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Companhias Aéreas - Serviços
AZUL - ASSENTO EXTRA

Caso deseje mais privacidade ou espaço, a Azul possibilita a compra de um segundo assento.
Será cobrada uma nova tarifa referente ao valor deste assento extra. Mas você pagará apenas uma taxa de embarque. O Assento Extra Azul está disponível para compra através do site, pela Central de vendas e diretamente no aeroporto.

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AZUL - AZUL ESTACIONAMENTO

ViraPark Estacionamento (Viracopos)

Local: a 4 minutos do Terminal
Vagas: 2.500 vagas cobertas
Preços: Diárias* por R$ 21,00 para todos os clientes da Azul; para cliente Tudo Azul, diária de R$ 19,00; cliente Tudo Azul Safira, diária de R$ 17,00;
Formas de pagamento: cartões de débito e crédito (MasterCard e Visa), Sem Parar e dinheiro;
Carência: de 1 hora a partir da primeira diária;
Facilidades: acesso à rede wi-fi, modelo self-park (“pare e leve a chave”) e totem de Check-in Azul;
- Traslado gratuito 24 horas, em microônibus circulando entre o estacionamento e o Terminal; Localizado no km 64 da Rodovia Santos Dumont;
- Segurança especializada, dia e noite com Seguro incluso.
Restrições: Não aceitação de motos.

Garage-Inn (Viracopos)

Local: Menos de 1 minuto do Terminal. Localizado dentro do complexo de Viracopos. (500 metros do Terminal de Embarque).
Vagas: 600
Preços: Clientes Azul pagam R$ 30,00 na primeira diária e R$ 40,00 nas demais.
Facilidades:
- Reservas online.
- Traslado gratuito 24 horas por dia.
- Seguro incluso.
- Vagas cobertas e descobertas.
- Lockers.
- Pedido de van de dentro do Desembarque.

Air Park (Confins)

Local: Menos de 10 minutos do Aeroporto de Confins.
Fácil acesso – saída Km 27 da Linha Verde.
Preços: Valor da diária:
R$ 26,10 Clientes Azul e TudoAzul;
R$ 24,65 Clientes TudoAzul Topázio;
R$ 23,20 Clientes Tudo Azul Safira e TudoAzul Diamante
(Descontos aplicados mediante comprovação com cartão de embarque e cartões físico ou impresso da categoria do Programa de Vantagens).
Facilidades:
- Transporte rápido e gratuito para o aeroporto (sistema leva e traz).
- Vigilância, monitoramento 24h e seguro total.
- Sala VIP com TV, café e sinal wi-fi liberado.
- Vagas amplas e cobertas, com capacidade para 600 carros.
- Serviço self-park (estacione, tranque e leve as chaves).

Voepark (Guarulhos)

Local: Av. Marginal do Rio Baquirivú, 1.000 - Bairro Taboão - Guarulhos - em frente ao Terminal de ônibus Taboão
Vagas: 1.500 vagas (cobertas e descobertas);
Preços:
Vagas Cobertas: Diária (24 horas): R$ 22,70
Vagas Descobertas: Diária (24 horas): R$ 18,36
Formas de pagamento: Todos os cartões de crédito e débito.
Facilidades:
- Sistema self-park: tranque e leve as chaves.
- Vantagens especiais para Clientes TudoAzul
- Acumule pontos ao estacionar: R$ 1,00 = 1 ponto
- 10% de desconto nas tarifas
- Transfer grátis até o aeroporto (ida e volta).
- Sala VIP: ar-condicionado, TV a cabo e Wi-fi grátis.
- Seguro Total
- Vigilância e monitoramento 24hs.

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AZUL - BEBIDAS E SNACKS

BEBIDAS E SNACKS

Ao todo, são 9 opções de snacks e 7 bebidas, que variam de voo a voo.

Snacks doces

- Goiabinha
- Cookies Integrais de Laranja com Gotas de Chocolate (com sete grãos)
- Aviõezinhos (balas de gelatina em formato de avião)
- Bolinho de laranja

Snacks salgados

- Batatinha Chips
- Mix Aperitivo (amêndoas, amendoim e uva passa)
- Amendoim Japonês
- Biscoitos de polvilho
- Integral Queijo

Bebidas

- Coca-Cola
- Coca-Cola Zero
- Guaraná Kuat
- Suco de laranja
- Suco de pêssego light
- Água
- Café (servido das 05h00 às 10h00)

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AZUL - ESPAÇO AZUL

O Espaço Azul é composto por 22 assentos nas aeronaves Embraer 190 e 195, mediante 86 cm de distância entre os assentos, sendo disponível por trecho, por cliente, através de compras pelo site, callcenter, aeroportos e lojas. O serviço pode ser adicionado na tarifa Promo ou na Flex, a partir de R$ 25,00, dependendo do trecho escolhido, para um ou mais passageiros da reserva.
- Para garantir o lugar no Espaço Azul, basta escolher a tarifa Promo ou Flex, e adicionar o serviço a partir de R$ 25,00.
- Você também pode escolher o Espaço Azul ao realizar o check-in online, no aeroporto ou via Azul Center. Nesses casos, de acordo com a disponibilidade na aeronave, você deverá pagar a taxa adicional.

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AZUL - ÔNIBUS GRÁTIS

ÔNIBUS GRÁTIS
O Ônibus Executivo Azul sai de locais estratégicos, transportando você direto para o aeroporto.

Confirme os horários em: www.voeazul.com.br

* São Paulo
(Capital e Grande São Paulo)
* Congonhas
* Shopping Eldorado
* Shopping Tamboré
* Terminal Barra Funda
* São Paulo
(Interior)
* Campinas Viracopos
* Sorocaba
* Santa Catarina
- Parceiros
* Navegantes - B. Camboriú

Avisos importantes:

• (*) A Azul conta com parceria para traslados de ônibus entre Navegantes e Balneário Camboriú realizados pela empresa Lufer Viagem. Para este serviço é cobrado um valor especial para Clientes Azul, que pode ser alterado a qualquer momento pela viação.
• Atenção: Chegue ao local de saída do Ônibus Azul com, no mínimo, 15 (quinze) minutos de antecedência em relação ao horário de partida previsto para este ônibus.
• Escolha o Ônibus Azul cujo horário previsto de chegada ao aeroporto tenha, no mínimo, a necessária antecedência de 60 (sessenta) minutos em relação ao horário de partida do seu voo Azul para vôos domésticos, nos termos do contrato de transporte aéreo firmado entre as partes.
• A AZUL oferece aos passageiros o serviço gratuito de transporte pelo Ônibus Azul, ficando o usuário ciente de que se trata de um benefício, o qual poderá ser cancelado e ter suas regras, trechos e horários alterados. Caso haja qualquer alteração, a AZUL irá informar os seus clientes com a maior brevidade possível.
• Não há qualquer sistema de reservas para o transporte pelo Ônibus Azul, estando este, portanto, sujeito à disponibilidade do momento.
• É necessário apresentar ao motorista do Ônibus Azul o e-mail ou boarding pass Azul informando o itinerário da sua viagem aérea pela Azul em horário imediatamente anterior ou subseqüente ao uso do ônibus.
• A AZUL não se responsabiliza por eventuais atrasos dos Ônibus Azul e conseqüente intempestividade no momento do check-in Azul, tampouco pelos demais prejuízos eventualmente experimentados pelo passageiro.

