Artur Luiz Andrade   |   26/04/2023 08:31
Atualizada em 26/04/2023 11:32

BeFly compra STB, uma das maiores redes de agências de intercâmbio do País

São 50 lojas no País e uma na Austrália, com potencial de crescimento também no corporativo

Divulgação
Marcelo Cohen, da BeFly, anuncia compra da STB, de José Carlos Hauer Santos
Marcelo Cohen, da BeFly, anuncia compra da STB, de José Carlos Hauer Santos
A BeFly anuncia a compra majoritária do STB – Student Travel Bureau, rede de agências de viagens de intercâmbio e educação internacionais, com mais de 50 anos de atuação e mais de 50 escritórios no País e um na Austrália.

"A nova aquisição da holding é estratégica para ambas as partes tanto pela capacidade de expansão do negócio, quanto pela complementariedade das duas operações", diz a BeFly em comunicado. A STB continuará sendo gerida por seu presidente, José Carlos Hauer Santos Júnior, e a vice-presidente Christina Bicalho.

"Até o momento, a BeFly não possuía em seu ecossistema uma consultoria de educação, que proporcionasse produtos e serviços que ampliassem as possibilidades de estudantes e profissionais, nas escolhas de seus caminhos para a educação formal e extracurricular em todas as fases da vida. Para isso, o STB é o parceiro ideal que permitirá ao ecossistema acelerar o crescimento do negócio na vertical educação."

Segundo a BeFly, a STB é líder no segmento de educação internacional no País, e possui expertise conquistada ao longo de mais de 50 anos de mercado, e atuação em nível nacional e internacional. Além de curadoria especializada para a oferta dos diferentes cursos e programas e especialistas em educação global que atuam de forma consultiva. "Somado a uma operação financeira e fiscal sólida, sustentável e toda a credibilidade da marca referência em intercâmbio no Brasil."

Para José Carlos Hauer Santos Júnior, presidente do STB, a sinergia entre os negócios impacta positivamente a empresa. “A consultoria de educação internacional passa a ser incorporada a um ecossistema com alta capacidade de expansão e network em diferentes segmentos econômicos, que permitirá levar a nossa oferta de serviços e educação internacional para novos públicos”, explica Hauer.

O CEO da Befly, Marcelo Cohen, acredita que o mercado de intercâmbio está em franca expansão. “Passado o período da pandemia, o País se reposiciona no contexto internacional. As pessoas estão retomando seus projetos anteriores, voltaram a investir na educação internacional com o intuito de realizar o sonho da experiência lá fora. Portanto, construir um currículo global e ampliar as oportunidades de atuação para além do Brasil é importante. Esse é o melhor momento cenário para investir em uma empresa de intercâmbio”, comenta.

MERCADO DE INTERCÂMBIO

Segundo levantamento do STB, a procura de brasileiros interessados em fazer intercâmbio em outros países, seja para curso de idiomas, ensino médio (High School), e até mesmo uma graduação e pós fora do país cresceu 30% em 2022 quando comparado a 2019 - ano antes do início da pandemia de covid-19. Entre os destinos mais procurados ficaram: Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e Irlanda.

Existe uma perspectiva de crescimento na busca por intercâmbio em geral, seja para idiomas, high school, graduação, pós e extensão. Em paralelo, as corporações também vão dar atenção ao tema educação internacional incentivando treinamentos corporativos que possam acelerar a competitividade em escala global. “Conectar essas duas bandeiras, BeFly e STB, permitirá sinergias nas operações, ganho de eficiência operacional e reflete no crescimento sustentável dos dois negócios”, finaliza Cohen.

Fundado em 1971, o grupo STB está presente em todo o país, com 50 escritórios nacionais e um na Austrália embarcando, em média, 30 mil a 50 mil estudantes brasileiros por ano. O STB trabalha com especialistas em educação global e tem parceria com algumas das mais importantes instituições de ensino do mundo, além de ser recrutador exclusivo dos programas de trabalho da Walt Disney World Company na América Latina e única empresa brasileira parceira do New York Times Education.

Com o compromisso de facilitar o acesso dos brasileiros à educação internacional, o STB patrocina o Global Access Through Education (GATE), plataforma brasileira que reúne conteúdos e promove palestras e masterclasses de instituições de ensino globais, além de apoiar projetos como a ONG Gerando Falcões.

Tópicos relacionados