preciso agendar nos horários específicos, mas todas as informações estão no app, a cada dia, para o visitante.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Alejandro Flores e Cinthia Douglas
Alejandro Flores e Cinthia Douglas

PANROTAS – Sua equipe mudou muito também nesse último ano, em que você assumiu a direção geral da Disney Destinations para a América Latina. Como está hoje essa estrutura e quem está dedicado ao Brasil exclusivamente?

CINTHIA – O Ricardo Sanchez é o head para a América Latina Consumer Direct, ou seja, para todas as iniciativas diretas ao consumidor, e o Alejandro Flores é o head do time de Trade, para Marketing e Vendas. O Alejandro estará no Brasil na semana da Abav Expo, juntamente com o Luiz Araújo, um dos gerentes dedicados ao mercado brasileiro, em Vendas. Além dele temos a Thais Ramos e a Barbara Modenesi, gerentes de Treinamento. E também toda uma equipe de suporte, com a Manoella Bopp, no Marketing, a Deborah Baldin, de Client Solutions, todos respondendo ao Alejandro.

O Portal PANROTAS viaja a convite de Walt Disney World, com proteção GTA, voando United Airlines



Tópicos relacionados