Embarque

Para embarque no ônibus Azul, apresentar documentação válida com foto e itinerário impresso; Para embarque no aeroporto de Viracopos, apresentar cartão de embarque e documentação válida com foto

Congonhas: Área de desembarque do aeroporto (logo a frente da área de Táxi)
Av. Washington Luís s/nº - São Paulo - SP
Shopping Eldorado: em frente ao Átrio Jardins. O shopping fica na Av. Rebouças, 3.970 - Pinheiros. Funcionamento do estacionamento: 24h
No estacionamento do Shopping Tamboré
Saída 22 da Rodovia Castelo Branco, Barueri. Funcionamento do Shopping Tamboré: 24 horas.
- Clientes Azul têm desconto no estacionamento do shopping.
- Apresente o comprovante de sua passagem no momento do pagamento:
R$ 35,00 a diária.
Barra Funda: Terminal Turístico entre as plataformas 6 e 8.
O Terminal Barra Funda fica na Avenida Auro Soares de Andrade, 664, junto à Estação Barra Funda do Metrô - no Terminal Turístico.
Sorocaba:Shopping Iguatemi Esplanada - Avenida Izoraida Marques Peres, 401 - Altos do Campolim.
O estacionamento pode ser utilizado desde o horário da saída do primeiro ônibus, às 04:00

Observações:

A Azul em parceria com a empresa Lufer Viagem(http://www.luferviagem.com.br) oferece o traslado entre o aeroporto de Navegantes e o Terminal Rodoviário de Balneário Camboriú com preços especiais para quem viajou com a Azul.
Os clientes da categoria TudoAzul terão as opções: 5% de desconto ou 50 pontos TudoAzul.
Os clientes da categoria TudoAzul Plus e TudoAzul Safira terão as opções: 10% de desconto ou 100 pontos TudoAzul.
Para receber o desconto ou ganhar pontos no TudoAzul o cliente deverá comprar a passagem diretamente no balcão da Lufer no Aeroporto de Navegantes.
Para ter desconto ou pontuar, os clientes precisam apresentar o cartão TudoAzul da categoria correspondente.
A inserção dos pontos transferidos do parceiro será efetuada na conta do Programa TudoAzul em até 15 dias úteis após a utilização do serviço.
Saiba mais sobre a parceria com o TudoAzul no link: https://tudoazul.voeazul.com.br/web/azul/lufer-viagem
Telefones para contato: (47) 3342-8141 e (47) 3349-0192
O embarque em Balneário Camboriú é realizado na própria rodoviária da cidade

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AZUL - RESERVA EM ESPERA

Sua reserva ficará em espera. você terá 24 horas para efetuar o pagamento.
Ela vale por 24 horas contadas a partir do momento em que você faz sua reserva. A partir daí, o pagamento e sua aprovação precisam acontecer nas próximas 24 horas para que sua compra seja de fato confirmada. Caso contrário, o cancelamento é automático. Fique sempre atento: depois da confirmação da reserva, você receberá um e-mail e será informado sobre as tarifas e taxas correspondentes.

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AZUL - TV AO VIVO

TV AO VIVO

São 48 canais ao vivo e até 9 canais com programação gravada**
O sistema de TV ao Vivo é um serviço adicional de entretenimento a bordo oferecido pela Azul aos seus clientes em grande parte da frota, com a exceção de algumas aeronaves*. A Azul reserva-se o direito de disponibilizar o conteúdo ao vivo de acordo com a disponibilidade operacional do sistema, sendo certo que a programação do conteúdo ao vivo está sujeito a alterações sem aviso prévio; a Azul e a SKY não são responsáveis por interrupções do serviço ou indisponibilidade no sistema por razões externas, tais como fatos de força maior e falhas operacionais. A Azul não se responsabiliza pelo conteúdo exibido nos canais transmitidos ao vivo pela TV ao Vivo e recomenda aos pais, responsáveis e acompanhantes de menores de idade que fiquem atentos aos programas assistidos.
* Com exceção dos jatos Azul PR-AZA, PR-AZB, PR-AZC, PR-AZL, todos os jatos Trip e todos os turboélices ATR Azul e Trip.
** Incluindo 21 canais com programação local da Rede Globo.

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GOL - ANTECIPAÇÃO DE VOO

Você pode antecipar o voo sem custo pelo totem de autoatendimento, computador, tablet ou celular em até 6 horas antes do embarque, dentro do mesmo dia.
Disponível para os sistemas iOS e Android, o download do aplicativo da GOL pode ser feito gratuitamente na App Store ou pelo Google Play. Os clientes que já utilizam o aplicativo precisam realizar a última atualização.
Clientes Smiles Diamante possuem o benefício especial de antecipar voos para qualquer horário na data original, sem a adição de taxas, informando seu número Smiles durante este processo.
A antecipação de voos está sujeita a disponibilidade de assentos nos voos anteriores, apenas para voos nacionais operados pela GOL.​​​​​

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GOL - ASSENTOS GOL+ CONFORTO / CLASSE CONFORT / ASSENTO ESPECIAL SAÍDA DE EMERGÊNCIA

ASSENTOS GOL+ CONFORTO

Pagando uma diferença no valor da passagem, você terá mais espaço entre as poltronas e maior reclínio.
Esse benefício está disponível nas primeiras sete fileiras das aeronaves Boeing 737-800 e 737-700 de todos os voos nacionais. Se você for cliente Diamante ou Elite, o GOL+ Conforto é gratuito.

- 10 cm a mais entre as poltronas
- 50% mais reclínio
- Localizado nas 7 primeiras fileiras e nas saídas de emergência
- Disponível em todos os voos domésticos
- Gratuito para Clientes Diamante e Elite (Delta)

O valor adicional pela escolha deste assento custa a partir de R$15,00, de acordo com o tempo e distância voo. Verifique no momento da compra.
Você pode adquirir o assento GOL+ Conforto durante a compra da sua passagem através do site VoeGOL, lojas VoeGOL ou pela Central de Vendas e também no momento do check-in em todos os canais de autoatendimento (website, site mobile, aplicativo GOL e totem), de acordo com a disponibilidade.

