Marcel Buono   |   19/02/2020 17:01
Atualizada em 19/02/2020 17:08

Prefeitura do Rio prevê quase 500 mil pessoas no sambódromo

A capacidade diária das arquibancadas e camarotes da Marquês de Sapucaí é de 70 mil pessoas

DA AGÊNCIA BRASIL

A prefeitura do Rio de Janeiro espera receber quase 500 mil pessoas nos seis dias de desfiles no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, localizado na região central da cidade. A capacidade diária das arquibancadas e camarotes é de 70 mil pessoas e, na próxima sexta-feira, as alegorias começam a se deslocar em sua direção.

As informações foram dadas pelo secretário de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos do Rio, Felipe Michel, durante coletiva para anunciar a operação de órgãos públicos como o Centro de Operações Rio, as secretarias municipais de Transportes, de Ordem Pública, de Saúde e da Fazenda, assim como a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), a Guarda Municipal e o MetrôRio.

Marluce Balbino
O grupo especial do carnaval carioca conta com 13 escolas de samba
O grupo especial do carnaval carioca conta com 13 escolas de samba
Além da Passarela do Samba, haverá programação de carnaval na estrada Intendente Magalhães, na zona norte, no Terreirão do Samba, e em 76 palcos espalhados pela cidade. Os blocos e megablocos também estarão presentes.

Segundo o chefe do Centro de Operações Rio, Alexandre Cardeman, há maior preocupação em monitorar o entorno do sambódromo para fazer o deslocamento dos carros alegóricos. “É uma operação muito complicada que vai até a Quarta-Feira de Cinzas”, comentou. De acordo com ele, serão montados gabinetes de apoio à Operação Carnaval e de tomada de decisões na Sapucaí, o que possibilitará a integração entre diversos órgãos.

A Secretaria Municipal de Saúde terá sete postos no sambódromo, contando com 32 leitos dos quais oito serão de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No total, 125 profissionais de saúde trabalharão no local, enquanto 15 ambulâncias serão utilizadas diariamente.

TEMPO E TRANSPORTE
Segundo o Centro de Operações Rio, há previsão de chuva moderada a forte para sexta-feira e sábado. No domingo, a previsão é de chuva fraca a moderada. A recomendação é levar capa de chuva, não enfrentar alagamentos e usar transporte público para chegar ao sambódromo.

Já o MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento durante o carnaval. Os trens circularão sem interrupção a partir das 5 horas de sexta-feira até as 23h59 da terça-feira. A partir das 5 horas de sábado até às 23h59 de terça-feira, as composições da Linha Dois farão o trajeto direto entre a estação Pavuna e a estação General Osório, não havendo a necessidade de transferência na estação Estácio.

Tópicos relacionados