fechar



fechar

Dicas de Viagem
Álcool e avião

O álcool tem seu efeito potencializado na altitude e deve ser consumido com moderação a bordo.

Fechar
Alimentação

Opte por alimentos de fácil digestão e refeições leves no dia anterior e durante o voo.

Fechar
Alugando um carro

Verifique marca e modelo antes de reservar, pois quanto mais simples o modelo, mais barato. Faça sempre o seguro equivalente ao LCW nos EUA, que prevê danos contra o carro e contra o de terceiros.
Verifique, no entanto, se o cartão de crédito não oferece o produto. Deixe para abastecer fora da locadora, a gasolina é mais barata. Respeite as leis de trânsito e os limites de velocidade no exterior pois as multas são caras. Em alguns países o leasing (arrendamento) de um carro zero quilômetro é mais barato do que o aluguel, mas isso só vale para períodos de quinze dias ou mais

Fechar
Assistência Especial

Passageiros que podem solicitar assistência especial:

• Gestantes;
• Idosos a partir de 60 anos;
• Lactantes;
• Pessoas com criança de colo;
• Pessoas com mobilidade reduzida;
• Pessoas com deficiência;
• Qualquer pessoa que, por alguma condição específica, tenha limitação na sua autonomia como passageiro.

Embarque e desembarque de passageiros que necessitam de assistência especial
O embarque dos passageiros que necessitam de assistência especial será realizado prioritariamente em relação aos demais. Esses passageiros deverão se dirigir ao balcão de check-in portando documento de identificação e com a mesma antecedência mínima em relação ao horário do voo solicitada pelas empresas aéreas aos demais passageiros.
Nos casos em que o passageiro necessite viajar em maca ou incubadora, ou necessite utilizar oxigênio ou outro equipamento médico, ele deverá apresentar-se com a antecedência necessária, conforme os prazos diferenciados estabelecidos pela empresa aérea.
Esses passageiros devem comunicar a necessidade de assistência especial à empresa aérea no momento da contratação do serviço aéreo ou a qualquer momento, desde que:

• informem com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas do horário previsto de partida do voo quando necessitem de outros tipos de assistência;
• informem com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas do horário previsto de partida do voo caso necessitem de acompanhante e/ou de cuidados médicos especiais, como uso de maca, oxigênio ou outro equipamento médico. Nesses casos, é necessário apresentar documentos médicos comprobatórios.
Nos aeroportos onde não há pontes de embarque ou quando a aeronave estacionar em posição remota deverão ser providos veículos equipados com elevadores, rampas ou outros dispositivos apropriados para efetuar, com segurança, o embarque e o desembarque de pessoas portadoras de deficiência física ou com mobilidade reduzida.
O passageiro poderá utilizar a cadeira de rodas ou outros tipos de ajuda técnica, tais como bengalas, muletas, andadores e outros, para locomoção até a porta da aeronave. Entretanto, esse equipamento deve passar pela inspeção de segurança do aeroporto.
O desembarque desses passageiros será realizado após o dos demais, exceto em voos com conexão, quando o intervalo de tempo para troca de aeronave justificar a priorização.

Direitos dos passageiros que necessitam de assistência especial

• Atendimento prioritário;
• Atendimento de suas necessidades especiais, incluindo o acesso às informações e às instruções, às instalações aeroportuárias, às aeronaves e aos veículos à disposição dos demais passageiros do transporte aéreo;
• Nos casos em que a empresa aérea exigir um acompanhante para pessoa com deficiência, a empresa deverá justificar o fato por escrito e cobrar pelo assento do acompanhante valor igual ou inferior a 20% do valor do bilhete do passageiro com deficiência. Vale ressaltar que o passageiro deverá viajar ao lado de seu acompanhante.

Gestantes
É importante entrar em contato com a empresa aérea e com o seu médico antes de adquirir a passagem, pois algumas empresas têm restrições para o transporte de gestantes.

Passageiros enfermos
É necessário informar a necessidade de assistência especial à empresa aérea pelo menos 48 horas antes do horário previsto para o embarque. Nos casos em que o passageiro necessite de acompanhante ou da apresentação de documentos médicos, a empresa aérea deve ser comunicada com antecedência de até 72 horas do horário de partida previsto para o voo.
Casos em que os passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida devem ser acompanhados:

• quando viajar em maca ou incubadora;
• quando em virtude de impedimento de natureza mental ou intelectual, não possa compreender as instruções de segurança de voo;
• quando não possa atender as suas necessidades fisiológicas sem assistência.
A critério da companhia aérea, o acompanhante poderá ser indicado pela empresa (sem cobrança adicional) ou poderá ser escolhido pelo passageiro, caso em que o custo do bilhete aéreo deve ser de no máximo 20% (vinte por cento) do valor do bilhete aéreo do passageiro assistido. O acompanhante deve ser maior de 18 (dezoito) anos e ter condições de prestar auxílio ao passageiro, desde o momento do check-in até sua chegada ao desembarque na área pública do aeroporto.
O acompanhante deve viajar na mesma classe e em assento adjacente ao do passageiro assistido. A empresa aérea deverá fornecer resposta por escrito, no prazo de 48 horas, às solicitações de acompanhante.
É comum as empresas oferecerem atendimento prioritário a esses passageiros.

Transporte de bengalas, muletas, andadores e outras ajudas técnicas
Bengalas, muletas, andadores e outras ajudas técnicas empregadas para a locomoção de passageiros que necessitam de atendimento especial devem ser transportadasgratuitamente na cabine da aeronave, limitadas a uma peça por usuário. Quando devido às dimensões do equipamento ou da aeronave, ou por questão de segurança, o transporte na cabine não for possível, esses equipamentos serão transportados no compartimento de bagagem e devem estar disponíveis ao usuário no momento do desembarque da aeronave.
Quando esses equipamentos forem despachados, serão considerados como bagagem prioritária.
O passageiro com necessidade de assistência especial terá desconto de 80% (oitenta por cento) no valor cobrado pelo excesso de bagagem, exclusivamente para o transporte de ajudas técnicas ou equipamentos médicos indispensáveis utilizados pelo passageiro com necessidades especiais.

Transporte de passageiros que necessitam de atendimento especial
O usuário de cadeiras de rodas deve ser acomodado em assento especial dotado de braços removíveis, próximo ao corredor, localizado na dianteira e traseira da aeronave, o mais próximo possível das saídas e dos lavatórios, sendo vedada sua localização nas saídas de emergência.
O passageiro com necessidade de atendimento especial que dependa do uso de cadeira de rodas para se deslocar no interior da aeronave, ou que esteja acompanhado de cão-guia ou possua cão-guia de acompanhamento e aquele cuja articulação do joelho não permita a manutenção da perna flexionada devem ser alocados pela empresa aérea em fileiras com espaços extras ou assentos dotados de dispositivos específicos, se disponíveis, para atender às suas necessidades, em local compatível com a classe escolhida e o bilhete aéreo adquirido.
Obs.:
Os passageiros com necessidade de atendimento especial que desejarem solicitar, durante a viagem, auxílio técnico (acompanhante, maca e/ou uso de equipamento que proporcione oxigênio suplementar) devem entrar em contato com a empresa aérea com 72 horas de antecedência e providenciar os documentos médicos eventualmente solicitados.
Para o atendimento de outros tipos de assistência, o passageiro deve informar o fato à empresa aérea com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas do horário de partida previsto para o voo. A recusa de transporte de passageiros com necessidade de atendimento especial pela empresa aérea deve ser justificada por escrito no prazo de 10 (dez) dias. Esta recusa somente se justifica quando não houver condições para garantir a saúde e a segurança desse passageiro ou dos demais.

Transporte de crianças de colo
O transporte de crianças de até 2 anos de idade pode ser feito no colo do responsável pela criança ou em assento adicional. No caso de transporte em assento adicional, o responsável pela criança pode solicitar à empresa aérea a disponibilização de sistema de contenção para criança de colo ou transportá-la utilizando equipamento de sua propriedade, desde que este atenda os requisitos da ANAC. Desta forma, desde que informado com a antecedência mínima prevista (48 horas), o operador se obriga a atender a solicitação, fornecendo o equipamento.
No entanto, se a solicitação não for feita dentro deste prazo, pode a empresa aérea, mediante justificativa de não possuir o equipamento, deixar de fornecê-lo, oferecendo ao passageiro, desde que a criança tenha idade inferior a 2 (dois) anos de idade, apossibilidade de transportá-la no colo. A partir de 2 anos de idade a criança deve, obrigatoriamente, ocupar um assento próprio.

Transporte de cão-guia
O cão-guia deve ser transportado gratuitamente, no chão da cabine da aeronave, ao lado de seu dono e sob seu controle. O animal deverá estar equipado com arreio, dispensado o uso de focinheira.
Para o transporte de cão-guia ou cão-guia de acompanhamento em aeronave, devem ser cumpridas as exigências das autoridades sanitárias nacionais e do país de destino, quando for o caso.

Fechar
Atraso , cancelamento de voo e preterição de embarque

Nos casos de atraso e cancelamento de voo e preterição de embarque (embarque não realizado por motivo de segurança operacional, troca de aeronave, overbooking, etc), o passageiro que comparecer para embarque tem direito à assistência material, que envolve comunicação, alimentação e acomodação.
Essas medidas têm como objetivo minimizar o desconforto dos passageiros enquanto aguardam seu voo, atendendo às suas necessidades imediatas.
A assistência é oferecida gradualmente, pela empresa aérea, de acordo com o tempo de espera, contado a partir do momento em que houve o atraso, cancelamento ou preterição de embarque, conforme demonstrado a seguir:

1 - A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefonemas, etc).
2 - A partir de 2 horas: alimentação (voucher, lanche, bebidas, etc).
3 - A partir de 4 horas: acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação.

Se você estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto.
Se o atraso for superior a 4 horas (ou a empresa já tenha a estimativa de que o voo atrasará esse tempo), ou houver cancelamento de voo ou preterição de embarque, a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro, além da assistência material, opções de reacomodação ou reembolso.

Direitos dos passageiros em caso de atraso de voo superior a 4 horas

Se estiver no aeroporto de partida:
a - Receber o reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
b - Remarcar o voo para data e horário de sua conveniência, sem custo. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
c - Embarcar no próximo voo da mesma empresa, se houver disponibilidade de lugares, para o mesmo destino. A empresa deverá oferecer assistência material.
Se estiver em aeroporto de escala ou conexão:
a - Receber o reembolso integral e retornar ao aeroporto de origem, sem nenhum custo. A empresa deverá oferecer assistência material.
b - Permanecer na localidade onde ocorreu a interrupção e receber o reembolso do trecho não utilizado. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
c - Embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra empresa aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver disponibilidade de lugares. A empresa deverá oferecer assistência material.
d - Concluir a viagem por outra modalidade de transporte (ônibus, van, táxi, etc). A empresa deverá oferecer assistência material.
e - Remarcar o voo, sem custo, para data e horário de sua conveniência. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.

Direitos dos passageiros em caso de cancelamento de voo

Se estiver no aeroporto de partida:
a - Receber o reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
b - Remarcar o voo, sem custo, para data e horário de sua conveniência. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
c - Embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra empresa aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver disponibilidade de lugares. A empresa deverá oferecer assistência material.
Se estiver em aeroporto de escala ou conexão:
a - Receber o reembolso integral e retornar ao aeroporto de origem, sem nenhum custo. A empresa deverá oferecer assistência material.
b - Permanecer na localidade onde ocorreu a interrupção e receber o reembolso do trecho não utilizado. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
c - Remarcar o voo, sem custo, para data e horário de sua conveniência. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
d - Embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra empresa aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver disponibilidade de lugares. A empresa deverá oferecer assistência material.
e - Concluir a viagem por outra modalidade de transporte (ônibus, van, táxi, etc). A empresa deverá oferecer assistência material.

