Da Redação   |   03/10/2023 16:49

Modelo do Airbnb precisa ser reformatado, diz CEO

Brian Chesky aponta que plataforma é como casa que precisa de dez pilares, mas só tem quatro


Pixabay
CEO planeja atualizações na plataforma
CEO planeja atualizações na plataforma

Em entrevista à Bloomberg, o CEO da Airbnb, Brian Chesky, afirmou que o modelo da plataforma de aluguel de casas não funciona mais e já planeja reformulação dos negócios da empresa. Este ano, a empresa enfrentou alguns obstáculos, como manifestações on-line de anfitriões sobre redução das margens de lucro, concorrente Vrbo lançando programa de fidelidade e a rigidez de Nova York sobre aluguéis de curto prazo, praticamente expulsando a Airbnb.

"Precisamos colocar nossa casa em ordem. Precisamos garantir que os anúncios sejam ótimos, que estejamos fornecendo um ótimo atendimento ao cliente e que sejamos acessíveis. E eu disse à nossa equipe que podemos voltar a criar coisas novas e empolgantes assim que consertarmos essa base."

Brian Chesky, CEO da Airbnb

Em meados de setembro, quando ele lançou algumas melhorias no site, parecia que Chesky havia se encontrado em um dilema, preso entre as demandas conflitantes de hóspedes e anfitriões. Entre as principais preocupações: os hóspedes querem gastar menos dinheiro e ter garantia de um produto melhor, enquanto os anfitriões estão preocupados com possíveis quedas nas reservas e em seus resultados financeiros.

As novas melhorias são incrementais e projetadas principalmente para beneficiar os hóspedes. Elas giram em torno de cinco pontos comuns, desde a acessibilidade até o atendimento ao cliente. No lado dos custos, a promessa é mostrar aos consumidores os preços totais por anúncio, incluindo taxas de limpeza transparentes e mais baixas, um assunto de particular irritação, ao mesmo tempo em que fornece aos anfitriões insights que garantem tarifas noturnas competitivas.

Além disso, um novo sistema de verificação de anúncios está reduzindo as chamadas para o serviço ao cliente, identificando e removendo anúncios falsos, e a pesquisa foi aprimorada com novos filtros para camas king-size e casas que aceitam animais de estimação.

"Este ano tem sido o ano de aperfeiçoar nosso serviço principal, com mais de 50 atualizações em maio, cinco atualizações importantes agora e outra série de atualizações chegando em novembro. Espero que até a próxima temporada de viagens seja um serviço materialmente melhor. E então você começará a ver muitas coisas novas do Airbnb", concluiu Chesky.

Com informações da Folha de S. Paulo.

Tópicos relacionados