Bruno Hazov   |   18/09/2023 17:03
Atualizada em 18/09/2023 17:40

Saiba como um hotel deve construir sua presença no Google

Executivos da empresa apresentam todas as ferramentas que ajudam a impulsionar vendas para hotéis


PANROTAS / Emerson Souza
Sanjay Vakil, senior product manager do Google, mostrou as principais ferramentas do buscador para melhorar vendas em hotéis
Sanjay Vakil, senior product manager do Google, mostrou as principais ferramentas do buscador para melhorar vendas em hotéis

Durante o 5º Fórum Nacional de Hotelaria, Sanjay Vakil, senior product manager do Google, realizou uma masterclass sobre ferramentas do Google para hotéis. Vakil ensinou como construir presença no Google, destacando seu empreendimento na rede a partir das ferramentas mais indicadas pela própria empresa.

Com o Google business profile o empresário cria um card com todas as informações relevantes sobre o hotel, como chegar, telefone, horário de funcionamento etc.

O executivo também falou da importância de adicionar várias fotos do empreendimento. Segundo ele, 90% dos hóspedes se baseiam unicamente nas imagens do hotel ao decidir sua hospedagem, sendo a foto do banheiro a mais importante.

Os reviews também são muito relevantes na hora do hóspede se decidir por um estabelecimento. É importante responder aos reviews, quando possível, sejam eles bons ou ruins. A resposta significa que a empresa reservou um tempo para se dedicar ao cliente, mostrando preocupação com sua opinião, seja ela positiva ou negativa. Em caso de reviews negativos, nem sempre é necessário arranjar uma solução para o problema apresentado, mas se mostrar empático ao problema do hóspede, buscando melhorar o serviço no futuro.

A ferramenta Amenities é exclusiva para hotéis e demanda atenção redobrada para que o empreendimento saiba informar corretamente ao usuário que tipo de serviços ele pode esperar, como piscina, spa, restaurantes, entre outras amenidades.

"Não adianta seu hotel possuir uma piscina, ou uma sauna, se você não indica esses serviços em todos os parâmetros que o Google oferece. Se o dono do hotel não indica a existência de uma piscina no perfil business da ferramenta de busca, o hotel não vai aparecer quando o usuário procurar por hotéis com piscina, por exemplo"

Sanjay Vakil, Product Senior Manager na Google

Segurança e confiança

O Google também previne golpes a partir de verificações em diversas etapas. Para tornar essa segurança mais eficaz, o próprio Google pede que todas as unidades do hotel sejam devidamente catalogadas para que ninguém clame ser dono ou filiado de um hotel que não integre uma certa rede.

Um dos pilares fundamentais para o Google é a confiança e, quando há diferença de preço para um mesmo hotel ou se o preço que o Google mostrou for diferente do preço no site do hotel, o usuário deixa de confiar tanto na plataforma quanto no hotel. Segundo Sanjay, quando existe diferença de preços, mesmo que o usuário encontre um preço menor para um quarto, ele perde confiança tanto no Google, quanto no hotel.

Logo após a apresentação de Sanjay, Christinne Ellenberg, global product leader do Google, mostrou como criar uma campanha "Performance Max for Travel Goals" para hotéis, usando todas as ferramentas apresentadas no início da masterclass.

Tópicos relacionados