Preterição de embarque

A preterição de embarque (embarque não realizado por motivo de segurança operacional, troca de aeronave, overbooking, etc) ocorre na situação em que o passageiro teve o seu embarque negado, mesmo tendo cumprido todos os requisitos para o embarque.
Logo que a empresa constatar que há possibilidade de preterição, deverá procurar por voluntários que aceitem embarcar em outro voo, mediante a oferta de compensações (dinheiro, bilhetes extras, milhas, diárias em hotéis, etc). Caso você aceite essa compensação, a empresa poderá solicitar a assinatura de um recibo, comprovando que foi aceita a proposta.
Caso você não aceite a compensação, e seja preterido, caberá à empresa aérea oferecer alternativas de reacomodação e reembolso, além da assistência material.

Direitos dos passageiros em caso de preterição de embarque

Se estiver no aeroporto de partida:
a - Receber o reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
b - Remarcar o voo, sem custo, para data e horário de sua conveniência. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
c - Embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra empresa aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver disponibilidade de lugares. A empresa deverá oferecer assistência material.
d - Concluir a viagem por outra modalidade de transporte (ônibus, van, táxi, etc). A empresa deverá oferecer assistência material.
Se estiver em aeroporto de escala ou conexão:
a - Receber o reembolso integral e retornar ao aeroporto de origem, sem nenhum custo. A empresa deverá oferecer assistência material.
b - Permanecer na localidade onde ocorreu a interrupção e receber o reembolso do trecho não utilizado. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
c - Remarcar o voo, sem custo, para data e horário de sua conveniência. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
d - Embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra empresa aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver disponibilidade de lugares. A empresa deverá oferecer assistência material.
e - Concluir a viagem por outra modalidade de transporte (ônibus, van, táxi, etc). A empresa deverá oferecer assistência material.

Outras informações sobre reembolso nos casos de atraso de voo superior a 4 horas, cancelamento ou preterição

Caso o voo atrase por mais de 4 horas, seja cancelado ou, ainda, o passageiro tenha seu embarque negado (preterição de embarque), a empresa deverá reembolsar o passageiro de acordo com a forma de pagamento utilizada na compra da passagem.
A devolução dos valores já quitados e recebidos pela empresa aérea (compra à vista em dinheiro, cheque compensado ou débito em conta corrente) deverá ser imediata, em dinheiro ou por meio de crédito em conta bancária. Se a passagem aérea foi financiada no cartão de crédito e tem parcelas a vencer, o
reembolso obedecerá às regras da administradora do cartão.
As providências para o reembolso devem ser imediatas.
Se for do interesse do passageiro, a empresa poderá oferecer, em vez de reembolso, créditos em programas de milhagem.
Obs.:
A assistência material deverá ser oferecida também aos passageiros que já estiverem a bordo da aeronave, em solo, no que for cabível.
A empresa poderá suspender a prestação da assistência material para proceder ao embarque imediato.
Os direitos a assistência material, reacomodação e reembolso são devidos mesmo nos casos em que o atraso, cancelamento ou preterição tenha sido causado por condições meteorológicas adversas.


BH Airport
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins)

www.bh-airport.com.br
Inframerica
Administra o Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek

Aeroporto Internacional de Brasília, Mezanino,
CEP: 71608-900, Brasília, DF.
(61) 3364-9000
www.bsb.aero
Aeroportos Brasil Viracopos
Administra o Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas

(19) 3725-5000
www.viracopos.com
Aeroporto de Natal
Av. Ruy Pereira dos Santos, 3100 - São Gonçalo do Amarante
Cep: 59290-000 – RN
Tel.: (84) 3343-6060
www.natal.aero
RIOgaleão
Aeroporto Internacional Tom Jobim

Av. Vinte de Janeiro, s/nº
Ilha do Governador - Rio de Janeiro
Cep: 21941-900
Tel.: (21) 3004-6050
www.riogaleao.com
Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos
Administra o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro

(11) 2445-2945
ouvidoria@gru.com.br


ANAC
163
www.anac.gov.br/falecomaanac
SAC – Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República
www.aviacaocivil.gov.br
faleconosco@aviacaocivil.gov.br
Conaero – Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias
conaero@aviacaocivil.gov.br
Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária
www.infraero.gov.br
0800 727 1234
Decea – Departamento de Controle do Espaço Aéreo / Comando da Aeronáutica
www.decea.gov.br
Tel.: (21) 2101-6234
Departamento de Polícia Federal
www.dpf.gov.br
0800 978 2336
Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
www.anvisa.gov.br/viajante
0800 642 9782
Vigiagro – Vigilância Agropecuária Internacional
www.agricultura.gov.br
0800 704 1995
Receita Federal
www.receita.fazenda.gov.br
146 (Receitafone) ou 0800 702 1111 (Ouvidoria)

Juizados Especiais Cíveis

Brasília
Juscelino Kubitschek

Local: próximo aos estandes de venda de passagens aéreas no 1º andar.
Horário: todos os dias, das 6h às 0h.
Tel.: (61) 3365-1720
Mato Grosso
Marechal Rondon, em Cuiabá

Local: térreo, ao lado da casa de câmbio.
Horário: segunda à sexta, das 8h às 19h.
Tel.: (65) 9239-3315
Minas Gerais
Tancredo Neves, em Confins

Local: Setor Comercial, sala 11, Ala Internacional do Aeroporto.
Horário: todos os dias, das 7h às 18h.
Tel.: (31) 3689-2802
Rio de Janeiro
Galeão (Tom Jobim)

Local: 3º andar, em frente ao check-in da TAM internacional.
Horário: todos os dias, por 24 horas.
Tel.: (21) 3353-2992
Santos Dumont
Local: prédio de embarque em sala situada próximo à área de check-in e ao posto médico.
Horário: todos os dias, das 6h às 22h.
Tel.: (21) 3814-7763
São Paulo
Guarulhos (Cumbica)

Local: Terminal 1, Asa B, no corredor atrás dos balcões de check-in das empresas aéreas e ao lado do posto médico.
Horários: de segunda a sexta, das 11h às 22h. Sábados, domingos e feriados das 15h às 22h.
Tel.: (11) 2445-4728
Congonhas
Local: mezanino do saguão principal do aeroporto, ao lado do posto dos Correios.
Horários: de segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados das 14h às 19h.
Tel.: (11) 5090-9801/ 9802/ 9803

Fechar
Bagagem

VOOS NACIONAIS

Bagagem despachada
Nas aeronaves com mais de 31 assentos, cada passageiro (adulto ou criança) tem direito a 23 Kg de bagagem (franquia de bagagem). Pode-se despachar mais de um volume, desde que o peso total não exceda esse limite.
Caso o peso ultrapasse a franquia, o transporte de sua bagagem ficará sujeito à aprovação da empresa e a cobrança por excesso de peso.
Artigos esportivos em geral (prancha de surfe, bicicleta, etc), instrumentos musicais e outros tipos de bagagem especial deverão ser incluídos na franquia, da mesma forma que uma bagagem comum. Para mais informações, consulte a empresa aérea.
Obs.:
Identifique a bagagem para facilitar sua visualização na sala de desembarque.
Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça.
Evite despachar bagagens que contenham objetos de valor, tais como: jóias, dinheiro e eletroeletrônicos (celulares, notebooks, filmadoras, etc). Esses objetos devem ser transportados, de preferência, na bagagem de mão.

Bagagem de mão
Deve ser acomodada em compartimento próprio da cabine ou abaixo do assento, não gera custos adicionais, e deve atender aos seguintes requisitos:
• O peso total não exceda 5 kg e a soma das dimensões da bagagem (comprimento + largura + altura) não ultrapasse 115 cm;
• Os objetos estejam devidamente acondicionados, sem perturbar o conforto e a tranquilidade, nem colocar em risco a integridade física das pessoas a bordo.
Obs.:
A bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes, etc). Tais itens só podem ser transportados na bagagem despachada.
A empresa deverá, no momento da compra da passagem, avisar o passageiro se o seu voo nacional será feito em área destinada a embarque internacional.
Caso isso aconteça, você estará sujeito a restrições de transporte de líquidos em
bagagem de mão (as mesmas exigidas para passageiros de voos internacionais).

Declaração de valores da bagagem despachada
É possível declarar à empresa aérea os valores de objetos contidos na bagagem despachada, ainda no check-in.
Nesse caso, é permitido à empresa verificar o conteúdo dos volumes, bem como cobrar um adicional sobre o valor declarado.

Transporte de animais
O transporte de animais vivos pode ser feito em aeronaves de transporte de passageiros, em compartimento destinado a carga e bagagem. Como o peso do animal não poderá ser incluído na franquia de bagagem do passageiro, será cobrado um valor adicional.
O transporte de animais domésticos (cães e gatos) na cabine de passageiros fica a critério da empresa. Caso seja aceito, o transporte deverá ser feito com segurança, em compartimento apropriado, sem causar desconforto aos passageiros. Consulte a empresa aérea com antecedência.
É preciso apresentar atestado de sanidade do animal, fornecido pela Secretaria de Agricultura Estadual, Posto do Departamento de Defesa Animal ou por médico veterinário.

VOOS INTERNACIONAIS

Bagagem despachada
A regulamentação brasileira aplica-se aos voos que saem do Brasil. Para os voos que saem de outros países, aplicam-se as normas do local de origem da viagem.
Dependendo do país de destino, a franquia de bagagem pode ser de dois tipos: peça ou peso.
Na franquia por peça, cada passageiro terá direito a transportar duas bagagens, de até 32 kg cada.
Para saber as dimensões permitidas para o transporte de sua bagagem e, também, sobre bagagens de crianças de colo, consulte a empresa aérea.
Na franquia por peso, cada passageiro terá direito a transportar bagagens que não excedam, no total:
• 40 kg na primeira classe.
• 30 kg em classe intermediária.
• 20 kg em classe econômica.
• 10 kg para crianças de colo, que não estejam ocupando assento.
Para mais informações sobre bagagens de crianças de colo consulte a empresa aérea.
Obs.:
Para realizar uma viagem internacional, caso o passageiro precise se deslocar antes até outra cidade no Brasil (trecho nacional), deverá observar o seguinte:
• Quando as passagens aéreas, tanto para o voo nacional quanto para o voo internacional forem conjugadas, ou seja, quando houver apenas um contrato de transporte (mesmo se forem de empresas diferentes),o passageiro terá direito à
franquia de bagagem do destino internacional;
• Quando as passagens não forem conjugadas, ou seja, quando houver contratos de transporte distintos, o passageiro terá direito à franquia de bagagem nacional no trecho nacional e à franquia de bagagem internacional no trecho internacional.
No caso de transporte de animais em viagem internacional, consulte a empresa aérea.

