Filip Calixto   |   05/01/2024 14:29

MSC World Europa inaugura abastecimento com energia proveniente de terra

Embarcação atracou no porto de Valeta, em Malta, para utilizar a nova tecnologia

Divulgação/MSC Cruzeiros
A partir de agora, o MSC World Europa irá se conectar a essas instalações elétricas, enquanto faz escala em Valeta
A partir de agora, o MSC World Europa irá se conectar a essas instalações elétricas, enquanto faz escala em Valeta

Inaugurado no final de 2022 e desde abril de 2023 navegando pela Europa, o MSC World Europa estreou uma nova modalidade de abastecimento dentro da operação da companhia. A embarcação atracou no porto de Valeta, em Malta, para utilizar uma nova tecnologia que permite que o equipamento se conecte à rede elétrica local, sem a necessidade de manter o motor do navio funcionando, o que elimina emissões diretas enquanto a embarcação está atracada no porto. Dessa maneira o navio segue funcionando sendo reabastecido por energia limpa na primeira instalação operacional de energia proveniente de terra no Mediterrâneo.

A novidade faz parte do movimento que companhia se comprometeu em nome do uso de energia proveniente de terra onde quer que esta tecnologia esteja disponível. A meta da MSC Cruzeiros é ter operações com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.

A MSC realizou os primeiros testes para este tipo de abastecimento e operação há cerca de um ano, em Valeta, e a experiência adquirida contribuiu para refinar o processo para a implementação da energia proveniente de terra. A partir de agora, o MSC World Europa irá se conectar a essas instalações elétricas, enquanto faz escala em Valeta. O navio fará escala no destino todas as semanas, durante todo o próximo ano e em 2025.

Desde 2017, todos os novos navios da frota da empresa possuem o sistema de energia proveniente de terra e já estão em andamento, os planos para a modernização dos outros navios. A companhia conseguiu aumentar o número de escalas em portos que já utilizam a energia proveniente de terra à medida que mais portos começam a adotar essa tecnologia. A histórica conexão em Valeta segue as recentes conexões bem-sucedidas ocorridas no Norte da Europa – incluindo Warnemünde, na Alemanha, os portos noruegueses de Bergen, Aalesund e Haugesund, e Southampton, no Reino Unido. No início deste ano, a MSC Cruzeiros inaugurou a nova instalação de energia proveniente em terra em Kiel, na Alemanha.

A armadora pretende adicionar pelo menos 15 novos portos ao seu plano de energia proveniente de terra entre 2024 e 2026, concentrando-se em uma série de portos na Itália, incluindo Gênova, La Spezia, Civitavecchia, Nápoles e Trieste, bem como em portos de Barcelona, Hamburgo, Valência, Marselha, Copenhague e o novo terminal de cruzeiros em Miami, que será inaugurado no próximo ano. A MSC Cruzeiros reconhece a importância da colaboração com portos e regiões para alcançar práticas marítimas sustentáveis. A companhia assinou um Memorando de Entendimento (MOU) para melhorar as instalações de energia proveniente de terra na região do Mar Báltico, e compromissos semelhantes estão sendo assumidos com outros portos do Mar Mediterrâneo.

O MSC World Europa foi o primeiro navio da MSC Cruzeiros movido a gás natural liquefeito (GNL). Como um dos maiores navios de cruzeiro com melhor desempenho a operar no mundo em termos de emissões de CO2eq por passageiro, a embarcação representa um grande passo em frente na jornada da empresa marítima, no sentido de alcançar zero emissões líquidas até 2050. O MSC World Europa também está entre os primeiros navios de cruzeiro contemporâneos a incorporar tecnologia de célula de combustível de óxido sólido, com testes experimentais mostrando resultados muito promissores.

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