Da Redação   |   09/12/2019 13:18

Vulcão em ilha turística da Nova Zelândia entra em erupção

A erupção de um vulcão na ilha White deixou cinco pessoas mortas e 18 feridas nesta segunda-feira (9). Cerca de 50 pessoas visitavam o local no momento da explosão.


Folha de S. Paulo/Michael Schade
O vulcão expeliu uma espessa fumaça branca de 3,6 km, que podia ser vista a quilômetros de distância
O vulcão expeliu uma espessa fumaça branca de 3,6 km, que podia ser vista a quilômetros de distância
Cinco pessoas morreram e 18 ficaram feridas após a erupção de um vulcão na ilha White, nesta segunda-feira (9). De acordo com a Folha de S. Paulo, a erupção ocorreu às 14h11 (22h11 de domingo no horário de Brasília), lançando uma coluna de cinzas espessa de 3,6 km no ar. No momento da explosão, cerca de 50 pessoas visitavam a ilha turística, localizada a cerca de 50 km da costa da baía turística de Plenty, na ilha norte do país.

Foram encontrados mortos quatro turistas e um piloto que haviam visitado a ilha de helicóptero. Segundo a polícia, 18 pessoas ficaram feridas e um grupo de pelo menos dez pessoas ainda não foi encontrado. Todos os sobreviventes, incluindo turistas estrangeiros, foram levados para o continente em embarcações turísticas.

De acordo com a agência governamental GeoNet, o vulcão da Ilha White é o mais ativo arquipélago da Nova Zelândia. No entanto, a Agência Nacional de Gerenciamento de Situações de Emergência declarou que a erupção foi moderada.

Tópicos relacionados