Bagagem de mão
Consulte a empresa aérea sobre o sistema de bagagem de mão adotado no país de destino, que pode ser de dois tipos: peça ou peso.
No sistema por peça, a bagagem de mão deve ser acomodada no compartimento de bagagem na cabine de passageiros ou sob a poltrona, e a soma de suas dimensões não pode exceder 115 cm.
No sistema por peso, a bagagem de mão deve ser acomodada no compartimento de bagagem na cabine de passageiros ou sob a poltrona, com peso e dimensões apropriados, conforme definição da empresa aérea.

Itens proibidos em bagagem de mão
Em voos nacionais e internacionais, a bagagem de mão não poderá conter, entre outros itens:
Categoria 1 – armas ou réplicas/imitações, peças de armas, pistola de sinalização, soqueira de metal, dispositivo capaz de gerar corrente elétrica.
Categoria 2 – objetos pontiagudos ou cortantes - sabre, tesoura, punhal, espada, faca, canivete com lâmina com comprimento superior a 6 cm, navalha, patins de lâmina, ferramentas (furadeira, serra, arpão, flecha, machado, furador de gelo, estilete, chave de fenda), agulhas hipodérmicas (exceto se houver receita médica), agulha de tricô e de tecer.
Categoria 3 – objetos contundentes – ferramentas tais como martelos, alicates, chave de boca; material esportivo (remo, skate, vara de pescar, bastão, cassetete e tacos de bilhar, sinuca, beisebol, pólo, golfe, hóquei), soquete e equipamento para prática de artes marciais.
Categoria 4 – substâncias explosivas ou inflamáveis - réplica ou imitação de explosivo, detonador, sinalizador luminoso e pólvora, material pirotécnico, aerossol, exceto os de uso médico e de asseio pessoal, bebida com mais de 70% de graduação alcoólica, fósforo, exceto os de uso cotidiano, sólido inflamável, substância que em contato com água emita gases; munições e projéteis e cilindros de oxigênio.
Categoria 5 – substâncias químicas e tóxicas – material oxidante, infeccioso ou biologicamente perigoso e extintor de incêndio.
Categoria 6 – outros – alarme, material cujo campo magnético interfira na aeronave ou que seja de uso controlado a bordo.
Esta lista trata dos itens proibidos de maneira genérica, sendo necessário consultar a ANAC ou as cias aéreas para mais informações. Além disso, há itens cujo transporte não é permitido tanto em bagagem de mão quanto em bagagem despachada, tais como artigos perigosos, que também devem ser consultados.

Restrições para o transporte de líquidos
Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão:
• Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, com capacidade máxima de 1 litro, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm;
• Líquidos em frascos acima de 100 ml não podem ser transportados, mesmo se o frasco estiver parcialmente cheio;
• Os frascos devem ser adequadamente acondicionados (com folga) dentro da embalagem plástica transparente, completamente vedada;
• A embalagem plástica deve ser apresentada na inspeção de embarque de passageiros, sendo permitida somente uma embalagem plástica por passageiro.
Essas restrições se aplicam também ao passageiro que, apesar de realizar um voo nacional, tenha seu embarque realizado em área destinada a embarque
internacional.
Importante: em caso de conexão em outros países, a empresa aérea deverá informar o passageiro sobre a possibilidade de retenção ou não da embalagem.
Obs.:
Os líquidos adquiridos em free shops ou a bordo de aeronaves podem exceder os limites estipulados, desde que dispostos em embalagens plásticas seladas e com o recibo de compra à mostra (cuja data deve ser a mesma do início do voo), para passageiros que embarcam ou em conexão.
Medicamentos (com prescrição médica), alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais poderão ser transportados na quantidade necessária à utilização no período total de voo (incluídas eventuais escalas) e deverão ser apresentados no momento da inspeção de segurança.

Excesso de bagagem
Em voos internacionais, a taxa cobrada é de 1% por quilo do valor do bilhete aéreo não promocional para o sistema de peso. Para o sistema de peça, consultar as Cias. Em voos domésticos a taxa é de meio por cento sobre a tarifa básica aplicável à etapa, por quilo em excesso; e um por cento sobre a tarifa básica aplicável à etapa, por quilo em excesso, para aeronaves de até vinte assentos. No ato do despacho, a empresa aérea deve entregar ao passageiro o comprovante correspondente à bagagem embarcada, com indicação dos pontos de partida e destino e número da etiqueta de bagagem, quantidade, peso e valor declarado dos volumes. O comprovante serve como prova de contrato do transporte da bagagem.

PROBLEMAS COM BAGAGENS

Extravio de bagagem
Caso sua bagagem seja extraviada, procure a empresa aérea preferencialmente ainda na sala de desembarque ou em até 15 dias após a data do desembarque e relate o fato em documento fornecido pela empresa ou em qualquer outro comunicado por escrito.
Para fazer sua reclamação, é necessário apresentar o comprovante de despacho da bagagem.
Caso seja localizada pela empresa aérea, a bagagem deverá ser devolvida para o endereço informado pelo passageiro.
A bagagem poderá permanecer na condição de extraviada por, no máximo, 30 dias (voos nacionais) e 21 dias (voos internacionais). Caso não seja localizada e entregue nesse prazo, a empresa deverá indenizar o passageiro.

Bagagem danificada
Procure a empresa aérea para relatar o fato logo que constatar o problema, preferencialmente ainda na sala de desembarque.
Esse comunicado por escrito poderá ser registrado na empresa em até 7 dias após a data de desembarque.

Furto de bagagem
Procure a empresa aérea e comunique o fato, por escrito.
A empresa é responsável pela bagagem desde o momento em que ela é despachada até o seu recebimento pelo passageiro. Além disso, registre uma ocorrência na Polícia, autoridade competente para averiguar o fato.

Fechar
Cargas especiais

Muitas empresas aéreas aceitam transportar cargas especiais, tais como objetos de valor, restos mortais, materiais úmidos e líquidos em geral.

Fechar
Carteira de estudante

A carteira de estudante pode tornar a viagem de seu portador mais barata. A Carteira Mundial do Estudante ISIC/UNE (União Nacional dos Estudantes) ou ISIC/UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) garante meia-entrada em cinemas, teatros, shows musicais e jogos de futebol no Brasil.
Também oferece desconto em museus, passes de trem, passagens aéreas, albergues, hotéis, restaurantes, lojas de discos e livros em todo o mundo. Ela pode ser tirada na escola, na faculdade e na Une (União Nacional dos Estudantes).

Fechar
Celular no Exterior

O Roaming internacional é um serviço que permite que se fale ao celular no exterior, através de parcerias entre as operadoras nacionais e internacionais.
Para utilizar, este serviço deve ser ativado antes da viagem. As tarifas variam de acordo com o destino e a operadora. Para maiores informações, acessar os sites das operadoras:

CLARO: www.claro.com.br;
OI: www.oi.com.br;
TIM: www.tim.com.br;
VIVO: www.vivo.com.br.

Fechar
Chamadas em português

A Embratel e a Telefonica disponibilizam um serviço de chamada a cobrar em português nos principais países do mundo - Brasil Direto - Brasil Super Fácil. Basta ligar para ser atendido em português, informar cidade brasileira e número. Para conhecer os telefones a serem acessados dos países para onde seu passageiro está viajando, basta entrar nos sites da Embratel: www.embratel.com.br ou Telefonica www.telefonica.com.br.

Fechar
Check in e check out nos hotéis

Lembre-se de que o horário de entrada no hotel costuma ser, no mínimo às 14h. Há locais em que o check in só pode ser feito depois das 15h. Já o check out(saída) costuma ser perto de meio-dia.

Fechar
Check-in via internet (com e sem bagagem)

Sem bagagem: imprima o cartão de embarque e siga diretamente para o portão de embarque indicado pela companhia aérea, no horário informado pela empresa (que varia entre 30 e 40 minutos antes do horário do voo). Mantenha em mãos um documento de identificação com foto, que deverá ser apresentado ao funcionário da companhia aérea no momento da chamada para embarque na aeronave.
Com bagagem: compareça ao balcão de check-in da companhia no horário informado, em tempo hábil de identificar-se, despachar a bagagem e apresentar-se no portão designado, no horário informado pela empresa. Mantenha em mãos um documento de identificação com foto, que deverá ser apresentado ao funcionário da companhia aérea no momento da chamada para embarque na
aeronave.
O cumprimento de horários é necessário para manter os voos pontuais. Por isso, se não se apresentar nos horários determinados, a companhia poderá recusar o embarque do passageiro para não atrasar a decolagem.

Fechar
Cofre

É sempre melhor, independente do destino, guardar dinheiro e objetos de valor no cofre do hotel.

Fechar
Cuidados com insetos

Algumas doenças, como a febre amarela, a malária, a dengue, a doença do sono, entre outras, são transmitidas por insetos. Atente-se:
- se for uma região de risco, aconselhe seu passageiro que visite um médico que poderá orientá-lo sobre a necessidade de tomar vacina ou um remédio.
- procure hospedá-lo em locais com ar-condicionado. Se não for possível, repelentes de pele e elétricos (de tomada) são aconselháveis.
- nesse caso, calças compridas e camisas com manga também ajudam.

Fechar
Desconto na passagem de crianças

Crianças menores de dois anos de idade poderão ter de pagar pela passagem aérea, mas se viajarem no colo dos pais e não ocuparem assento, o valor não pode ultrapassar 10% da tarifa paga pelo adulto.
Acima de dois anos, as crianças obrigatoriamente deverão ocupar assento e a tarifa pode ou não ter desconto. O valor do desconto concedido para as faixas etárias pode variar de acordo com a empresa aérea.

Fechar
Dinheiro - Transferência e envio de dinheiro

Evite carregar notas de valores altos, leve um ou mais cartões de crédito internacionais. Traveller's cheques são seguros e bem aceitos, mas para trocar é necessária a apresentação do passaporte ou xerox.
Nunca transporte todo o dinheiro num só lugar. Troque pequenas quantias no aeroporto para despesas de táxi e gorjetas. Só depois procure as casas de câmbio, onde as taxas costumam ser menores.

WESTERN UNION

Recebimento de dinheiro direto na conta bancária


Para quem tem uma conta bancária e precisa receber uma transferência da Western Union do exterior, ligue para 0800-600-5432 e peça para que transfiram direto para sua conta, sem custo. Para recebimentos iguais ou acima de US$3.000 é necessário o preenchimento de uma ficha cadastral.

Transferência de dinheiro internacional

Envio de dinheiro internacional

Documentação necessária:
Para Brasileiros: Carteira Nacional de Habilitação ou outro tipo de carteira de identidade e CPF.
Para Estrangeiros Residentes no Brasil: Carteira Nacional de Habilitação ou carteira de identidade de Registro de Estrangeiro (RNE) e CPF.
Para Estrangeiros Não Residentes no Brasil:
• Países membros do Mercosul, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela: carteira de identidade do respectivo país estrangeiro ou Passaporte.
Outros Países: Passaporte.
Restrições e Observações
• Os remetentes deverão apresentar documento de identificação válido;
• Quando aplicável, os remetentes deverão possuir CPF com status regular;
• Pessoas com menos de 18 anos só podem enviar dinheiro caso sejam emancipadas ou estejam acompanhadas por competente representante legal (pai, mãe, tutor) e apresentem documentação comprobatória de tal condição;
• Os remetentes deverão fornecer, no ato da remessa, nome do destinatário, um número de documento do destinatário e, quando aplicável, o número do CPF (Há a necessidade de se fornecer dados do documento de identificação do destinatário da remessa de dinheiro;
• Para transações com valores superiores à quantia de US$ 3,000, e inferiores a R$ 10.000,00 será necessário preenchimento de Contrato de Câmbio cujas formalidades e informações seguirão o padrão estabelecido pelo Banco Central;
• Para transações com valores superiores à quantia de R$ 10.000,00 será necessário preenchimento de Contrato de Câmbio cujas formalidades e informações seguirão o padrão estabelecido pelo Banco Central do Brasil, e que o remetente seja titular de conta de depósito em instituição financeira.

