Beatriz Contelli   |   05/10/2022 13:12
Atualizada em 05/10/2022 13:17

Livro digital reúne contribuições de personalidades femininas no Turismo

O propósito é destacar a variedade das pesquisas e trajetórias das mulheres que pesquisam Turismo


Unsplash
O propósito é destacar a variedade das pesquisas das mulheres que pesquisam Turismo
O propósito é destacar a variedade das pesquisas das mulheres que pesquisam Turismo
As pesquisadoras Sara Dolnicar (Universidade de Queensland, Austrália) e Antónia Correia (Universidade do Algarve, Portugal) lançaram a segunda edição do e-book Women’s Voices in Tourism Research, publicação que apresenta as diferentes contribuições de mulheres para o avanço da pesquisa em Turismo, ao mesmo tempo que funciona como uma plataforma de mentoria para as futuras gerações de pesquisadoras, com conselhos e orientações para o desenvolvimento de suas carreiras.

Segundo as organizadoras, trata-se de um livro cujo propósito é destacar a variedade e consistência das pesquisas e trajetórias das mulheres que pesquisam Turismo, e não diminuir a contribuição masculina. A iniciativa, que seguirá aberta a contribuições, busca trabalhar para a igualdade de oportunidades na academia.

Divulgação
A professora Mariana Aldrigui, pesquisadora de Turismo vinculada à Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP é a única brasileira dentre as 132 pesquisadoras nesta edição. Sua carta às futuras pesquisadoras fala sobre a importância das relações com o mercado e de como é atuar em uma área em que a presença feminina ainda é muito baixa.

Para a professora Mariana, “foi muito importante receber este convite e poder compartilhar minha carta às futuras pesquisadoras, especialmente em função da persistente desigualdade de gênero na academia brasileira. Somos uma área em que há predominância de mulheres como alunas nos cursos de graduação, mas pelas razões e obstáculos já há muito conhecidos, a evolução na carreira é limitada”.

O livro, em inglês, está disponível para download gratuito aqui. A versão em português deve ser publicada em 2023.

Tópicos relacionados