Filip Calixto   |   27/04/2023 17:49

Complexo hoteleiro de luxo em Maricá (RJ) tem obras iniciadas

Ministra do Turismo, Daniela Carneiro, compareceu ao lançamento de Maraey

Divulgação
Imagem 3D do JW Marriott Maraey
Imagem 3D do JW Marriott Maraey
Nesta quinta-feira (27), a cidade fluminense de Maricá foi palco de um roadshow de apresentação do complexo hoteleiro Maraey, que teve suas obras iniciadas e deve atrair cerca de 300 mil turistas por ano à região. Já em Barra do Piraí, uma cerimônia marcou a união do Turismo, gastronomia e artesanato para o desenvolvimento local. A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Bento Nunes, acompanharam as ações.

"O lançamento do Maraey reforça a confiança de investidores estrangeiros no Brasil e o potencial do nosso setor de gerar emprego e renda, como uma importante atividade econômica que é", destacou a ministra.

O complexo, fruto de mais de R$ 11 bilhões em investimentos privados, envolve quatro hotéis cinco estrelas das bandeiras Ritz-Carlton Reserve, JW Marriott e o primeiro hotel Rock in Rio Autograph Collection, além de uma área residencial de alto padrão e da instalação da primeira Ecole D'Hôtelière de Lausanne, sediada na Suíça e considerada a melhor escola de hotelaria do mundo. O empreendimento, que começou a ser construído neste mês, contará ainda com uma reserva particular de preservação do patrimônio natural.

O Maraey deve seguir o conceito de sustentabilidade em mobilidade: 55% da frota que circulará no complexo será de veículos elétricos ou híbridos. Ao todo, a expectativa é de que o empreendimento gere cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos em todas as suas etapas, desde a construção até a operação.

O projeto integra o Portal de Investimentos do Ministério do Turismo, um portfólio on-line de projetos do setor turístico que indica oportunidades na área e busca promover a aproximação de empreendedores, investidores e o poder público.

INTEGRAÇÃO
Ainda nesta quinta-feira, em Barra do Piraí – a 100 quilômetros da capital fluminense –, a comitiva do Ministério do Turismo prestigia o lançamento do Projeto de Desenvolvimento do Turismo, Gastronomia e Artesanato, no Distrito de Ipiabas. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae e prevê uma série de ações ao longo de 15 meses com foco no aprimoramento de vivências turísticas, valorizando a economia criativa local.

As ações incluem a criação de um mirante (já inaugurado), a revitalização da Estação Ferroviária do século 19 e a oferta de passeio histórico em uma Maria Fumaça. Há ainda a pavimentação de ruas e o calçamento de acessos a pontos turísticos tradicionais, entre outras iniciativas. Além de melhorias estruturais, o projeto também abrange a qualificação, pelo Sebrae, de empresas que integram a cadeia produtiva do turismo.

Tópicos relacionados