Recebimento de dinheiro Internacional
Documentação necessária:
Para Brasileiro: Carteira Nacional de Habilitação ou outro tipo de carteira de identidade e CPF.
Para Estrangeiros Residentes no Brasil: Carteira Nacional de Habilitação ou carteira de identidade de Registro de Estrangeiro (RNE) e CPF.
Para Estrangeiros Não Residentes no Brasil:
• Países membros do Mercosul, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela: carteira de identidade do respectivo país estrangeiro ou Passaporte.
Outros Países: Passaporte.
Restrições e Observações
• Para o recebimento dos valores, é obrigatória a apresentação de um o documento de identidade válido. Além disso, o destinatário deverá saber o nome do remetente, país de origem e valor aproximado da transação;
• Quando aplicável, o destinatário deverá possuir CPF com status regular;
• Na entrega de valores em reais, é aplicada uma taxa sobre o valor principal;
• A entrega de valores não é feita a pessoas com menos de 18 anos, a menos que sejam emancipadas ou estejam acompanhadas por competente representante legal com a devida documentação comprobatória de tal condição;
• O recebimento de valores por residentes no Brasil somente poderá ocorrer em Reais;
• Para recebimento em Reais, a taxa de câmbio será determinada no momento da entrega dos valores pela Western Union ou por seu correspondente.
• O recebimento de valores em dólares americanos somente poderá ocorrer para não residentes.

Transferência de dinheiro nacional

Envio de dinheiro nacional

Documentação necessária:
Para Brasileiro: Carteira Nacional de Habilitação ou outro tipo de carteira de identidade e CPF.
Para Estrangeiros Residentes no Brasil: Carteira Nacional de Habilitação ou carteira de identidade de Registro de Estrangeiro (RNE) e CPF.
Para Estrangeiros Não Residentes no Brasil:
• Países membros do Mercosul, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela: carteira de identidade do respectivo país estrangeiro ou Passaporte.
Outros Países: Passaporte.
Restrições e Observações
• Os remetentes deverão apresentar documento de identificação válido;
• Os remetentes deverão fornecer, no ato da remessa, nome do destinatário, um número de documento do destinatário e, quando aplicável, o número do CPF (Há a necessidade de se fornecer dados do documento de identificação do destinatário da remessa de dinheiro;

Recebimento de dinheiro nacional
Documentação necessária:
Para Brasileiro: Carteira Nacional de Habilitação ou outro tipo de carteira de identidade e CPF.
Para Estrangeiros Residentes no Brasil: Carteira Nacional de Habilitação ou carteira de identidade de Registro de Estrangeiro (RNE) e CPF.
Para Estrangeiros Não Residentes no Brasil:
• Países membros do Mercosul, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela: carteira de identidade do respectivo país estrangeiro ou Passaporte.
Outros Países: Passaporte.
Restrições e Observações
• Para recebimento dos valores, é obrigatória a apresentação de um documento de identidade válido. Além disso, o destinatário deverá saber o nome do remetente e o valor aproximado da transação.
• Pessoas com menos de 18 anos só podem receber dinheiro caso sejam emancipadas ou estejam acompanhadas por competente representante legal (pai, mãe, tutor) e apresentem documentação comprobatória de tal condição.

IMPORTANTE: consulte instruções para prevenção contra Fraude no site da WU.

Contato: 0800-7079330
atendimentoaocliente@westernunion.com
www.westernunion.com.br

Fechar
Documentos para embarque de estrangeiros - Doméstico

Passageiros de outras nacionalidades devem apresentar um dos documentos a seguir, considerada a respectiva validade:
Passaporte estrangeiro;
Cédula de identidade de estrangeiro – CIE (RNE), respeitados os acordos internacionais firmados pelo Brasil;
Identidade diplomática ou consular; outro documento legal de viagem, resultado de acordos internacionais firmados pelo Brasil.
No caso de viagem dentro do Brasil, o protocolo de pedido de CIE Expedido pelo Departamento de Polícia Federal pode ser aceito em substituição ao documento original, pelo período máximo de 180 dias, contados a partir da data de sua expedição.

Fechar
Documentos para embarque de estrangeiros - Internacional

É necessário o passaporte válido, o cartão de entrada e saída devidamente preenchido.
O cartão deve ser apresentado pelo estrangeiro na entrada no Brasil e mantido até o momento de sua saída, quando será recolhido pela Polícia Federal.
O documento será fornecido pelas companhias aéreas ou estará disponível nos postos de controle. Além disso, é preciso o visto consular de acordo com a finalidade da viagem, dependendo do país de origem e nos casos em que for exigido.
Os estrangeiros residentes no Brasil, seja de forma temporária ou permanente, além do passaporte, deverão apresentar a cédula de identidade de estrangeiro ou o protocolo do pedido de regularização expedido pela Polícia Federal.
No caso dos nacionais oriundos dos países do Mercosul, serão aceitos passaportes ou documentos de identidade. No caso de ingresso no Brasil para fins de turismo, negócios, atividades esportivas e artísticas, não serão exigidos o registro na Polícia Federal nem a expedição de cédula de identidade de estrangeiro.

Fechar
Documentos para o check-in

Antes de seguir para o aeroporto, verifique a documentação. Todos os documentos devem possuir foto que permita a identificação do passageiro:
Voos domésticos: originais ou cópias autenticadas
- Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (mesmo que vencida), ou carteira de identidade emitida por Conselho ou Federação de profissional, com fotografia (OAB, CREA e outras), ou Carteira de Trabalho, ou passaporte nacional, ou cartões de identificação expedidos pelos poderes judiciais e legislativos estaduais; ou documento expedido por Ministério ou órgão subordinado à Presidência da República; ou licenças de piloto, comissário, mecânico de voo e despachante
operacional de voo emitidas pela ANAC.
- Para crianças e adolescentes é aceita a certidão de nascimento (original ou cópia autenticada).
Em caso de viagem com apenas um dos pais ou desacompanhado, consulte as normas do Juizado da Infância e do Adolescente para a documentação exigida.
- Em caso de furto, roubo ou extravio de documento, será aceito o Boletim de Ocorrência emitido há menos de 60 dias.
Voos internacionais: somente documentos originais
- Passaporte válido ou documento legal de viagem aceito pelo país de destino (consulte a Polícia Federal sobre acordos de documentação para alguns países).
- Visto do país de destino (caso seja exigido no país).
- Para crianças e adolescentes: passaporte válido ou documento legal de viagem aceito pelo país de destino. Em caso de viagem com apenas um dos pais ou desacompanhado, consulte as normas do Juizado da Infância e do Adolescente para a documentação exigida.

Fechar
Doenças transmitidas por água ou alimentos

Diarréia, cólera, febre tifóide, hepatite A, entre outras, certamente acabam com uma viagem.
Prefira água mineral e evite alimentos de rua, dos quais não se conhece a procedência.

Fechar
Enjôos

Procure sentar-se nos assentos próximos as asas da aeronave, onde a vibração é menos sentida e prefira os assentos da janela.

Fechar
Escalas e conexões

Durante a compra do bilhete, consulte a companhia aérea se o voo irá diretamente ao destino ou se fará escalas ou conexões.
- Escala: o avião aterrissa em uma ou mais cidades antes do destino final para abastecer, embarcar ou desembarcar outros passageiros, mas não há necessidade de troca de avião até o destino final.
- Conexão: o passageiro desembarca numa cidade que não é o seu destino final e embarca em outro avião, para continuar o voo. Nesta condição, são chamados de passageiros em trânsito e devem seguir as orientações dos comissários de bordo e dos agentes aeroportuários, que indicarão o horário e portão de embarque do próximo voo.Normalmente, a bagagem despachada é enviada diretamente ao destino final do passageiro, mas é recomendável informar-se no momento do check-in se será preciso recolher a bagagem e despachá-la novamente no balcão da companhia no aeroporto de conexão.

Fechar
Ginástica a bordo

Há pequenos e (discretos) exercícios que podem aliviar aquele incômodo e mal-estar do corpo durante uma longa viagem de avião. Com assentos estreitos e voo longo, o passageiro passa muito tempo no avião, o que pode causar problemas de circulação e dores no corpo. Por isso, a trombose, caso grave de má circulação, quando ocorrida em aviões, é popularmente chamada de "síndrome da classe econômica". No entanto, é importante frisar que a "Trombose Venosa Profunda", nome científico da doença, não é exclusivo do transporte aéreo, mas é
causado pela imobilidade prolongada, sobretudo se a pessoa permanecer sentada por muito tempo.
Experimente ou diga a seu passageiro que o faça:
- usar roupas leves e confortáveis durante o voo;
- movimentar os pés como se estivesse acelerando o carro e levantar os calcanhares com as pontas dos pés apoiadas no chão;
- sentado, pressionar com as duas mãos a parte de trás e superior da cabeça, forçando-a para baixo e mantendo o queixo próximo do peito;
- alongar as costas, ainda sentado, abaixando a cabeça e o tronco e segurando as pernas. Sem soltá-las, eleve o meio das costas para cima, fazendo uma espécie de corcunda.
- entrelaçar os dedos das mãos elevando os braços estendidos acima da cabeça, como se espreguiçasse.
- evitar o excesso de álcool, antes e durante o voo.

Fechar
Gorjetas

Em alguns países, esta é uma questão cultural e o visitante que não der gorjetas poderá sentir-se constrangido. Inclua-as no planejamento de sua viagem cujo valor, acrescido delas, pode aumentar cerca de 10%. Paga-se de 10% a 15% do total da conta em bares, restaurantes e táxis (nestes últimos, nem sempre). Deve-se também dar gorjeta a carregadores de malas e a camareiros dos hotéis (em alguns países, eles são sindicalizados e há valores pré-determinados). O padrão aceito internacionalmente é de US$ 1 por bagagem levada ao quarto.
Nos navios, há empregados cujo salário é pago pelos passageiros através das gorjetas. Muitas já incluem a gorjeta no preço dos roteiros. Em média, gasta-se US$ 10 por dia de cruzeiro. Isto é, para um roteiro de três noites, cerca de US$ 30 ou de sete noites, US$ 70

Fechar
Horários de check-in e de embarque

Apresente-se para check-in com no mínimo 1 hora de antecedência para voos domésticos e 2 horas em voos internacionais.
Após o check-in, esteja no portão designado no horário estipulado no seu cartão de embarque. O cumprimento de horários é necessário para manter os voos pontuais.
Por isso, se não se apresentar nos horários determinados, a companhia poderá recusar o embarque do passageiro para não atrasar a decolagem.
Vale destacar que a Infraero fornece os balcões para a realização do check-in. O atendimento e a organização das filas ficam por conta das companhias aéreas.

Fechar
Lavanderia

O serviço de lavanderia costuma ser caro. Hotéis americanos disponibilizam ferro de passar no quarto.