CLASSE COMFORT

Antes do voo:
- Prioridade no check-in e embarque
- Sala VIP GOL em Guarulhos
- Sala VIP em Miami e Santiago
- Sala VIP em Buenos Aires (Ezeiza)
- Bônus de 50% no acumulo de milhas

Franquia de bagagem:
Internacional América do Sul - 32 kg (independente da quantidade de bagagens)
Internacional América do Norte - 2 (dois) volumes de 32 kg (Saindo do Brasil)
1(um) volume de 23 kg (Saindo dos outros países)
Internacional América Central e Caribe - 1(um) volume de 32kg

Durante o voo:
- Mais espaço entre as poltronas
- Assento bloqueado
- Serviço de bordo diferenciado com: refeição quente, lanches, bebidas e bebidas alcoólicas
- Compartimento superior de bagagem de mão exclusivo (BINS)
- Banheiros exclusivos
- Kit Conforto com: creme dental, escova, fio dental, mantas e travesseiros*
*a disponibilidade desses itens varia conforme a duração do voo.

ASSENTO ESPECIAL SAÍDA DE EMERGÊNCIA

Os assentos especiais garantem mais comodidade e espaço para as pernas nas rotas domésticas e internacionais. Eles estão identificados no mapa da aeronave com cores diferenciadas e podem ser adquiridos a partir de R$ 30,00, durante a compra da passagem, no check-in ou através da Central de Vendas, pelo telefone 0300 115 2121.¹
E atenção: para voar em um dos Assentos Especiais próximos às saídas de emergência em voos domésticos e internacionais, você precisa ser capaz de seguir as indicações em caso de imprevisto, ler as regras de utilização e concordar com elas.*

Clientes Smiles Diamante não pagam pela escolha do assento.
Em caso de alteração de aeronave, se você quiser trocar de lugar ou ainda cancelar o Assento Especial adquirido antes do voo, entre em contato com a Gol.
Em caso de cancelamento do voo ou de desistência do assento com antecedência da partida, será devolvido o valor integral do assento especial.

¹ acréscimo de R$40 ou de 10%

*ATENÇÃO! Os ocupantes deste tipo de assento devem estar aptos a operar a saída de emergência, conforme descrito nas instruções abaixo. É responsabilidade do cliente, avaliar antes da compra, sua disposição e aptidão física para cumprir os procedimentos descritos.
Escolha: Não é obrigatório que todos os clientes na mesma reserva optem pelo serviço.
A GOL tem a responsabilidade e o direito de avaliar, no momento do voo e de acordo com seus critérios de segurança, se os passageiros cumprem todos os requisitos para ocuparem assentos junto à saída de emergência, de acordo com as definições do regulamento da ANAC. Caso não se cumpra, ou havendo troca de equipamento em que não seja possível honrar o assento previamente reservado, outro lugar será oferecido, e o valor pago pela reserva na saída de emergência será integralmente reembolsado. O reembolso será feito na mesma forma do pagamento utilizada na sua reserva.
Instruções para utilização da saída de emergência - No caso de uma emergência na qual os tripulantes não estão disponíveis, o passageiro que estiver ocupando um assento na saída de emergência poderá ser encarregado a desempenhar as seguintes funções:
1. Localizar a saída de emergência.
2. Reconhecer o mecanismo de abertura da saída de emergência.
3. Compreender as instruções para operar a saída de emergência.
4. Operar a saída de emergência.
5. Avaliar se a abertura da saída de emergência não acarretará danos físicos aos passageiros.
6. Seguir as orientações verbais e gestuais dadas por um comissário.
7. Deixar a saída de emergência livre de objetos que impeçam o seu acesso.
8. Sair pela saída de emergência.
9. Avaliar, escolher e orientar as pessoas para um lugar seguro e longe da aeronave.

Passageiros que não podem sentar-se junto às saídas de emergência:
1. Pessoas com deficiência de mobilidade, flexibilidade ou destreza de ambos os braços ou pernas de maneira que não sejam capazes de:
a. Levantar-se e abaixar-se para alcançar a saída de emergência ou o mecanismo da escorregadeira.
b. Pegar, afastar, puxar, virar ou manipular esses mecanismos.
c. Empurrar, remover, puxar ou abrir a saída de emergência.
d. Alcançar rapidamente a saída de emergência.
e. Manter o equilíbrio enquanto remove obstáculos.
f. Sair rapidamente.
2. Pessoas com menos de 15 anos de idade ou sem capacidade para desempenhar uma ou mais funções relacionadas nestas instruções sem a assistência de um adulto.
3. Pessoas que não tenham condições de ler e compreender instruções referentes aos procedimentos de evacuação ou entende-las, seja nas formas impressa, escrita ou gráfica, ou ainda que tenham dificuldade de compreensão dos comandos verbais ditados pela tripulação.
4. Pessoas que não tenham capacidade visual suficiente para desempenhar uma ou mais funções relacionadas nestas instruções sem assistência de lentes de contato ou óculos.
5. Pessoas que não tenham capacidade de ouvir e entender as instruções dos tripulantes expressadas em voz alta, sem assistência de aparelho auditivo.
6. Pessoas que não tenham condições de dar informações verbais aos outros passageiros.
7 Pessoas que tenham:
a. Uma condição de responsabilidade que possa inibir a pessoa de exercer estas funções, como por exemplo, estar com uma criança pequena.
b. Possibilidade de machucar-se, caso desempenhem uma ou mais funções relacionadas nestas instruções.
8. Estas e outras informações estão contidas no cartão de segurança para a saída de emergência localizada nos assentos da saída de emergência de nossas aeronaves.

O passageiro deve se identificar para a troca de assento se:
1. Não se encontrar dentro dos critérios listados nesta instrução.
2. Não tiver discernimento se sua condição irá impedi-lo de desempenhar uma ou mais funções listadas nestas instruções.
3. Puder sofrer algum dano físico como consequência da atuação em uma ou mais funções.
4. Não queira desempenhar estas funções.

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GOL - CHECK-IN INTELIGENTE

O Check-in inteligente pode ser feito através de um Computador, Smartphone, Celular ou Totem(no aeroporto).

Check-in sem papel.
O cartão de embarque eletrônico você apresenta no momento do embarque direto na tela do seu celular ou Smartphone. Caso o aparelho fique sem bateria, é só ir a um totem de autoatendimento ou ao balcão de check-in para imprimir o cartão de embarque.

