Victor Fernandes   |   11/08/2023 10:12
Atualizada em 11/08/2023 10:21

Desempenho dos resorts brasileiros cresce em 2023, mostra estudo

8ª edição do Radar Resorts Brasil traz análise do 2º trimestre deste ano

Divulgação
Resorts brasileiros, como o Transamerica Comandatuba, apresentam bons resultados
Resorts brasileiros, como o Transamerica Comandatuba, apresentam bons resultados

A Resorts Brasil, associação que representa os principais resorts do País, divulgou a 8ª edição do relatório “Radar Resorts Brasil”. O documento atualiza dados de desempenho do segmento, como oferta existente e futura de resorts no Brasil, reputação on-line, desempenho e indicadores operacionais. A nova edição já está disponível no site da associação.

Confira abaixo os destaques.

Oferta de resorts

O Brasil, atualmente, conta com 134 resorts, totalizando 31,610 quartos. Deste total, 81 são resorts de praia (20.039 quartos), enquanto 53 são resorts de interior (11.571 quartos). A maior oferta de quartos de resorts está no Nordeste (53,5%), enquanto a menor está na região Norte, que conta com apenas um resort.

Divulgação

Oferta futura de resorts

Olhando para os resorts em desenvolvimento, foram identificados que, atualmente, há dez projetos futuros de resorts (2.634 quartos), sendo:

  • Oito resorts em praias do Nordeste, totalizando 2.276 quartos. Destes resorts, dois (682 quartos) tem previsão de abertura em 2023, dois (340 quartos) até 2024 e quatro (1254 quartos) até 2025.
  • Dois resorts no interior no Sudeste, com 358 quartos e inauguração prevista para até 2024.

Reputação on-line dos resorts

O segundo trimestre de 2023, em comparação com o ano passado, mostra uma ligeira mudança no perfil dos hóspedes. O número de casais aumenta para 34% em comparação com 2022 (29%), e o número de hóspedes a negócios e famílias diminui. A localização continua sendo o que os hóspedes mais valorizam nos resorts de praia e a limpeza nos resorts do interior.

Divulgação

Também foi identificada uma diminuição no número de respostas aos comentários deixados pelos hóspedes nas OTAs: 84%. O maior número de respostas é para promotores, depois para hóspedes passivos e, por último, para detratores.

Desempenho dos resorts

“O desempenho dos resorts cresceu em comparação ao 1º trimestre de 2022, no entanto, com alguns sinais de estabilização especialmente nos resorts de interior, que apresentaram um crescimento mais modesto. Importante lembrar que seguimos em recuperação das perdas do período da pandemia e é necessário que o setor siga chamando a atenção dos clientes para suas experiências.”

Rodrigo Galvão, diretor geral do Transamerica Comandatuba (agora na CVC Corp) e parte do Comitê de Inteligência de Mercado da Resorts Brasil
Divulgação

Indicadores operacionais dos resorts

A análise dos indicadores operacionais dos resorts é feita pela JLL, com o apoio da Resorts Brasil, com o objetivo de acompanhar o desempenho do segmento. Para este panorama geral de desempenho do mercado, por trimestre, em 2023 e em 2022, foi usada uma amostra de 15 resorts participantes, que totalizam 5.381 UHs (Unidades Habitacionais), sendo nove destinos de interior e seis destinos de praia. Confira a seguir.

Divulgação

Apoiando os resorts

Com o informativo, a associação busca sensibilizar os associados para a importância de acompanhar e analisar os dados do segmento, contribuindo para que os resorts possam preparar melhor suas estratégias.

“Junto com a divulgação de cada edição do Radar, temos promovido webinars para os associados em parceria com a STR com um olhar mais detalhado para os dados de desempenho do mercado, que ajudam os resorts a compreenderem as tendências do segmento. Também temos feito webinars com a myHotel para abordarmos o tema da reputação on-line. Estes momentos de interação e análise de mercado têm sido importantes para ajudar no engajamento dos associados em nossos projetos”, completou a gerente executiva da Resorts Brasil, Juliana Salles.

O relatório é produzido em parceria com as empresas JLL, myHotel, Senac e STR e conta ainda com o acompanhamento e curadoria do Comitê de Inteligência de Mercado da associação.


Tópicos relacionados