Fechar
Limitação de transporte de substâncias líquidas em voos internacionais

Art. 1º Todos os passageiros de voos internacionais, inclusive os passageiros
alocados exclusivamente em suas etapas domésticas, ou que necessitem utilizar o salão de embarque destinado aos voos internacionais, estão sujeitos às seguintes restrições no que tange ao transporte de substâncias líquidas, incluindo gel, pasta, creme, aerosol e similares, por passageiros em suas respectivas bagagens de mão:
a) Todos os líquidos devem ser conduzidos em frascos com capacidade até 100mL, devendo ser colocados em uma embalagem plástica transparente vedada, com capacidade máxima de 1 litro não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm.
b) Líquidos conduzidos em frascos acima de 100mL não podem ser transportados, mesmo se o frasco estiver parcialmente cheio.
c) Os frascos devem ser acondicionados adequadamente (com folga) dentro da
embalagem plástica transparente completamente vedada.
d) A embalagem plástica deve ser apresentada para inspeção visual no ponto de inspeção de embarque de passageiros, sendo permitida somente uma embalagem plástica por passageiro.
Parágrafo único – Excetua-se dos limites referidos os artigos medicamentosos com a devida prescrição médica, a alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais, na quantidade necessária a serem utilizados no período total do voo, incluindo eventuais escalas, devendo ser apresentados no momento da inspeção.
Art. 2º Os líquidos adquiridos em "free shops" ou a bordo de aeronaves podem exceder o limite estipulado acima, desde que dispostos em embalagens plásticas seladas e com o recibo de compra à mostra, da data do início do voo, para passageiros que embarcam ou em conexão.
Parágrafo único – Esta medida não garante a aceitação da embalagem selada por outros Estados no caso de conexão em seus aeroportos, devendo a empresa aérea informar ao passageiro que se encontre nesta situação sobre a possibilidade ou não de retenção de seu produto, por autoridades estrangeiras.
Art. 3º Visando a facilitar as inspeções de segurança, as embalagens plásticas contendo os frascos com líquidos devem ser apresentadas separadamente da bagagem de mão do passageiro, bem como dos paletós, jaquetas e "laptops", para a inspeção nos equipamentos de Raios-X.
Art. 4º Nos aeroportos brasileiros, a implantação deste tipo de medida é de responsabilidade das administrações aeroportuárias, nos canais de inspeção de passageiros embarcando em voos internacionais.
Art. 5º As empresas aéreas e agências de viagens são responsáveis pela divulgação aos passageiros das orientações constantes desta resolução no ato da aquisição do bilhete de passagem, bem como durante os procedimentos de despacho do mesmo.
Art. 6º As presentes medidas são de aplicação compulsória para todos os passageiros embarcando em voos internacionais, em suas etapas domésticas ou que necessitem utilizar o salão de embarque destinado a voos internacionais.

Fechar
Perdeu o voo

Apresente-se para check-in com no mínimo 1 hora de antecedência para voos domésticos e 2 horas em voos internacionais. Após o check-in, esteja no portão designado no horário estipulado no seu cartão de embarque. Caso não se apresente nos horários determinados, a companhia poderá recusar o embarque do passageiro.Se o passageiro chegar atrasado e perder o voo por qualquer motivo, as companhias aéreas poderão cobrar uma taxa de não comparecimento (no show). O valor dessa taxa deve estar descrito no contrato estabelecido entre a empresa e o passageiro, disponível em todos os canais de venda (Internet, lojas da companhia, agências de viagem, aeroporto etc.).Procure a companhia aérea para remarcar o voo. A remarcação poderá ou não ter custo adicional, dependendo da classe tarifária do bilhete e do contrato de transporte firmado com a empresa.Caso o próprio passageiro desista do voo ou queira fazer qualquer alteração em sua viagem, deverá consultar previamente a empresa aérea contratada ou seu agente de viagem em razão de tarifas diferenciadas e dos procedimentos a serem observados em cada caso.
O reembolso do valor do bilhete de passagem poderá ser solicitado pelo passageiro, mas, em caso de tarifa promocional, obedecerá às eventuais restrições de acordo com o contrato de transporte firmado com a empresa aérea.

Fechar
Permissão Internacional para Dirigir - PID (ou Carteira Internacional de Habilitação)

Documento internacional para o motorista dirigir em país estrangeiro quando lá permanecer por mais de 180 dias. Confirme o prazo no consulado do país a ser visitado.

Países onde é aceita a Permissão Internacional para Dirigir (PID):

África do Sul, Albânia, Alemanha, Anguila (Grã Bretanha), Angola, Argélia, Argentina, Arquipélago de San Andres Providência e Santa Catalina (Colômbia), Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Bielo-Rússia, Bélgica, Bermudas, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Cabo Verde, Canadá, Cazaquistão, Ceuta e Melilla (Espanha), Chile, Cingapura, Colômbia, Congo, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Gilbratar (Colônia da Grã Bretanha), Grécia, Groelândia (Dinamarca), Guadalupe (França), Guatemala, Guiana, Guiana Francesa (França), Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Ilha da Grã-Bretanha (Pitcairn, Cayman, Malvinas e Virgens), Ilhas da Austrália (Cocos, Cook e Norfolk), Ilhas da Finlândia (Aland), Ilhas da Coroa Britânica (Canal), Ilhas da Colômbia (Geórgia e Sandwich do Sul), Ilhas da França (Wallis e Futuna), Indonésia, Irã, Iriã Ocidental, Israel, Itália, Kuweit, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Martinica (França), Marrocos, Mayotte (França), México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Montserrat (Grã Bretanha), Namíbia, Nicarágua, Níger, Niue (Nova Zelândia) Noruega, Nova Caledônia (França), Nova Zelândia, Nueva Esparta (Venezuela), Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polinésia Francesa (França), Polônia, Porto Rico, Portugal, Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales), República Centro Africana, República Checa, República Dominicana, Republica Eslovaca, Reunião (França), Romênia, Saara Ocidental, Saint-Pierre e Miquelon (França), San Marino, Santa Helena (Grã Bretanha), São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia, Suécia, Suíça, Svalbard (Noruega), Tadjiquistão, Terras Austrais e Antártica (Colônia Britânica), Território Britânico no Oceano Índico (Colônia Britânica), Timor, Toquelau (Nova Zelândia), Tunísia, Turcas e Caicos (Colônia Britânica), Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue.

http://www.denatran.gov.br/informativos/20070611_permissao_internacional.htm

O país pode aceitar a PID, mas não aceitar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Verifique, no consulado do país a ser visitado, se o país aceita a CNH e/ou exige a Permissão Internacional para Dirigir (PID).
Validade: a mesma validade da habilitação.

ATENÇÃO: O PROCEDIMENTO ABAIXO REFERE-SE ESPECIFICAMENTE PARA AS CNH’s REGISTRADAS NA CIDADE DE SÃO PAULO. PARA OS DEMAIS CASOS, PROCURE INFORMAÇÕES SOBRE COMO PROCEDER JUNTO À CIRETRAN.

Condições

Ter habilitação com foto em situação regular (nem suspensa, nem cassada, nem com restrição).
Ter habilitação no prazo de validade
Ter habilitação sem processo de mudança de categoria.

Onde solicitar

Internet
Pelo site do Detran.SP: o motorista deve ter cadastro e fazer login.
Pessoalmente
Motorista da capital:
- Nas unidades Aricanduva, Armênia, Interlagos ou no Posto Metrô Marechal Deodoro.
- No Poupatempo.
Motorista de outra cidade do Estado de São Paulo:
- Na Ciretran do município de seu endereço.
- No Poupatempo.
Atenção:
O motorista deve atualizar seu endereço no Detran.SP antes de solicitar o serviço, para o documento ser entregue no local certo. Caso seja titular de uma conta de consumo (energia, água/esgoto, gás), a correção poderá ser feita pelo site do Detran.SP.

Quem solicita

O próprio motorista, parente próximo ou procurador.

Passo a Passo

Escolha uma destas opções:
Por internet e receber por Correio
- Cadastre-se ou faça login no site do Detran.SP.
- Preencha com as informações pedidas e avance.
- Confirme a solicitação.
Pagamento de taxa ao Detran.SP
Só pague a taxa Detran.SP se não houver nenhum impedimento.
Pague a taxa de emissão, registrada pelo CPF do motorista, da Emissão PID - Correio em um dos bancos conveniados -- Banco do Brasil, Bradesco e Santander.
Atenção:
Se a taxa paga não incluir o serviço de envio por correio, o motorista terá que refazer pessoalmente a solicitação no Detran.SP.
Pessoalmente
- Vá ao Detran.SP (Unidade ou Ciretran) onde seu documento de habilitação está registrado.
- Leve todos os documentos solicitados: os originais e cópias da CNH ou RG junto com o CPF.
- Se não houver restrições para o serviço, solicite-o.
- Receba a orientação sobre a taxa Detran.SP a ser paga.
Pagamento de taxa ao Detran.SP
Só pague a taxa Detran.SP se não houver nenhum impedimento.
Para a entrega do documento por correio, pague a taxa de Emissão PID - Correio.
Para a retirada do documento em unidade de atendimento, pague a taxa de Emissão PID.
Entrega da documentação
Retorne ao local onde você solicitou o serviço. Apresente todos os documentos e cópias solicitadas e o comprovante de pagamento da Taxa Detran.SP.
Emissão de documento
Receba o documento no endereço cadastrado no Detran.SP em até sete dias úteis ou, caso tenha escolhido retirá-lo pessoalmente, vá ao mesmo local onde você solicitou o serviço no prazo informado.
Atenção:
Somente escolha envio por correio se houver uma pessoa de confiança no endereço para receber o documento.
Se você não receber o documento, consulte o Detran.SP.

Documentos e formulários

1) O próprio motorista
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - original e cópia simples.
Em caso de furto ou perda da CNH - apresentar Boletim de Ocorrência (B.O.) ou Declaração de Perda.
Em caso de CNH vencida recolhida em procedimento de fiscalização de trânsito - apresentar a guia de apreensão/recolhimento.
Substituto da CNH:
- RG - original e cópia simples.
Substitutos do RG:
- Documentos de identidade militar emitidos pelo Ministério da Defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica).
- Documentos de identificação funcional emitidos pelas polícias federal e estaduais.
- Documentos de identidade de conselhos ou ordens de classe, com foto.
- Passaporte, com documentos que informem a filiação e o CPF.
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), com documentos que informem a filiação e o CPF.
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE)* .
- Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE)*.
* Estrangeiros que já solicitaram o RNE ou a CIE, mas ainda não receberam o documento, devem apresentar:
I) protocolo com certidão qualificativa emitida pela Polícia Federal, em que conste o número definitivo e a validade do documento
II) formulário preenchido e impresso do Sistema Nacional de Cadastramento de Registro de Estrangeiro (Sincre), obtido em https://servicos.dpf.gov.br/sincreWeb/.
Junto com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) - original e cópia simples.
Atenção!
O documento de identidade deve estar em perfeito estado de conservação, com foto atual, sem abertura, fotografia danificada e outras deteriorações que dificultem identificar o cidadão ou impeçam a avaliação da autenticidade.

Substitutos do CPF:
- Documento próprio da Receita Federal, como o comprovante de situação cadastral, que pode ser obtido na página da Receita Federal do Brasil na internet
- Número do CPF que consta no RG
- Comprovante de pagamento da taxa Detran.SP - original.
2) Procurador
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista - original e cópia simples.
- Comprovante de pagamento da taxa Detran.SP - original.
- Procuração - original - por instrumento público (vigente) ou particular (com reconhecimento de firma por autenticidade ou semelhança, emitida nos últimos três meses.
Obs.: para a procuração dada a advogado não é exigido o reconhecimento de firma.
- Documento de identificação pessoal do procurador - original e cópia simples.
- Outros documentos adicionais, se for o caso: em caso de documento, formulário ou declaração com reconhecimento de firma de outro Estado - necessário o Sinal Público.