Despacho de Bagagem
Vá até a fila de despacho rápido com o check-in já feito. Para voar apenas com a bagagem de mão você pode ir direto ao portão de embarque. Mas lembre-se: se você vai embarcar na Bolívia, chegue ao aeroporto 3h antes do horário do seu voo para o controle e inspeção de bagagem das autoridades locais.

O Check-in Inteligente pode ser feito nas seguintes situações:
- voos nacionais: de 7 dias a 45 minutos antes do voo;
- voos internacionais entre Argentina*, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela: de 7 dias a 1h15 antes do voo.

O Check-in Inteligente não pode ser feito nas seguintes situações:
- crianças viajando desacompanhadas de um adulto responsável
- voos de fretamento
- passageiros em grupos acima de 20 pessoas
- voos operados por companhias parceiras

Independente do canal que você realizar o check-in, é recomendado que você chegue 2 horas antes do seu voo para voos internacionais, e 50 minutos antes para voos nacionais​.

Para saber qual categoria de Check-in Inteligente está disponível no aeroporto
de embarque acesse: www.voegol.com.br

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GOL - CONTE COMIGO

O Conte Comigo é um serviço exclusivo para atendimento nas áreas de embarque dos aeroportos.
Localizado em uma área fixa na sala de embarque, o espaço Conte Comigo conta com colaboradores para atender aos clientes e é equipado com telefones para contato direto com a Central de Relacionamento da companhia e do Programa Smiles.
Conta também com totens de autoatendimento, nos quais estarão disponíveis as seguintes funcionalidades:

• Status do Voo
• Compra de bilhetes
• Alteração e venda de assentos
• Antecipação e postergação de voos
• Reacomodação
• Impressão de vouchers de alimentação
• Transporte, hospedagem e facilidades quando necessário

Os aeroportos de Congonhas (CGH), Santos Dumont (SDU) e Galeão (GIG) já contam com o serviço.

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GOL - SALA VIP

Este benefício é oferecido aos clientes Diamante e Ouro do programa Smiles, aos clientes GOL que voam na Classe Comfort e também para os passageiros da Primeira Classe ou Classe Executiva da Delta, Air France/ KLM, além de outras companhias aéreas parceiras.

Conheça as vantagens

• Entretenimento: TV a cabo e canais de músicas; jornais e revistas
• Menu especialmente elaborado para os clientes, de acordo com o horário do dia, incluindo opções saudáveis, vegetarianas e veganas
• Seleção gratuita de bebidas como sucos, refrigerantes, cerveja, espumante, vinhos entre outras
• Wi-Fi gratuito
• Salas de banho
• Business center
• Ambientação agradável, incluindo torres para carregamento de equipamentos eletrônicos com entrada USB*.
*disponível na sala de São Paulo - Guarulhos

Sala VIP GOL em São Paulo:

• Aeroporto Internacional, Guarulhos: Terminal 2
• Horário de Funcionamento: 24 horas

Sala VIP GOL no Rio de Janeiro

• Aeroporto Internacional, Galeão: Terminal 2
• Horário de Funcionamento: 6h às 2h.

Clientes que não fazem parte do grupo de beneficiados, também podem acessar as salas VIP. Basta fazer o pagamento na recepção com cartão de crédito emitido no Brasil, e apresentar um cartão de embarque válido.

Clientes Prata: U$ 40,00
Clientes Smiles: U$ 45,00
Demais clientes: U$ 50,00

Obs.:
- É necessário apresentar credencial ou cartão de embarque válido para entrada.
- A Sala VIP é um local silencioso, desta forma solicitamos o uso de fones de ouvido para aparelhos sonoros.
- Não é permitido remover almofadas ou poltronas de posição.
- Comidas e bebidas devem ser consumidos somente na Sala VIP.
- A GOL se reserva o direito de recusar a admissão ou o atendimento de pessoas que apresentem sinais de intoxicação.
- A GOL se reserva o direito de limitar a permanência na Sala VIP a um período máximo de 4 horas.
- Por questões de segurança, a Sala VIP é equipada com câmeras.
- Seja cordial com os demais visitantes e com os colaboradores da GOL.
- Caso as regras acima não sejam cumpridas, a GOL se reserva o direito de solicitar saída da Sala VIP.

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GOL - SERVIÇO DE BORDO GRATUITO NA PONTE AÉREA - CGH/SDU

As opções são gratuitas e desenvolvidas especificamente para cada horário do dia, com:

• 6h às 9h40 - Opções alternadas entre diversos sabores de mini sanduíches ou bolos caseiros, servidos com café, água, suco ou refrigerante;
• 9h40 às 15h40 - Os clientes poderão escolher entre biscoitos salgados feitos com cereal integral ou biscoitos doces, recheados com chocolate;
• 15h40 até as 23h - No fim da tarde e à noite, serão servidos sanduíches e wraps variados.​

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GOL - SITE VOEGOL PELO CELULAR

Serviços disponíveis:

• Comprar passagens;
• Consultar status do voo;
• Antecipar o voo;
• Fazer ou cancelar o check-in;
• Resgatar cartão de embarque;
• Enviar cartões de embarque para Passbook e Samsung Wallet.

Acesse voegol.com.br pelo seu celular.

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GOL - TRANSPORTE PARA AEROPORTOS

Para utilizar o transporte entre aeroportos da GOL, apresente ao motorista o seu cartão de embarque (impresso ou no celular) ou comprovante de vendas, juntamente do seu documento de identificação.

O trajeto é exclusivo e não realiza paradas em outros pontos. Basta selecionar os pontos de saída e chegada, conferir os horários e as outras informações importantes para usar o transporte.
Importante: os passageiros Aerolineas Argentinas, Delta Air Lines e AirFrance/KLM também poderão utilizar o ônibus para o percurso CGH-GRU-CGH, apresentando ao motorista cartão de embarque ou comprovante de compra de passagem, juntamente do documento de identificação.

O transporte gratuito entre aeroportos fornecido pela GOL está sujeito à confirmação de disponibilidade no momento do embarque e os horários podem sofrer alterações sem aviso prévio. Procure se informar com os atendentes GOL do aeroporto de origem ou destino. Confira abaixo os trajetos e horários de saída dos ônibus.

Em São Paulo:

Congonhas (CGH)/Guarulhos (GRU)
05h30 - 06h30 - 07h00 - 07h30 - 08h30 - 09h30 - 10h30 - 11h00 - 11h30 - 12h30 - 13h30 - 14h30 - 15h30 - 16h30 - 17h30 - 18h30 - 19h30 - 20h30 - 21h30 - 22h30 - 23h30
Local de saída:
Entrada inferior do aeroporto, próximo ao estacionamento e ao ponto de táxi.


