Da Redação   |   25/09/2023 17:31
Atualizada em 25/09/2023 17:47

Conheça o Santa Teresa MGallery, que tem o café como fio condutor

Onde hoje é o hotel, no final do século 19 havia uma das fazendas de café da Floresta da Tijuca

Francis Amiand/Divulgação
Lobby do hotel
Lobby do hotel

O Santa Teresa MGallery Hotel tem uma localização privilegiada no Rio de Janeiro. O bairro está perto do Centro da cidade e não muito distante do burburinho das praias da Zona Sul. Mas o privilégio não tem a ver com a quilometragem que separa as regiões cariocas.

No alto de uma colina, o zunzunzum mais ouvido no Santa Teresa é o dos pássaros. Onde hoje é o hotel, no final do século 19 havia uma das fazendas de café da Floresta da Tijuca.

O café conduz a história

O endereço garante uma tranquilidade que não se encontra facilmente na área urbana de uma cidade grande. Não é somente o silêncio. Tudo é voltado para a sensação de bem-estar: o jardim repleto de bromélias e orquídeas floridas; o restaurante Térèze com vista para o bairro, o Centro e a Baía de Guanabara; o spa cercado de pés de maracujá plantados na sola de pantufas; a piscina que à noite vira sala de cinema mudo.

A beleza também pode ser contemporânea, como nas obras de arte distribuídas pelo hotel. As exposições se movimentam e valorizam os muitos artistas do bairro. Nenhuma visita ao Santa Teresa será igual à anterior. Será sempre surpreendente. Posso garantir, frequento o hotel há anos.

Marluce Balbino/PANROTAS
Suíte
Suíte

A personalidade singular do Santa Teresa combina com a marca MGallery, da Accor. A gigante global da hotelaria francesa reúne sob a bandeira propriedades que mesclam cultura e design local com uma história para contar. No hotel de luxo instalado na antiga fazenda, o café é o fio condutor. O grão está em sacas de juta incorporadas à decoração dos corredores que levam aos quartos. A refeição termina com um delicado chocolate no formato do grão. O pó é polvilhado na versão Santa Teresa do ovo beneditino e, também, nos tratamentos do spa.

Inspirado por ela

Marluce Balbino/PANROTAS
Juliana Dannemann, gerente de Marketing Cluster, e Clarissa Desterro, diretora de Vendas e Marketing Cluster do Santa Teresa MGallery
Juliana Dannemann, gerente de Marketing Cluster, e Clarissa Desterro, diretora de Vendas e Marketing Cluster do Santa Teresa MGallery

Inspired by her. É uma série de serviços pensados por e para mulheres em diferentes hotéis MGallery mundo afora. No Santa Teresa, a frase brilha em neon na entrada do lobby de amplo pé-direito. Conduz o menu atual do Térèze, criado pela chef Luanna Malheiros. Empolga no papo descontraído com a francesa de Marseille Sophie Barbara, gerente do hotel. Tem mais. O café Tassinari, servido em todo o Santa Teresa vem da Fazenda São Francisco, gerenciada por mulheres em São José do Vale do Rio Preto, na Serra Fluminense. A cachaça Magnífica de Faria, com sede na frente de uma das entradas do hotel, é produzida de maneira sustentável na Fazenda do Anil, em Vassouras, destilaria que tem uma mulher no comando.

O prazer de perder as coisas

O Santa Teresa anda com uma queda por letreiros em neon. Outra frase em inglês reluz no clássico carioca Bar dos Descasados: Joy of Missing Out. Mais conhecida por JOMO, significa a alegria de estar perdendo algo, ou, em tradução menos literal, a felicidade de estar em paz sem precisar fazer mil coisas ao mesmo tempo para justificar a existência.

Ou se dedicar a fazer coisas como aula de yoga na piscina ou massagem no spa.

Marluce Balbino/PANROTAS
Netto Moreira, gerente geral do Fairmont Copacabana e do Santa Teresa MGallery
Netto Moreira, gerente geral do Fairmont Copacabana e do Santa Teresa MGallery

A ideia de apostar no JOMO foi de Netto Moreira, gerente geral do Fairmont Copacabana e do Santa Teresa MGallery, as duas propriedades de luxo do grupo Accor no Rio de Janeiro:

“JOMO é a essência do hotel. O Santa Teresa é lugar para se desconectar, é para quem quer estar perdendo o burburinho. É um retiro de bem-estar e um refúgio romântico. Inclusive para viajantes solos que querem se autoconhecer. Um hotel destino que representa Santa Teresa”

Netto Moreira

Netto compara o bairro no Centro carioca com Montmartre, em Paris. Não apenas pelas ladeiras. Principalmente pelos artistas locais, como Carlos Vergara e Zemog, com os quais o hotel faz parcerias. Para reforçar o sotaque francês, o chef executivo Dardillac Jérôme, do Fairmont, em breve vai assumir também a área de Alimentos e Bebidas do MGallery.

“O Térèze será em breve o melhor restaurante francês do Rio”, aposta Netto.

Marluce Balbino/PANROTAS
Área externa
Área externa

O Santa Teresa MGallery tem 44 quartos espaçosos com decorações únicas, máquinas de café expresso e amenidades de banho da L'Occitane au Brésil. As suítes podem ter piano, banheira ao ar livre, ou piano e banheira. Nas paredes, obras de arte contemporânea dialogam com reproduções de gravuras antigas com paisagens do Rio. Conversa boa.

Saiba mais em: https://www.santateresahotelrio.com/pt-br/

Por Carla Lencastre, especial para a Revista PANROTAS

A matéria é parte integrante do Guia de Férias PANROTAS, edição especial para a Abav Expo 2023. Confira, abaixo, a revista na íntegra:


Tópicos relacionados