C) Parente próximo
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista - original e cópia simples.
Em caso de furto ou perda da CNH - apresentar Boletim de Ocorrência (B.O.) ou Declaração de Perda.
Em caso de CNH vencida e recolhida em procedimento de fiscalização de trânsito - apresentar a guia de apreensão/recolhimento.
Substitutos da CNH
- RG - original e cópia simples
Junto com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) - original e cópia simples
- Comprovante de pagamento da taxa Detran.SP - original. 
- Comprovante de Parentesco - original ou cópia autenticada
São aceitos:
Documento que comprove o parentesco (RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável).

Pagamento

1) Taxa Detran.SP de Emissão da PID (pagar em banco conveniado): R$ 259,05
2) Custo de envio pelos Correios: R$ 11,00 (opcional - pagar em banco conveniado).
Atenção:
As taxas do Detran.SP devem ser pagas em um dos bancos conveniados e registradas pelo CPF do motorista.

Receber por correio
Nos bancos conveniados abaixo:
Banco do Brasil
• Nas agências: vá ao caixa eletrônico, escolha a opção Consulta, Protocolo para Pagamento On-Line, IPVA – Taxas DETRAN Estado de São Paulo. Clique em Permissão Inter.Dirigir-PID e Registro, “Emissao PID-Permissao Intern. Diri”, com postagem. Imprima o protocolo, pegue a senha de atendimento, vá ao caixa e efetue o pagamento.
• Nos caixas eletrônicos: escolha a opção Outros Pagamentos, Pagamentos, Sem código de barras, Tributos/IPVA/Demais Taxas, IPVA – Taxas DETRAN Estado de São Paulo, Permissão Inter.Dirigir-PID e Registro, “Emissao PID-Permissao Intern. Diri”, com postagem.
• Pela internet (www.bb.com.br): escolha a opção Mais Transações, Pagamentos, Sem código de barras, IPVA/taxas Detran (São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Paraná), IPVA – Taxas DETRAN Estado de São Paulo, Permissão Inter.Dirigir-PID e Registro, “Emissao PID-Permissao Intern. Diri”, com postagem.
Bradesco
• Nas agências: vá ao caixa informe seu CPF e solicite o pagamento da “Emissao da Permissao Internacional para Dirigir (PID VIA CORREIOS)” em Serviços inerentes ao processo de Habilitação de Condutores e Emissao da CNH, GARE - DR, Código de receita 4250.
• Nos caixas eletrônicos: escolha a opção Pagamentos, Sem leitura de Código de Barras, GARE-SP, Código de Receita 4250 - Serviços Inerentes ao Processo de Habilitação de Condutores e Emissao da CNH, “Emissao da Permissao Internacional para Dirigir (PID VIA CORREIOS)”.
• Pela internet (www.bradesco.com.br): escolha a opção Pagamentos, Tributos (Impostos, taxas ou contribuições), GARE-SP (DR, ICMS e ITCMD), Código de Receita 4250 - Serviços Inerentes ao Processo de Habilitação de Condutores e Emissao da CNH, “Emissao da Permissao Internacional para Dirigir (PID VIA CORREIOS)”.
Santander
• Nas agências: vá ao caixa informe seu CPF e solicite o pagamento da “Emissao PID-Permissao Intern. Dirigir” do Detran.SP, com remessa do documento pelos Correios. 
• Nos caixas eletrônicos: escolha Outras Opções, Outros Pagamentos (Impostos/Detran/DDA), Detran.SP, Taxa Detran, CNH-Cart. Nac. Habilitacao e Registro, “Emissao PID-Permissao Intern. Dirigir” com remessa do documento pelos Correios. 
• Pela internet (www.santander.com.br): escolha a opção Veículos no menu Pagamentos de veículos São Paulo a opção Taxas Detran, CNH-Cart. Nac. Habilitacao e Registro, “Emissao PID-Permissao Intern. Dirigir” com remessa do documento pelos Correios.

Retirar no Detran.SP
Nos bancos conveniados abaixo:
Banco do Brasil
• Nas agências: vá ao caixa eletrônico, escolha a opção Consulta, Protocolo para Pagamento On-Line, IPVA – Taxas DETRAN Estado de São Paulo. Clique em Permissão Inter.Dirigir-PID e Registro, “Emissao PID-Permissao Intern. Diri”, sem postagem. Imprima o protocolo, pegue a senha de atendimento, vá ao caixa e efetue o pagamento. 
• Nos caixas eletrônicos: escolha a opção Outros Pagamentos, Pagamentos, Sem código de barras, Tributos/IPVA/Demais Taxas, IPVA – Taxas DETRAN Estado de São Paulo, Permissão Inter.Dirigir-PID e Registro, “Emissao PID-Permissao Intern. Diri”, sem postagem. 
• Pela internet (www.bb.com.br): escolha a opção Mais Transações, Pagamentos, Sem código de barras, IPVA/taxas Detran (São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Paraná), IPVA – Taxas DETRAN Estado de São Paulo, Permissão Inter.Dirigir-PID e Registro, “Emissao PID-Permissao Intern. Diri”, sem postagem.
Bradesco
• Nas agências: vá ao caixa informe seu CPF e solicite o pagamento da “Emissao da Permissao Internacional para Dirigir (PID DETRAN)” em Serviços inerentes ao processo de Habilitação de Condutores e Emissao da CNH, GARE - DR, Código de receita 4250.
• Nos caixas eletrônicos: escolha a opção Pagamentos, Sem leitura de Código de Barras, GARE-SP, Código de Receita 4250 - Serviços Inerentes ao Processo de Habilitação de Condutores e Emissao da CNH, “Emissao da Permissao Internacional para Dirigir (PID DETRAN)”.
• Pela internet (www.bradesco.com.br): escolha a opção Pagamentos, Tributos (Impostos, taxas ou contribuições), GARE-SP (DR, ICMS e ITCMD), Código de Receita 4250 - Serviços Inerentes ao Processo de Habilitação de Condutores e Emissao da CNH, “Emissao da Permissao Internacional para Dirigir (PID DETRAN)”.
Santander
• Nas agências: vá ao caixa informe seu CPF e solicite o pagamento da “Emissao PID-Permissao Intern. Dirigir” do Detran.SP, com remessa do documento no DETRAN/CIRETRAN.
• Nos caixas eletrônicos: escolha Outras Opções, Outros Pagamentos (Impostos/Detran/DDA), Detran.SP, Taxa Detran, CNH-Cart. Nac. Habilitacao e Registro, “Emissao PID-Permissao Intern. Dirigir” com remessa do documento no DETRAN/CIRETRAN.
• Pela internet (www.santander.com.br): escolha a opção Veículos no menu Pagamentos de veículos São Paulo a opção Taxas Detran, CNH-Cart. Nac. Habilitacao e Registro, “Emissao PID-Permissao Intern. Dirigir” com remessa do documento no DETRAN/CIRETRAN.
O pagamento também pode ser feito nas unidades com o novo padrão de atendimento com cartão de débito das bandeiras Visa, Mastercard ou Elo.

Conclusão

Pode retirar o documento:
- O motorista, apresentando o protocolo e um documento de identidade original
- O procurador
Apresentando o protocolo, uma procuração original por instrumento público (vigente) ou particular (com reconhecimento de firma por autenticidade ou semelhança, emitida nos últimos três meses) e um documento de identidade original
Obs.: para a procuração dada a advogado não é exigido o reconhecimento de firma
- Um parente próximo (pais, irmãos e filhos), ou cônjuge ou companheiro
Apresentar documento original que comprove grau de parentesco ou estado civil e documento original do solicitante, com o respectivo protocolo.

Fechar
Recomendações Médicas

APARELHO CIRCULATÓRIO

Acidente vascular cerebral (AVC)
O popular ‘derrame’ ocorre quando não há suprimento sanguíneo adequado para uma porção do cérebro, sendo causado pela obstrução (isquêmico) ou ruptura de uma artéria (hemorrágico). No caso de pacientes que tiveram AVC, deve-se sempre considerar o estado geral do passageiro e a extensão da doença. Recomenda-se a adoção do seguinte esquema:
1. AVC isquêmico pequeno: aguardar de 4 a 5 dias;
2. AVC em progressão: aguardar 7 dias;
3. AVC hemorrágico não operado: aguardar 7 dias;
4. AVC hemorrágico operado: aguardar 14 dias.

Doenças cardiovasculares
No caso de infarto não complicado, a conduta adotada de liberação para o voo é a de se aguardar de duas a três semanas. Em infarto complicado, seis semanas. Os pacientes com angina instável não devem voar.
A insuficiência cardíaca grave e descompensada é contraindicação ao voo. Se moderada, deve-se verificar com o médico que acompanha o paciente a necessidade de suporte de oxigênio.
Para voar, os pacientes submetidos à revascularização miocárdica devem aguardar pelo menos duas semanas.
A taquicardia ventricular ou supraventricular não controlada é contraindicação ao voo.
O uso de marca-passos e desfibriladores implantáveis não contraindicam o voo.
Os pacientes com qualquer doença cardiovascular devem certificar-se de que há medicação suficiente para toda a viagem, e levá-la na bagagem de mão. É indicado fazer uma lista com os medicamentos, dosagens e horários das tomadas e atentar para o ajuste dos horários de utilização dos mesmos de acordo com o fuso horário a ser atravessado. Adicionalmente, devem sempre carregar na bagagem de mão um eletrocardiograma recente.
A empresa deve ser avisada sobre necessidades especiais de alimentação especial, suporte de oxigênio ou utilização de cadeira de rodas.

Hipertensão arterial sistêmica
O estresse resultante do somatório do ambiente do voo, aeroporto e avião pode descompensar a pressão arterial. Na tentativa de evitar o quadro, alguns cuidados se fazem necessários:
1. Estar com a pressão normal e estável;
2. Manter o uso e o horário das medicações;
3. Não ingerir bebida alcoólica e café, antes e durante o voo;
4. Solicitar dieta hipossódica com antecedência;
5. Chegar cedo ao local de embarque;
6. Em caso de medo de voar, procurar um médico antes;
7. Em caso de crise hipertensiva, aguardar três a quatro dias para voar.

Trombose venosa profunda (TVP)
A imobilização por tempo prolongado, somada a fatores predisponentes, pode causar ou contribuir para a ocorrência de um evento de trombose em voos com duração superior a quatro horas. Para que tal condição ocorra, os principais fatores de risco são: distúrbios da coagulação, doenças cardiovasculares, cirurgia ou trauma recente, história pessoal ou familiar de TVP, terapia de reposição hormonal, indivíduos de alta estatura ou baixa estatura, câncer, gravidez, varizes, tabagismo e obesidade.
A prevenção pode e deve ser feita seguindo alguns cuidados, tais como utilizar roupas leves, mobilizar-se no assento, executar pequenos exercícios (movimentar os tornozelos, por exemplo), hidratarse, usar meia elástica e evitar o uso de bebidas alcoólicas, café e remédios para dormir.

APARELHO RESPIRATÓRIO

Asma
A asma brônquica é a doença respiratória mais comum entre os viajantes, sendo incapacitante para o voo em casos graves, instáveis e de hospitalização recente.
Os asmáticos devem sempre levar na bagagem de mão seus medicamentos, principalmente broncodilatadores (bombinhas).
Em casos emergenciais, devem consultar seu médico, para melhor orientação.

