Da Redação   |   22/09/2023 18:50
Atualizada em 22/09/2023 18:51

ILTM North America: brasileiros cobram definição de processo de visto

Redes hoteleiras notaram que diversos compradores internacionais conhecem muito pouco do nosso País

PANROTAS/Carla Lencastre
Simon Mayle, diretor da ILTM North America
Simon Mayle, diretor da ILTM North America

NASSAU, Bahamas - Mais de 4 milhões de visitantes estrangeiros estiveram no Brasil entre janeiro e agosto deste ano, segundo dados da Embratur. O número aponta para uma tendência de crescimento. Porém, o fato de que ainda há muito trabalho a ser feito foi uma unanimidade entre os expositores brasileiros que participaram da feira International Luxury Travel Market North America (ILTM NA), encerrada em 21 de setembro.

A feira de viagens de luxo é voltada para o mercado de compradores da América do Norte. Para alguns hotéis, como o Belmond Copacabana Palace e o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, este é o principal mercado internacional. Mas há o que crescer, como destaca Netto Moreira, gerente geral do Fairmont Rio, do Santa Teresa MGallery e do Sofitel Ipanema, atualmente fechado para reforma e com reabertura prevista para o final de 2024:

“A Europa explodiu nesse verão. O viajante de luxo quer novos destinos. É uma oportunidade de crescimento para a América do Sul”,

Netto Moreira, gerente geral do Fairmont Rio, do Santa Teresa MGallery e do Sofitel Ipanema

Carolina Mogames, diretora de Vendas da Belmond na América Latina, destaca outros aspectos da ILTM NA e da promoção do Brasil no exterior:

Os EUA são o principal mercado internacional para o Copacabana Palace, e fiquei surpresa de ver que apenas cerca de 10% dos compradores conheciam o Rio. Como a feira teve 72% de novos buyers, tive a oportunidade de conversar com agentes de cidades americanas das quais nunca tinha ouvido falar. Isso abre toda uma nova gama de oportunidades. Mas o governo também precisa fazer a parte dele. Ainda há muitas dúvidas sobre como será o visto. O turista de luxo não se importa de pagar, mas ele precisa quer ter uma informação objetiva”.

A exigência de visto para visitantes americanos, canadenses e australianos estava prevista para entrar em vigor em 1º de outubro, e mês passado foi adiada para 10 de janeiro. Roberta Werner, diretora executiva do Visit Rio/Rio CVB, também ressaltou a questão do visto:

“Em todas as reuniões, tentei deixar claro que o visto vai voltar a ser exigido. Muito comprador ainda não sabe. E temos que esclarecer como vai ser o processo. O interesse pelo Rio aumentou, em torno de 50% dos buyers não conhecem o Rio. Estamos promovendo novos programas, como os roteiros de bem-estar e da herança africana no Centro da cidade, com o Cais do Valongo e a Pedra do Sal. A diferença cambial faz com que o Rio tenha uma boa relação custo x benefício para os americanos. E a volta dos voos internos para o Aeroporto Internacional do Galeão também torna a conectividade um ponto interessante”.

A malha aérea é destacada por Cristina Colin, gerente de Vendas do Caiman, no Pantanal:

“Apresento o nosso refúgio e sugiro roteiros começando por São Paulo e terminando pelo Rio de Janeiro. O mercado americano é internacional o mais forte no Caiman, e ainda assim muitos compradores se surpreendem ao saber que oferecemos safáris no Pantanal”.

A PANROTAS é media partner da ILTM North America

Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da ILTM North America e com seguro GTA

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