Filip Calixto   |   20/01/2020 14:11
Atualizada em 20/01/2020 14:28

MSC amplia parceria e plano de expansão para 2030

O novo acordo prevê, entre outras coisas, na assinatura de novos contratos para a construção do terceiro e quarto navios da geração MSC World Class, movidos a GNL.

MSC Cruzeiros
O acordo ampliado prevê, entre outras coisas, na assinatura de novos contratos para a construção do terceiro e quarto navios da geração MSC World Class
O acordo ampliado prevê, entre outras coisas, na assinatura de novos contratos para a construção do terceiro e quarto navios da geração MSC World Class
Em cerimônia realizada hoje (20) no Palácio de Matignon, a residência oficial do primeiro-ministro francês, a MSC Cruzeiros comunicou a ampliação da parceria que tem com o Chantiers de l'Atlantique. O acordo ampliado prevê, entre outras coisas, na assinatura de novos contratos para a construção do terceiro e quarto navios da geração MSC World Class, movidos a GNL. Essa embarcações tem previsão de entrega para 2025 e 2027. Esses navios têm como trunfo o fato de funcionarem por GNL, combustível que, se comparado ao combustível marítimo padrão, reduz as emissões de enxofre e particulados em 99%, as emissões de NOx em 85% e as emissões de CO2 em 20%.

O primeiro dos dois navios que já constavam no primeiro acordo entre as duas empresas está atualmente sob construção no estaleiro Chantiers de l'Atlantique, em Saint-Nazaire, e entrará em serviço em 2022. Com 205 mil GT, ele se tornará a maior embarcação operada por uma linha de cruzeiros europeia, bem como o primeiro navio de cruzeiro movido a GNL construído na França.

Na ocasião do anúncio da ampliação da parceria, estiveram presentes o primeiro ministro da França, Édouard Philippe; o fundador e presidente executivo do grupo MSC, Gianluigi Aponte; o presidente executivo da MSC Cruzeiros, Pierfrancesco Vago; e o gerente geral o Chantiers de l'Atlantique, Laurent Castaing.

Os contratos gerados pela parceria representam investimento de capital da MSC Cruzeiros superior a € 2 bilhões, que deverão gerar 14 milhões de horas de trabalho adicionais, totalizando mais de 2,4 mil empregos de período integral nos próximos três anos e meio. A assinatura de hoje também permite que o estaleiro comece a trabalhar com os fornecedores e subcontratados envolvidos nos projetos.

A reunião no Palácio de Matignon também serviu para a assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) para o desenvolvimento de uma nova classe de navios de cruzeiro movidos a GNL para operar sob a marca MSC Cruzeiros. Para este projeto, a MSC Cruzeiros, o estaleiro e outros parceiros se concentrarão no desenvolvimento de tecnologias ambientais emergentes, em linha com a visão da IMO para 2030 e 2050. Os quatro navios desta nova classe representam um investimento de capital superior a € 4 bilhões e 30 milhões em horas de trabalho para o estaleiro, fornecedores e subcontratados envolvidos no projeto.

Em um segundo MOU, a MSC Cruzeiros em parceria com o Chantiers de l'Atlantique prevê o desenvolvimento de outro conceito inovador para uma classe de navios, com o qual eles explorarão oportunidades que a energia eólica e outras tecnologias avançadas poderiam trazer para o transporte de passageiros.

Os três acordos assinados representam investimento superior a € 6,5 bilhões de euros na economia francesa.

No pronunciamento feito no evento, o presidente Executivo da MSC Cruzeiros comentou que os acordos assinados hoje estendem o plano de investimentos até 2030. "Eles resultam de uma parceria excepcional com Chantiers de l'Atlantique, que já entregou 15 navios de cruzeiro altamente inovadores nas últimas duas décadas e verá muitos outros navios ganharem vida nas docas de Saint-Nazaire nos próximos dez anos. Eles também confirmam o compromisso deste setor com a sustentabilidade, ajudando a indústria nacional francesa a se posicionar como líder mundial no desenvolvimento de tecnologias de última geração e outras soluções", afirma.

A MSC Cruzeiros garante ainda que está fortemente comprometida em alcançar um futuro de impacto zero, investindo no desenvolvimento acelerado de novas soluções de energia e tecnologias ambientais que permitirão isso. Em 1 de janeiro de 2020, a corporação se tornou a primeira grande companhia de cruzeiros a alcançar operações neutras em carbono de sua frota. Como a tecnologia ambiental mais avançada de hoje, por si só, é insuficiente, enquanto trabalha para minimizar e reduzir continuamente sua pegada ambiental, a MSC Cruzeiros está compensando todas as emissões de CO2 de sua frota.

NO FÓRUM PANROTAS
O CEO da MSC Cruzeiros, Gianni Onorato, é mais um dos palestrantes confirmados para a 18ª edição Fórum PANROTAS, que acontece nos dias 17 e 18 de março, na Fecomercio-SP, em São Paulo.

Com mais de 30 anos de experiência na indústria de cruzeiros, desde 2013 Onorato lidera os negócios da armadora a partir de sua sede global em Genebra, na Suíça, reportando-se ao Conselho de Administração e ao presidente executivo.

Em sua palestra, o executivo abordará as tendências globais em entretenimento e cruzeiros e trará seu aprofundado conhecimento sobre o setor.

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