Guarulhos(GRU)/Congonhas (CGH)
05h30 - 06h30 - 07h00 - 07h30 - 08h30 - 09h30 - 10h30 - 11h00 - 11h30 - 12h30 - 13h30 - 14h30 - 15h30 - 16h30 - 17h30 - 18h30 - 19h30 - 20h30 - 21h30 - 22h30 - 23h30
Local de saída:
Área de desembarque do Terminal de passageiros 1, ASA B.


Ônibus EMTU
A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos do Estado de São Paulo) também faz o traslado entre os aeroportos de Congonhas e Guarulhos. Para mais informações sobre os horários, itinerários e preços, acesse: www.emtusp.com.br

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GOL - VENDA A BORDO

Durante o voo, existe o serviço de vendas a bordo. Veja a seguir as opções disponíveis. O pagamento é realizado a bordo, com cartão de crédito ou moeda nacional.​

ACOMPANHAMENTOS

Valor: R$ 5,00 (exceto Remix - R$ 10,00)

Bolinho recheado
M & M
Regaliz Tube
Cookies
Doritos
Crocantíssimo
Ruffles
Salgadinho orgânico
Remix de frutas secas

SANDUÍCHES

Valor: R$ 15,00

CAESAR - Pão de centeio com grãos, frango desfiado temperado, queijo mussarela, alface americana e molho de queijo
CAPRESE - Pão de centeio com grãos, mussarela de búfala, tomate assado, pasta de requeijão e manjericão
PEITO DE PERU - Pão de leite com parmesão, peito de peru, mussarela e queijo cremoso
VEGETARIANO - Pão australiano, abobrinha grelhada, cenoura ralada, mussarela e molho pesto.

COMBOS

COMBO 1
Qualquer remix + qualquer bebida de R$ 8,00. - R$15,00
COMBO 2
Qualquer sanduíche + qualquer bebida de R$ 8,00. – R$ 20,00
COMBO 3
Qualquer sanduíche + qualqur bebida de R$ 5,00 + qualquer acompanhamento (exceto remix) – R$ 23,00

SOPAS INSTANTÂNEAS

R$ 10,00

BEBIDAS

Frias:

Valor: R$ 5,00
Refrigerante
Néctar de Frutas
Água Saborizada - H2OH
Valor: R$ 8,00
Leite Achocolatado
Neston vitamina de frutas
Água de coco

Quentes:

Cappuccino - R$ 5,00
Chocolate Quente - R$ 5,00
Café com Leite - R$ 5,00
Café Soçúvel - R$ 3,00

Bebidas alcoólicas:

Cerveja Skol - R$ 5,00
Cerveja Budweiser - R$ 8,00
Vinho tinto - R$ 15,00


Os produtos do cardápio estão sujeitos à disponibilidade em cada voo. – É proibido o consumo de bebidas alcoólicas trazidas a bordo, assim como a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

Para obter a nota fiscal da sua compra pelo serviço de venda a bordo (BOB), siga os passos abaixo:

- Acesse o site www.nfe.fazenda.gov.br 48 horas após a compra;
- Clique no link "consulte NFe";
- Informe a senha entregue a você após a utilização do BOB.

Em caso de dúvidas, consulte o SAC, através do telefone 0800-7040465 ou do link: http://www.voegol.com.br/pt-br/atendimento/email/paginas/default.aspx

O serviço de venda a bordo é realizado apenas em voos com duração superior a 1h15m.

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GOL - VOE LIGADO

É a ampliação do uso de equipamentos portáteis a bordo, o que permite realizar ligações via celular antes da decolagem e logo após o pouso, e o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, como tablets, leitores de livros digitais, smartphones, tocadores de mp3 e videogames, durante todo o voo, incluindo decolagem e pouso, desde que estejam no modo avião. Aparelhos que não possuem a configuração modo avião, deverão operar com o wi-fi e bluetooth desativados.

Atenção: durante os processos de decolagem e pouso, notebooks e DVD players portáteis que não cabem no bolsão do assento à frente, devem ser colocados no compartimento de bagagem acima dos assentos ou acomodados dentro de uma mochila abaixo do assento, pois quando soltos, podem apresentar risco de ferimentos devido ao seu tamanho e peso, caso uma turbulência venha a ocorrer. Esses equipamentos poderão ser usados após a decolagem e antes do pouso em "modo avião" ou de acordo com as instruções dadas pela tripulação.