Bronquite crônica e enfisema
As pessoas com bronquite crônica e enfisema pulmonar apresentam reduzida capacidade de oxigenar o sangue, fato que piora durante o voo.
Por isso, esses viajantes devem buscar orientação médica especializada para realizar testes que verificam a necessidade de suporte de oxigênio durante o voo.

Pneumonias
Os passageiros com infecções pulmonares contagiosas (tuberculose e pneumonia) não devem viajar, pois pode ocorrer agravamento dos sintomas, complicações durante e depois do voo e risco de disseminação da doença entre os demais passageiros.
O viajante somente poderá voar após a melhora dos sintomas, desde que esteja sem febre e com função pulmonar adequada.

Tuberculose
O passageiro com tuberculose somente poderá voar quando da melhoria clínica e resultado negativo do exame de bacilos no escarro.

GARGANTA, NARIZ E OUVIDO

Mal ou doença do movimento (enjoo)
As pessoas mais suscetíveis a terem enjoo durante o voo são aquelas que já o apresentaram quando viajaram de ônibus, carro ou navio. Com tais antecedentes, devem evitar a ingestão excessiva de líquidos, comida gordurosa, condimentos e refrigerantes, além de cuidar para sentarem próximas à asa e à janela.
Como profilaxia, podem ser utilizados medicamentos anti-heméticos.

Otite
As condições de infecções ativas e cirurgias recentes são contraindicações para o voo, mas o uso de tubo de drenagem da orelha média na membrana timpânica não o é.

Rinite
A rinite alérgica é uma reação inflamatória da membrana da mucosa nasal que causa coceira no nariz, espirros, excesso de secreção e obstrução.
Seus sintomas são, frequentemente, sazonais e desencadeados por fatores diversos – como pólens, poeiras, alteração de temperatura ambiental e fumaça de cigarro – e podem ser minimizados com cuidados no pré-voo e, dentro do avião, com o uso profilático de anti-histamínicos e corticoides.
Durante o voo, pode-se umidificar a mucosa nasal com soro fisiológico. Antes dos
procedimentos de pouso, é indicado utilizar descongestionante nasal, visando evitar a dor causada pelo aumento da pressão no interior da orelha média.
Em caso de crise, deve-se considerar o adiamento da viagem.

Sinusite
A sinusite aguda ou crônica é contraindicação ao voo, por ser uma infecção e pelo risco de obstrução do seio nasal, podendo levar a complicações no momento do pouso ou quando de despressurização da cabine.
Voar sob tais condições propicia o surgimento de enxaqueca severa, dor facial, orbital ou em sistema nervoso central, e sangramento nasal.
A infecção deve ser tratada com o uso de antibióticos de largo espectro, agentes mucolíticos, descongestionantes orais, corticosteroides e uso temporário de descongestionantes nasais. O uso de solução fisiológica nasal também contribui para a limpeza e umidificação da mucosa nasal.

QUADROS GASTROINTESTINAIS

Abdome
Orienta-se que os passageiros obstipados evacuem antes da viagem, para não se incomodarem com a distensão dos gases.
Em caso de flatulência excessiva, utilizar medicação para eliminação dos gases antes da viagem, como forma de evitar dores abdominais excessivas.
Não há contraindicação ao voo para os colostomizados.
Recomenda-se que utilizem uma bolsa colonoscópica maior ou façam trocas frequentes, em vista do aumento de saída de fezes pela distensão abdominal.

Diarreia
É um problema em potencial, principalmente para aqueles que visitam regiões endêmicas e com pouca higiene, o que facilita a transmissão de infecções.
Apesar de a doença ser autolimitada, deve-se fazer a reidratação oral para prevenir adesidratação.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda intercalar um copo de água com um de soro. Drogas antimotilidade podem ajudar a aliviar os sintomas.
Deve-se procurar assistência médica no caso de febre alta, tremores, piora progressiva dos episódios, presença de sangue ou muco nas fezes, vômitos que impedem tomar líquidos, sintomas persistentes após uso de sintomáticos, e se tiver outra doença, especialmente se utilizar remédios para diabetes, hipertensão, diuréticos e imunossupressores.

QUADROS PÓS-OPERATÓRIOS E TRAUMÁTICOS

Pós-trauma craniano
Após um trauma crânio-encefálico ou qualquer procedimento neurocirúrgico, pode ocorrer aumento da pressão intracraniana durante o voo. Os indivíduos com tais condições devem aguardar sete dias, e confirmar a melhora do quadro
compressivo intracraniano através de tomografia de crânio.

Pós-operatório torácico
1. Pós-pneumectomia ou lobectomia pulmonar recente: a reserva pulmonar é mínima, princi-palmente na associação com história de tabagimo ou doença pulmonar obstrutiva crônica(DPOC), fazendo-se necessária uma avaliação pré-voo, com realização de teste de simulação de hipoxia de altitude;
2. Pneumotórax: é contraindicação absoluta a voar. Deve-se esperar de duas a três semanas após a drenagem de tórax e confirmar a remissão por exame de raios X.

Pós-operatório abdominal
A realização de anestesia geral não é contraindicação, pois seus efeitos são rapidamente reversíveis.
No caso de anestesia raquidural, contudo, deve-se aguardar sete dias para voar, período em que o voo poderia vir a causar cefaleia intensa.
Quando da realização de cirurgia abdominal, o voo é contraindicado por uma a duas semanas, período em que podem surgir complicações decorrentes da distensão de alças por expansão dos gases, podendo levar a sangramentos e perfuração destas.
Após a realização de cirurgia videolaparoscópica deve-se aguardar 24 horas para voar, desde que os sintomas de distensão estejam ausentes.

Gesso e fraturas
Por razões de segurança, algumas companhias aéreas exigem que passageiros com gesso em membro inferior acima do joelho devem viajar em maca.
Como alternativa, podem comprar um assento extra ou viajar em classe onde disponham de maior espaço.
Como pequena quantidade de ar fica presa no gesso, aqueles feitos no período de 24 a 48 horas antes do voo devem ser bivalvulados para evitar compressão, principalmente em voos longos. Quando for utilizada a tala pneumática, colocar menor quantidade de ar, para evitar uma síndrome compartimental.
As fraturas instáveis ou não tratadas são contraindicações ao voo.

QUADROS PSICONEUROLÓGICOS

Distúrbios psiquiátricos
Não devem voar as pessoas com transtornos psiquiátricos, cujo comportamento seja imprevisível, agressivo ou não seguro.
Podem voar aqueles com distúrbios psicóticos estáveis com o uso de medicamentos, desde que acompanhados por um responsável.

Epilepsia
A maioria dos epiléticos pode voar seguramente, desde que estejam utilizando a medicação.
Aqueles com crises frequentes devem viajar acompanhados e estar cientes de fatores desencadeantes, tais como fadiga, hipoxia e alteração do ritmo circadiano. Recomenda-se que para voar aguardem de 24 a 48 horas após a última crise.
A medicação anticonvulsivante deve estar na bagagem de mão e os horários corretamente mantidos.
A ingestão de bebida alcoólica deve ser evitada.

Medo de voar
Os passageiros com tendências claustrofóbicas e/ou fobias em ambientes aéreos e aglomerados humanos devem procurar um médico antes do voo, para realizar um tratamento cognitivo-comportamental ou mesmo medicamentoso.
A síndrome do pânico deve estar compensada antes do voo, devido aos diversos fatores estressantes envolvidos durante a viagem e que podem vir a desencadear uma crise.

OUTROS QUADROS

Anemias
Independente da causa da anemia, níveis de hemoglobina abaixo de 8,5mg/dL, associados à diminuição da pressão de oxigênio durante o voo, podem levar ao aparecimento de sintomas. Na anemia crônica, há maior tolerância a níveis mais baixos de hemoglobina.
Recomenda-se utilizar suporte de oxigênio para se evitar uma crise em portadores de anemia falciforme e nos casos de hemoglobina abaixo de 8,5mg/dL.

Condições pediátricas (crianças)
Os pais ou responsáveis devem portar os documentos necessários para a identificação da criança, bem como se informarem sobre possíveis epidemias ou endemias e as vacinas necessárias para o local de destino.
No caso de recém-nascidos, deve-se esperar pelo menos uma semana de vida para que viajem – o que ajuda a assegurar a ausência de problemas congênitos ou respiratórios que possam vir a prejudicar a criança.
As crianças pequenas podem sentir dores de ouvido principalmente na fase do pouso ou aproximação final da aeronave. Para alívio desse sintoma, recomenda-se que a criança mame no peito ou mamadeira, chupe chupeta ou, mesmo, beba água no copo.
As crianças com congestão nasal podem beneficiar-se do uso de anti-histamínicos e descongestionantes tópicos administrados trinta minutos antes do pouso.

Condições oftalmológicas
1. Glaucoma: não é contraindicação ao voo desde que o passageiro utilize corretamente a medicação;
2. Conjuntivite: é contraindicação ao voo durante o período infectante;
3. Lentes de contato: recomenda-se o uso de solução lubrificante para prevenir a irritação ocular devida ao ambiente seco do avião;
4. Limitações visuais: recomenda-se que as pessoas sob tais condições viajem acompanhadas, sempre que possível.

Doenças do viajante
Independente do fator viagem, as seguintes vacinas devem estar permanentemente atualizadas: tétano, difteria, sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite, Haemophillus influenzae tipo B (Hib) e hepatite B.
É importante que o viajante atente não só para as belezas naturais do destino, mas também se informe sobre as doenças endêmicas locais, passíveis de prevenção com vacinas – como febre tifoide, meningite meningocócica, febre amarela, entre outras.
Quando as doenças locais são transmitidas por mosquitos, é importante que a bagagem contenha repelentes, camisas e calças compridas e de cores claras, inseticidas com permetrina, além de outros piretroides.
Os cuidados com a alimentação são fundamentais.
Por exemplo, o viajante deve sempre optar por água engarrafada, refrigerantes e alimentos cozidos e secos, preparados em locais de confiança.
Finalizando, recomenda-se que evitem entrar em piscinas, bem como utilizar praias com esgoto próximo.

Gravidez
A viagem deve ser evitada caso a gestante apresente dores ou sangramento antes do embarque.
As viagens longas não devem ser realizadas por paciente multigesta, com incompetência istmocervical, atividade uterina aumentada ou partos anteriores prematuros.
O voo não se relaciona ao aumento da incidência de ruptura prematura de membranas ovulares ou ao descolamento prematuro de membranas.
Em condições que comprometem a oxigenação da placenta, deve ser avaliada a necessidade de suporte com oxigênio.
A partir da 36ª semana, a gestante necessita de declaração do seu médico, permitindo o voo.
Em gestações múltiplas, a declaração deve ser feita após a 32ª semana.
A partir da 38ª semana, a gestante só pode embarcar acompanhada dos respectivos médicos responsáveis.
Não há restrições no pós-parto para a mãe, mesmo de imediato. No entanto, deve-se adiar a viagem do recém-nascido para depois da primeira semana de vida, em vista das várias transformações pelas quais o bebê passa e sua fragilidade inerente ao período.
É aconselhável que as gestantes sigam as seguintes recomendações:
1. Antes do voo: evitar dieta produtora de gases nos dias anteriores à viagem e compensar anemias preexistentes;
2. Durante o voo: manter o cinto constantemente afivelado sobre a pelve, evitando choques na barriga, especialmente perigosos no terceiro trimestre de gestação; evitar alimentos que produzam gases nos dias anteriores e durante o voo. Nos voos com duração superior a quatro horas, fazer exercícios leves com as pernas, visando evitar a imobilidade prolongada.

