Victor Fernandes   |   10/12/2020 16:35
Atualizada em 10/12/2020 16:36

Empresas hoteleiras citam aumento de vendas diretas na pandemia

Executivos da Housi.com, Atlantica Hotels e AM Resorts participaram de painel do LatAm Talk

Divulgação
Eduardo Giestas, CEO do Atlantica Hotels, foi um dos executivos que participaram de painel do LatAm Talk
Eduardo Giestas, CEO do Atlantica Hotels, foi um dos executivos que participaram de painel do LatAm Talk
Hoje (10), durante o LatAm Talk, evento da Phocuswright, importantes players da hotelaria na América Latina foram convidados para discutir as principais transformações que a pandemia trouxe, destacando os canais de venda. Participaram do debate o CEO da Atlantica Hotels, Eduardo Giestas; o presidente da AM Resorts, Gonzalo del Peón; e o fundador da Vitacon e da Housi.com, Alexandre Frankel; com mediação da especialista em Marketing da Phocuswright na América Latina, Tricia Neves Levy.

HOUSI.COM
Frankel, CEO da Housi, plataforma de moradia por assinatura, iniciou comentando as principais mudanças de comportamento: preferência por longas estadas, aumento do consumo de serviços virtuais, e viagens para cidades pequenas em que é possível manter o trabalho remoto e também se locomover sem transporte público.

Como sua empresa oferece estadas flexíveis, Frankel disse que estas tendências ajudaram seu negócio e o canal direto de vendas da Housi cresceu 50% na pandemia, sendo que maior parte da demanda é conquistada pelas redes sociais da plataforma.

ATLANTICA HOTELS
Logo em seguida, Giestas abordou as transformações no Atlantica Hotels, e o viajante corporativo, que é principal cliente da rede. "Uma crise é algo que nunca pode ser perdida, é uma catalisadora de grandes mudanças. Nós tínhamos várias inciativas de desenvolvimento planejadas e conseguimos colocar em prática com a retomada das operações. Revigoramos as relações com parceiros estratégicos, fechamos grandes negócios e vamos anunciar um novo produto na próxima semana. Mas tivemos que reestruturar o hotel para o momento, com processos automatizados, gestões eficientes, e muitas dessas medidas serão mantidas após a pandemia. Deixamos este momento como uma empresa e uma equipe mais forte", afirmou.

Quanto à distribuição, Giestas espera que as viagens corporativas voltem com mais força em 2021 e espera por mais reservas diretas e por meio de OTAs. O CEO da Atlantica Hotels também disse que o canal de vendas direto é o que obteve maior crescimento e a empresa está aprimorando o tempo de resposta deste canal. Nas promoções de Black Friday, o grupo Atlantica vendeu 27% mais do que em 2019 por seus canais de venda.

AM RESORTS
Por último, o presidente da AM Resorts, Gonzalo del Peón, citou a crise sem precedentes e a dificuldade da rede hoteleira que depende do mercado norte-americano. "Achávamos que éramos experts em gerenciamento de crise devido à nossa experiência com furacões na região do México e Caribe, mas nada se compara à crise gerada pela pandemia, que teve várias implicações. Em curto tempo, precisamos sobreviver, porque fechamos todos hotéis e ficamos sem receita", explicou.

Gonzalo disse que várias mudanças foram aplicadas nos resorts do grupo, incluindo alterações nas políticas de cancelamentos e remarcações, e até o uso de plástico, que vinha sendo evitado e reduzidos antes da pandemia, mas que foi retomado em certa parte por gerar mais confiança aos clientes em relação a limpeza, já que os mesmos são descartáveis.

O executivo também citou uma dependência menor de operadoras e um aumento nas vendas diretas, principalmente para viajantes jovens, que estão procurando por promoções e estão menos preocupados com a pandemia atualmente, tornando-se o foco de vendas da AM Resorts por agora.

A PANROTAS é media partner do LatAm Talk da Phocuswright.

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