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

1. Que atividades eram proibidas, que agora eu posso realizar?
Antes, aparelhos eletrônicos eram desligados do fechamento de portas até a permissão de desatar cintos, e do início do procedimento de pouso até o desembarque da aeronave. Agora, você pode deixar seus aparelhos ligados o tempo todo, contanto que estejam em modo avião ou equivalente, com suas funções wireless e Bluetooth desativadas. Com essa nova política, você pode ler um liviro eletrônico, jogar games off-line, assistir vídeos e ouvir músicas que estão em seus aparelhos durante todas as fases do voo. Antes da decolagem, quando as portas estiverem abertas e após o pouso, fazer ligações e transmitir mensagens SMS e e-mails também está permitido.
2. Quais equipamentos eletrônicos eu posso utilizar durante todas as fases do voo?
Equipamentos eletrônicos de uso comum, como telefones celulares, tablets, tocadores de mp3, e-readers, etc.
Equipamentos para a transmissão de dados ou voz só poderão ser usados enquanto a porta de embarque estiver aberta e após o pouso, durante o percurso em solo até o portão de desembarque, conforme a orientação da tripulação. Nas demais fases, deverão estar em modo avião e aqueles que não possuem esta função deverão estar com o wi-fi e Bluetooth desativados.
3. Existe algum cuidado especial no uso desses equipamentos, no pouso e na decolagem do avião?
Após o fechamento de portas, durante a movimentação da aeronave em solo, durante a decolagem e durante o pouso, os equipamentos devem estar seguros para que se reduza o risco de ferimentos aos passageiros, no caso de uma turbulência severa, colisões ou evacuações de emergência.
Equipamentos pequenos (menores que um tablet) devem estar seguros junto ao corpo (não podem estar soltos no assento) ou dentro do bolsão do assento à sua frente, sem bloquear a saída de emergência ou corredor.
Equipamentos grandes (que não couberem no bolsão do assento à frente) devem ser acomodados nos compartimentos superiores ou abaixo do assento de forma segura, sem bloquear a saída de emergência ou corredor.​
4. Quais aparelhos eletrônicos ainda não podem ser utlizados?
Ainda continua proibido o uso dos seguintes equipamentos eletrônicos:
• Transmissores de AM / FM e receptores (incluindo televisores e rádios);​
• Equipamentos de controle remoto (de propriedade do cliente);
• Equipamentos Eletrônicos que simulam o fumo (cigarro eletrônico, cachimbo eletrônico e charuto eletrônico);
• Mouse sem fio;​
• Brinquedos controlados por rádio;
• Receptores/Scanner VHF;​
• Equipamentos de comunicação de duas vias (a menos que a função de transmissão seja desativada), transmissores​ amadores, rádios bidirecionais ou walkie-talkies.
5. Durante pousos e decolagens não me permitem utilizar meu notebook? Por quê?
Esses equipamentos, assim como DVD players portáteis que não cabem no bolsão do assento à sua frente, devem, durante a decolagem e o pouso, ser colocados no compartimento de bagagem acima ou acomodados dentro de uma mochila abaixo de seu banco. Isso porque, quando solto, o equipamento pode apresentar risco de ferimentos devido ao seu tamanho e peso em caso de turbulência severa, colisões ou evacuações de emegência. Notebooks podem ser usados em "modo avião" após a decolagem e antes do pouso de acordo com as instruções dadas pela tripulação.
6. Por que não posso usar o serviço celular durante o deslocamento do avião entre o portão de embarque a decolagem?
Por segurança, não é permitido o uso de telefones celulares do deslocamento do avião entre o portão de embarque e a decolagem porque é um momento em que os comissários de voo precisam preparar tudo para a partida, conduzindo as demonstrações de segurança sem interrupções. O uso de celulares só pode acontecer enquanto as portas da aeronave estiverem abertas, antes da decolagem ou após o pouso, conforme instrução da tripulação de cabine.
7. Quando posso fazer chamadas telefônicas ou enviar e receber mensagens de texto e e-mails?
​Ligações telefônicas, envio de mensagens SMS ou e-mails podem acontecer em dois momentos:
​Antes da decolagem: somente enquanto a porta de embarque estiver aberta.
​Após o pouso: conforme instrução da tripulação, durante o percurso em solo até o portão de desembarque.
Em qualquer outro momento, as funções de transmissão de dados e emissão de radiação eletromagnética (wireless e Bluetooth) do seu aparelho multifuncional devem ser desligadas através da opção "modo avião" ou similares.
8. Como os comissários de voo saberão que meu equipamento está em modo avião?
Após a finalização do embarque e na iminência do fechamento de portas, os comissários farão anúncios solicitando que os dispositivos eletrônicos sejam colocados em "modo avião". Após os anúncios, circularão pela cabine de passageiros procedendo à verificação visual para confirmar se as instruções foram seguidas. Todas as instruções fornecidas pelos comissários devem ser seguidas para garantir a sua segurança e dos demais passageiros.
9. Para usar meus aparelhos sonoros, preciso usar fones de ouvido?
Passageiros usando equipamentos que gerem áudio serão incentivados a usar fones de ouvido para que os demais ao redor não sejam incomodados, com exceção de pousos e decolagens, onde a utilização desse acessório é proibida.
10. O que é "modo avião"?
Modo avião é o estado em que o aparelho eletrônico permanece desabilitado a transmitir intencionalmente sinais de radiofrequência, como chamadas telefônicas, comunicação de dados, wi-fi, Bluetooth, etc. Quando não há esta opção no aparelho utilizado, deve-se desabilitar as funções de wi-fi e Bluetooth.

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LATAM - CHECK-IN NO CELULAR

1 - Acesse m.tam.com.br e selecione a opção check-in CELULAR
2 - Identifique sua reserva com o código localizador ou no de e-ticket e informe seu número TAM Fidelidade para pontuar
2.1 - Selecione ou altere o seu assento. E escolha como quer receber seu cartão de embarque: por e-mail ou SMS
3 - No aeroporto, procure o balcão de atendimento para despachar as bagagens e depois dirigir-se ao portão de embarque, com um documento oficial com foto e o Cartão de Embarque Eletrônico

Aeroportos com o serviço de check-in pelo celular disponível:

Check-in pelo Celular está disponível em todos os aeroportos do Brasil para voos domésticos operados pela TAM (JJ), em voos internacionais partindo do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU), exceto com destino ao Estados Unidos, e também partindo de Paris, Frankfurt, Lima, Londres, Madri, Milão, Montevidéu, Santiago e Estados Unidos.

Atenção:

- O Check-in pelo Celular poderá ser realizado entre 72 horas e 45 minutos antes do horário decolagem para os voos domésticos e disponível entre 72 horas e 2 horas antes do horário programado de decolagem para os voos internacionais.
- O cliente deverá apresentar-se no portão de embarque com 30 minutos de antecedência para os voos domésticos e com 60 minutos de antecedência para voos internacionais;
- Caso, após realizar o check-in pelo celular, houver algum problema com o celular (sem rede disponível, sem bateria, quebrado ou roubado), o passageiro deverá ir ao balcão de check-in do aeroporto e apresentar documento oficial com foto a ser utilizado na viagem, para reimpressão do cartão de embarque.;
- Para cancelar o Check-in pelo celular, o passageiro pode acessar o site da TAM e efetuar o cancelamento clicando em CHECK-IN. O cancelamento pode ser feito até 45 minutos antes do horário de decolagem ou no balcão de atendimento no aeroporto.
Por enquanto, para viagens com conexões não é permitida a geração do cartão de embarque para nenhum dos trechos.

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LATAM - ESPAÇO +

Você pode comprar o Espaço + através dos seguintes canais:

- No Site Latam
- Central de Vendas, Fidelidade e Serviços.
- Aeroporto.
- Canal de vendas corporativas.

Período de compra

Aeroporto: O Espaço+ pode ser adquirido até o encerramento do check-in no aeroporto, exceto para Jaguaruna*.
Central de Vendas, Fidelidade e Serviços: até 24 horas de antecedência ao voo.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 22h e aos finais de semana e feriados das 8h às 20h.
Site LATAM: até 2 horas de antecedência ao voo.
Espaço+ Cortesia: a solicitação pode ser feita no momento da compra. O Espaço+ é um benefício cortesia para os clientes LATAM Fidelidade das categorias Black e Vermelho Plus (para trechos nacionais e internacionais) e Vermelho (para trechos nacionais).
*No aeroporto de Jaguaruna o Espaço+ pode ser adquirido a partir de 24 horas de antecedência ao voo até o encerramento do check-in.