Jet lag
Este termo define uma alteração do ritmo circadiano devido às diferenças de fuso horário sofridas pelo organismo. Caracteriza-se por cansaço, sonolência, dificuldade para dormir, irritabilidade e incompatibilidade entre a fome e os horários das refeições.
Existe uma tolerância individual, mas a adaptação ocorrerá para a maior parte dos passageiros de voos de longa permanência. Nos de curta duração, geralmente não há tempo para uma adaptação.
Recomenda-se iniciar gradativamente a adaptação ao novo horário, de três a quatro dias antes da viagem.
A utilização de medicação para dormir ou para adaptação ao fuso só deve ser realizada sob orientação médica.

Fechar
Reconfirmação de voos

É aconselhável a reconfirmação dos voos cerca de 48 horas antes do embarque. Além disso, há outros cuidados que podem evitar surpresas desagradáveis ao passageiro, que deve chegar ao aeroporto com um mínimo de duas horas de antecedência do horário do voo marcado no bilhete.
Se tiver levando equipamentos eletrônicos para o exterior, é necessário registrá-los na Receita Federal, no próprio aeroporto. A medida vale para aparelhos como câmeras fotográficas, lentes, filmadoras, computadores etc. Celular não é necessário, uma vez que este já sai do Brasil habilitado. Porém, ao adquirir um aparelho celular no exterior, não se esqueça de registrá-lo na alfândega brasileira na sua chegada. Caso contrário, estará impedido de usar o telefone no Brasil.
Nunca deixe bagagem desacompanhada no aeroporto e, de forma alguma, aceite pedidos para levar encomendas. Responda com seriedade às perguntas da
Receita Federal e da Polícia Federal.

Fechar
Remarcação de passagem

As companhias aéreas costumam oferecer diferentes tipos de bilhetes e tarifas. Antes de comprar sua passagem aérea, verifique cuidadosamente o tipo de bilhete e o contrato com a empresa para saber das condições de alteração, taxas e prazo de validade do bilhete. Geralmente, as passagens com preços promocionais não permitem alterações. O contrato deve estar disponível em todos os canais de venda (Internet, lojas da companhia, agências de viagem, aeroporto etc.)
O prazo de validade do bilhete de passagem é de 1 ano, a contar da data de sua emissão, observadas as condições de aplicação da tarifa.
Caso o contrato permita, o pedido de remarcação de horário ou mesmo de itinerário deve ser feito diretamente à companhia aérea e fica sujeito à disponibilidade de assentos nos voos solicitados.

Fechar
Remédios e Assistência ao Viajante

Levar os próprios medicamentos é uma boa dica, já que é difícil comprar remédios sem receita médica no exterior. Se a viagem for acompanhada de crianças, vale botar na bagagem esparadrapo, band-aid e gaze, além de merthiolate. É bom também aconselhar a aquisição de um plano de assistência de viagem, que será a garantia do passageiro em casos de emergência. E não esqueça que alguns remédios não podem ser levados para outros países, por terem seu uso controlado por lá. É importante se informar, principalmente os que têm tarja preta.

Fechar
Tabelas de Tamanhos


NUMERAÇÃO DE CALÇADOS

Brasil EUA Europa

Femininos
34 5,5 36
35 6 37
36 7 38
37 7,5 39
38 8,5 40
39 9 41

Masculinos
39 7,5 41
40 8,5 42
41 9,5 43
42 10 44
43 11 45
44 12 46

Infantis
18 2,5 20
19 4,5 21
20 5,5 22
21 6 23
22 7 24
23 7,5 25


NUMERAÇÃO DE ROUPAS

Brasil EUA Europa

Femininas
36 2 34
38 4 36
40 6 38
42 8 40
44 10 42
46 12 44
48 14 46
50 16 48

Masculinas
36 14 36
37 14,5 37
38 15 38
39 15,5 39
40 16 40
41 16,5 41
42 17 42

Infantis
2 2-3 2-3
4 4-5 4-5
6 6-6x 6-7
8 7-8 8-9
10 10 10-11
12 12 12

Fechar
Taxas de Embarque

Vale informar ao passageiro de que, mesmo com bilhete emitido, muitas vezes ele ainda terá que pagar taxa de embarque. Se ela estiver incluída no valor do TKT no Brasil, provavelmente não vai estar no trecho do exterior. É importante que se esclareça ao cliente que a taxa de embarque é uma tarifa aeroportuária, recolhida pela Infraero, para uso das instalações do aeroporto. São cobradas em todos os aeroportos do mundo, sempre quando se deixa o aeroporto, nunca quando se chega. No Brasil, o valor em reais é, em média, o equivalente a US$ 36 por bilhete. Nos EUA, nos aeroportos da Flórida e de Nova York, está em torno de US$ 40.
Uma boa dica é deixar o dinheiro separado. Há companhias aéreas que não aceitam cartão de crédito, uma vez que o valor terá que ser repassado ao órgão que administra o aeroporto. Nos voos domésticos, as taxas costumam ser menores. No Brasil, custam no máximo R$ 28,63.
Navios: nos portos, também é cobrada dos passageiros a chamada tarifa portuária.

Fechar
Telefone

Se fizer ligação do apartamento do hotel, será cobrada uma taxa, mesmo em chamadas a cobrar. No entanto, evite ligar direto de seu quarto para o Brasil. Hotéis costumam praticar preços abusivos. Se não quiser ligar a cobrar, a melhor alternativa é adquirir um cartão pré-pago das grandes multinacionais de telecomunicação no mundo, como a AT&T nos EUA. Informe-se.

Fechar
Transporte de cão-guia

O cão-guia deve ser transportado gratuitamente, no chão da cabine da aeronave, ao lado de seu dono e sob seu controle, na primeira fileira.
O animal deverá estar equipado com arreio e dispensado do uso de focinheira. No caso de viagem nacional, é obrigatória a apresentação de carteira de vacinação do animal atualizada, com comprovação de vacina múltipla, antirrábica e tratamento anti-helmíntico, expedida por médico veterinário.
Para viagem internacional, será obrigatória a apresentação do Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), expedido pela Unidade de Vigilância Agropecuária Internacional do Ministério da Agricultura, de acordo com os requisitos exigidos pelo país de Destino.

Fechar
Troca de portão de embarque

Os portões de embarque podem sofrer alterações devido à acomodação das aeronaves nos pátios em função de uma maior comodidade para o passageiros ou do cumprimento dos horários dos voos. O passageiro deve ficar atento aos avisos sonoros sobre as chamadas para embarque.

Fechar
TV paga (pay TV)

As taxas do canal de televisão pago (pay TV) são caras. Informe-se na recepção do hotel antes de usar o serviço.

Fechar
Uso de eletrônicos a bordo

Alguns tipos de aparelhos eletrônicos podem ser utilizados em voo, menos durante as operações de pouso e decolagem. Nesses momentos não são permitidos equipamentos que emitem ondas eletromagnéticas, como os telefones celulares, notebooks, aparelhos que reproduzem músicas e vídeos (players de MP3, MP4, tablets e outros), câmeras digitais de foto e vídeo etc. Cada companhia aérea pode liberar ou não o uso entre seus passageiros. Algumas companhias aéreas oferecem serviços específicos. Consulte a empresa para mais informações.

Fechar
Vacinas

Verifique se o lugar para onde o passageiro vai é foco de alguma doença ou se a vacina é recomendada. Muitos países exigem vacina contra febre amarela, por exemplo, e o certificado de vacinação deve ser apresentado tão logo se entra no país. A vacina é gratuita. No Guia PANROTAS online você encontra
uma lista com os centros de orientações ao viajante.

Fechar
Viajar com animais domésticos

O transporte de animais domésticos pode ser autorizado no interior ou no porão da aeronave conforme as regras de cada companhia. O serviço não está incluído no preço da passagem e a solicitação e consulta de preços deve ser feita com antecedência para a empresa aérea.
Caso o transporte de animais seja autorizado pela empresa aérea, é necessário apresentar para embarque o atestado de sanidade do animal, fornecido pela Secretaria de Agricultura Estadual, pelo posto do Departamento de Defesa Animal ou por médico veterinário.
Dependendo do porte do animal ou raça, deve-se usar focinheira para ter acesso ao terminal do aeroporto. Exceção para os cães guias devidamente documentados.

Fechar
Viajar com bebês

Gestantes, lactantes, bebês, pessoas acompanhadas por crianças de colo e crianças desacompanhadas (até 12 anos de idade) são considerados passageiros com necessidades de atendimento especial. Por isso, a companhia aérea precisa ser avisada com antecedência mínima de 48 horas antes do embarque se há bebês ou crianças desacompanhadas entre os passageiros.
O aviso pode ser dado no momento da compra – mesmo pela Internet – ou em outro canal de contato com a empresa aérea. Pessoas que necessitam de atendimento especial também têm direito a atendimento preferencial no check-in e no embarque.
A primeira fileira de assentos das aeronaves deverá ser utilizada,prioritariamente, por crianças em berços, crianças desacompanhadas e passageiros acompanhados de cão-guia, quando necessário.
A alimentação de bebês ou líquidos especiais (sopas, xaropes, soro etc.) podem ser transportadas apenas na quantidade a ser utilizada durante o voo, incluindo eventuais escalas, e apresentados no momento das inspeções de bagagem.
Muitas companhias aéreas oferecem carrinhos para transporte de bebês no aeroporto, embora não esteja previsto na regulamentação. Consulte a companhia aérea antes de seguir para o aeroporto.

Fechar
Viajar com crianças e adolescentes

Documentação
Atenção para as normas, principalmente nos casos de viagem com apenas um dos pais ou desacompanhado.
Voos domésticos: originais ou cópias autenticadas
- Identidade, ou Carteira de Trabalho, ou passaporte nacional.
- Também é aceita a certidão de nascimento (original ou cópia autenticada).
- Em caso de viagem com apenas um dos pais ou desacompanhado, consulte as normas do Juizado da Infância e do Adolescente para a documentação exigida.
Voos internacionais: somente documentos originais
- Passaporte válido ou documento legal de viagem aceito pelo país de destino (consulte a Polícia Federal sobre acordos de documentação para alguns países).
- Visto do país de destino (caso seja exigido no país).
- Em caso de viagem com apenas um dos pais ou desacompanhado, consulte as normas do Juizado da Infância e do Adolescente para a documentação exigida.
Franquia de bagagem: Nos voos domésticos, crianças e adolescentes têm direito à mesma franquia de bagagem dos adultos.
Voos domésticos: até 23kg de bagagem despachada, em um ou mais volumes, inclusive bagagem especial (pranchas de surfe, instrumentos musicais e outros). Animais domésticos que viajam no porão da aeronave não estão incluídos na franquia de 23kg.
Voos internacionais: a franquia de bagagem varia de acordo com o destino. Consulte a companhia aérea com antecedência.

Fechar
Voltagem

Confira a voltagem do país e leve adaptadores de aparelhos elétricos.

Fechar

Anuncie | Sobre a PANROTAS | Fale Conosco

© 2017 PANROTAS EDITORA - Todos os direitos reservados
www.panrotas.com.br