Leonardo Ramos   |   11/04/2018 10:32

EUA falham na contagem e pode ter recebido mais turistas em 2017

Números negativos de turistas no país em 2017 ficam em cheque após erro na contagem de turistas estrangeiros ser revelados

Flickr/U.S. Customs and Border Protection
Erro na contagem de visitantes estrangeiros pode ter levado a resultados negativos para 2017
Erro na contagem de visitantes estrangeiros pode ter levado a resultados negativos para 2017
O Escritório Nacional para Viagens e Turismo (NTTO) dos Estados Unidos suspendeu, nesta semana, a divulgação dos dados de entrada de turistas no país a partir de 7 de março deste ano. Uma notificação liberada pelo governo revelou que uma falha no sistema de contagem teria feito com que uma quantidade "significativa" de estrangeiros que entraram nos EUA com visto fossem categorizados, erroneamente, como residentes estadunidenses.

De acordo com o governo, o erro na contabilização das entradas no território norte-americano pode ser o que levou os resultados de 2017 a apontarem uma queda de turistas internacionais; ou seja, os números negativos do Turismo no país divulgados até agora ficam em xeque, e não se sabe a real quantidade de visitantes internacionais que chegaram por ar, terra ou mar.

"Ao conduzir a devida diligência em registros recebidos do CBP [alfândega e proteção de fronteiras dos EUA] em chegadas aos Estados Unidos em 2017, a NTTO identificou anomalias significativas e crescentes que afetam os dados de chegada de visitantes do DHS I-94", divulgou a entidade em nota. "Durante esse processo, o NTTO detectou um número significativo e crescente de cidadãos não americanos viajando com vistos para os Estados Unidos sendo categorizados como residentes nos EUA. Portanto, esses viajantes foram removidos da contagem de viajantes estrangeiros chegando aos Estados Unidos, resultando em uma contagem provável para 2017."

A decisão ocorre após os números da NTTO indicarem dois anos de queda na entrada no país, com dados mostrando que a participação dos Estados Unidos nas viagens globais caiu de 13,9% para 11,9% de 2015 para 2017, período em que o volume global de viagens cresceu 7,9%.

O erro na contagem pode ter levado também a um cálculo equivocado dos gastos de turistas no país, número que sofreu, segundo resultados já divulgados, uma queda de 3,1% em relação a 2016. Até a quantidade de visitantes brasileiros, que teoricamente caiu 7% no ano passado, pode estar equivocada.

A NTTO afirmou estar trabalhando junto do CBP e o Departamento de Segurança Interna (DHS) para resolver esses problemas e retornar a publicação dos dados, mas não diz se corrigirá o número divulgado de entradas em 2017.

Tópicos relacionados