Confira abaixo os valores em cada trecho e suas especificações:

Comprando no Site / Central de Vendas:

ORIGEM DESTINO APLICABILIDADE VALOR VALOR EM R$*
BRASIL BRASIL IDA OU VOLTA BRL 30 R$ 30
AMÉRICA DO SUL AMÉRICA DO SUL** IDA OU VOLTA USD 40 R$ 139,22
MIA IDA OU VOLTA USD 75 R$ 261,04
MCO IDA OU VOLTA USD 75 R$ 261,04
JFK IDA OU VOLTA USD 75 R$ 261,04
MEX IDA OU VOLTA USD 60 R$ 208,83
LHR IDA USD 110 R$ 382,86
FRA IDA USD 110 R$ 382,86
MAD IDA USD 110 R$ 382,86
CDG IDA USD 110 R$ 382,86
MXP IDA USD 110 R$ 382,86
JFK YYZ IDA OU VOLTA USD 30 R$ 104,42
LHR AMÉRICA DO SUL IDA GBP 75 R$ 408,63
FRA IDA EUR 75 R$ 287,82
MAD IDA EUR 75 R$ 287,82
CDG IDA EUR 75 R$ 287,82
MXP IDA EUR 75 R$ 287,82


Comprando nas Lojas / Check-in:

ORIGEM DESTINO APLICABILIDADE VALOR VALOR EM R$*
BRASIL BRASIL IDA OU VOLTA BRL 40 R$ 40
AMÉRICA DO SUL AMÉRICA DO SUL** IDA OU VOLTA USD 45 R$ 156,62
MIA IDA OU VOLTA USD 85 R$ 295,84
MCO IDA OU VOLTA USD 85 R$ 295,84
JFK IDA OU VOLTA USD 85 R$ 295,84
MEX IDA OU VOLTA USD 85 R$ 295,84
LHR IDA USD 135 R$ 469,87
FRA IDA USD 115 R$ 469,87
MAD IDA USD 115 R$ 469,87
CDG IDA USD 115 R$ 469,87
MXP IDA USD 115 R$ 469,87
JFK YYZ IDA OU VOLTA USD 40 R$ 139,22
LHR AMÉRICA DO SUL IDA GPB 87 R$ 474,01
FRA IDA EUR 85 R$ 326,20
MAD IDA EUR 85 R$ 326,20
CDG IDA EUR 85 R$ 326,20
MXP IDA EUR 85 R$ 326,20


A cobrança é realizada por trecho de viagem e, no caso de conexão, será cobrada uma nova taxa, conforme os exemplos a seguir:
01)Uma viagem de Curitiba com conexão em São Paulo e destino final à Miami é cobrada uma taxa de Curitiba para São Paulo e outra taxa de São Paulo para Miami.
02)Uma viagem de Porto Alegre com conexão em Brasília e destino final à Manaus é cobrada uma taxa de Porto Alegre para Brasília e outra taxa de Brasília para Manaus.
*Os valores em moeda estrangeira são fixos e foram convertidos para reais conforme câmbio do dia 01/08/2015. Contudo, os valores em reais estão sujeitos a variações cambiais conforme a data da compra. Os valores são válidos por trecho, para os voos operados pela LATAM Airlines Brasil.
Desde 4/11/2011, aplica-se o valor de US$ 20,00 para o trecho Ciudad del Este–Assunção–Ciudad del Este, no Paraguai. Neste caso, a compra do Espaço + apenas poderá ser realizado no aeroporto.

DISPOSIÇÃO DO ESPAÇO + NAS AERONAVES:

Localizados nas saídas de emergência e nas primeiras fileiras, essas poltronas proporcionam maior espaço para as pernas.

BOEING 777
Total de Espaço +: 30
10 assentos do meio da aeronave
10 assentos da primeira fileira
10 assentos das saídas de emergência

BOEING 767
Total de Espaço +: 22
7 assentos da primeira fileira
11 assentos das saídas de emergência
4 assentos no fundo da aeronave

AIRBUS 330
Total de Espaço +: 15
7 assentos da primeira fileira
8 assentos da saída de emergência

AIRBUS 321
Total de Espaço +: 18
6 assentos da primeira fileira
12 assentos da saída de emergência

AIRBUS 320 (174 passageiros)
Total de Espaço +: 18
6 assentos da primeira fileira
12 assentos da saída de emergência

AIRBUS 320 (156 passageiros)
Total de Espaço +: 30

Observação: Os assentos das fileiras 11 e 12 do modelo A320 com capacidade para 156 passageiros não são reclináveis, bem como as fileiras 12 e 13 do modelo com capacidade para 174 passageiros.

AIRBUS 319
Total de Espaço +: 12
6 assentos da primeira fileira
6 assentos da saída de emergência

Condições de Uso:

Os assentos Espaço + são aqueles que possuem maior espaço para as pernas na aeronave, localizados na primeira fileira e nas saídas de emergência.
Não é endossável em outras companhias.
Não é transferível para outro passageiro.
Está disponível apenas em voos operados pela LATAM.
Restrição de utilização do Espaço + na primeira fileira das aeronaves
Por questões de segurança, os assentos Espaço + localizados ao lado das saídas de emergência não poderão ser ocupados por:
•pessoas com deficiência/mobilidade reduzida;
•menores de 15 anos;
•gestantes, lactantes e/ou pessoas acompanhadas de crianças;
•pessoas que não falam, não leem e/ou não entendem o idioma português*;
•idosos (60 anos ou mais);
•pessoas que não se sentem confortáveis em seguir as instruções de emergência, se necessário;
•pessoas que estejam transportando um animal de estimação na cabine.
•pessoas que tenham uma condição ou uma responsabilidade (tal como cuidar de criança pequena), que possam impedi-las de executar uma ou mais tarefas aplicáveis à operação da saída de emergência;
•pessoas com dificuldade de locomoção, deficiência visual, oral ou auditiva.
•pessoas que não conseguem ler ou entender as instruções relativas à evacuação de emergência fornecida de forma escrita pela empresa;
•pessoas que não têm condições de entender e atender às instruções verbais dadas pelos tripulantes.
* Em voos operados pelas aeronaves A330 e B777, é permitida a acomodação, nesses assentos, de passageiros que compreendem o idioma português e/ou inglês.
Caso um passageiro que se enquadre em qualquer das situações mencionadas acima tenha uma reserva para ser acomodado em um assento Espaço+ localizado na saída de emergência, será alocado em outro Espaço+, se possível, ou em outro assento comum. Nesse último caso, o cliente será reembolsado integralmente.

Remarcação

Em caso de remarcação de voo por iniciativa do passageiro, o serviço poderá ser aproveitado em outro voo que tenha o mesmo país de origem e o mesmo país de destino que a compra original, sendo mantido o valor. Exemplo: se o voo original possui origem e destino dentro do Brasil, o assento Espaço+ poderá ser aproveitado somente em outro voo nacional.
A remarcação deve ser feita antes da data do voo e o serviço estará sujeito à disponibilidade no voo desejado.
Em casos de reacomodações ocasionadas pela LATAM, havendo disponibilidade de Espaço+ na aeronave em que o passageiro será realocado, ele estará isento de cobrança adicional e acomodado no Espaço+ disponível. Caso não haja disponibilidade de Espaço+ na outra aeronave, o passageiro será acomodado em um assento comum, tendo o valor do serviço reembolsado integralmente.

Reembolso

Por iniciativa do passageiro, o assento Espaço+ não é reembolsável. Ele será reembolsado se o cliente não obtiver o serviço a bordo por circunstâncias que independam da sua vontade. Exemplo: mesmo tendo adquirido o assento Espaço+, o passageiro é impedido de utilizá-lo devido a uma prioridade legal, que determine que outro passageiro deve ser acomodado na primeira fileira. Nessas situações, será entregue ao cliente um formulário de reembolso a ser preenchido e entregue em uma loja LATAM de aeroporto.
Na Central de Vendas, Fidelidade e Serviços, é possível solicitar o reembolso do Espaço+ somente se for solicitar também o reembolso da passagem em um caso de uma alteração indesejada por parte da LATAM.

Resolução n° 280 - ANAC

A Resolução n° 280 - ANAC, vigente desde 12 de janeiro de 2014, não determina a obrigatoriedade de idosos, gestantes, lactantes, pessoas acompanhadas por criança de colo e pessoa com mobilidade reduzida, ocuparem a 1ª fileira das aeronaves, desta forma os assentos da 1ª fileira devem ser comercializados como Espaço + para estes clientes.
Lembramos que, para cadeirantes, passageiros especiais acompanhado de cão guia e cão guia de acompanhamento e o passageiro cuja articulação do joelho não permita a manutenção da perna flexionada estes assentos devem ser disponibilizados sem cobrança do Espaço +.

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LATAM - ÔNIBUS PARA AEROPORTOS

Transporte gratuito* entre os aeroportos de Congonhas e Guarulhos em São Paulo, e entre os aeroportos de Blumenau e Navegantes em Santa Catarina.

Congonhas/SP - Guarulhos/SP

Os passageiros TAM e LAN com embarque ou conexão em São Paulo podem utilizar o transporte gratuito entre os aeroportos de Congonhas e Guarulhos.
Para o embarque é necessário apresentar o recibo de compra de sua passagem juntamente com um documento de identidade.
O acesso ao ônibus será supervisionado por um agente de aeroportos da TAM, por isso, procure chegar ao local de embarque com antecedência.

Pontos de embarque:
Congonhas – sub-solo do aeroporto, próximo ao Edifício Garagem.
Guarulhos – terminal de passageiros TPS2, área C / Desembarque - Terminais 2 e 3.

Confira abaixo os horários de partida do ônibus, lembrando que o tempo de conexão entre os aeroportos de Congonhas e Guarulhos é de aproximadamente três horas.

Congonhas/SP para Guarulhos/SP (Diariamente)
05:00 06:00 07:00 08:00 09:00 10:00 11:00
12:00 13:00 14:00 15:00 16:00 17:00 18:00
19:00 20:00 21:00 22:00 23:00 00:00 01:00

Guarulhos/SP para Congonhas/SP (Diariamente)
06:40 07:40 08:40 09:40 10:40 11:40 12:40
13:40 14:40 15:40 16:40 17:40 18:40 19:40
20:40 21:40 22:40 23:40 01:40 - -

Obs.: A TAM não possui traslados entre o aeroporto de Viracopos (Campinas) e São Paulo, sendo este deslocamento responsabilidade do passageiro.

Navegantes/SC - Blumenau/SC

Os passageiros TAM com embarque ou conexão entre as cidades de Blumenau e Navegantes podem utilizar o transporte gratuito realizado através de ônibus**.
Para o embarque é necessário apresentar o recibo de compra de sua passagem ou seu cartão de embarque respeitando-se a ordem de chegada. Confira abaixo os horários de partida e procure chegar ao local de embarque com antecedência mínima de 15 minutos antes da saída do ônibus, lembrando que o tempo de trajeto entre o endereço de Blumenau e o Aeroporto de Navegantes é de aproximadamente uma hora.

Navegantes/SC - Blumenau/SC
(Diariamente)
13:40 | 16:15
(Segunda a sexta)
23:45
(Exceto sábado)
20:15
(Exceto domingo)
07:45
(Domingo)
17:00 | 22:15

Blumenau/SC - Navegantes/SC
(Exceto domingo)
04:30 | 06:00
(Diariamente)
11:30 | 13:45
(Exceto sábado)
17:45
(Domingo)
15:10

Transporte de Animais

O transporte de animais entre os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, e entre os aeroportos de Blumenau e Navegantes, é permitido apenas para cães e gatos e deve ser realizado unicamente na cabine do ônibus.
Durante o percurso, poderão ser transportados até 2 animais no trajeto entre Congonhas e Guarulhos e 3 animais entre Blumenau e Navegantes, considerando a ordem de chegada dos passageiros.
O animal precisa ser acomodado em uma caixa de transporte (kennel), com as seguintes limitações: o peso total (animal + kennel) não deve exceder 7kg e as dimensões máximas permitidas são 36cm de comprimento, 33cm de largura e 19cm de altura para caixas rígidas e 36cm de comprimento, 33cm de largura e 23cm de altura para caixas soft “sacolas". Caso as dimensões sejam ultrapassadas, o animal não poderá viajar no ônibus por questões de segurança.
Não será permitido o embarque de filhotes que tenham menos de 08 semanas de vida, que estejam no período de gestação ou que tenham realizado trabalho de parto nas últimas 48 horas. Animais no cio podem ser transportados, mediante utilização de material absorvente (jornal, serragem etc.) dentro da caixa de transporte.
O transporte de animais no ônibus deve seguir as mesmas condições do transporte aéreo.

Observações:

Serviço sujeito a disponibilidade de assentos.
A TAM não se responsabiliza pelo tempo de duração no trajeto entre os aeroportos, portanto a utilização deste serviço não garante o embarque. Para mais informações sobre a antecedência mínima para embarque em nossos voos, clique aqui.
A saída do ônibus de Navegantes para Blumenau ocorre aproximadamente 15 minutos após a chegada da aeronave em Navegantes, aguardando sempre a liberação das bagagens aos passageiros.
*Horários sujeitos a alterações.
**O serviço é realizado pela Executivo Transportes e as saídas de Blumenau são da garagem desta empresa, na Alameda Rio Branco, 92 – Telefone (47) 3322-1546. A saída do ônibus de Navegantes para Blumenau ocorre aproximadamente 15 minutos após a chegada da aeronave em Navegantes, aguardando sempre a liberação das bagagens aos passageiros

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