Karina Cedeño   |   13/07/2022 12:38
Atualizada em 13/07/2022 12:41

Brasil já recebe mais de 1 milhão de turistas estrangeiros

O número comprova a retomada do setor após dois anos de restrições com a pandemia


Crédito: Luciola Vilella/MTUR
O Cristo Redentor continua sendo um dos pontos turísticos mais visitados no Brasil
O Cristo Redentor continua sendo um dos pontos turísticos mais visitados no Brasil
O Brasil recebeu mais de um milhão de visitantes estrangeiros nos primeiros cinco meses deste ano. No total, 1.092.579 pessoas com visto de turista chegaram ao País nesse período, o que revela a força da retomada do setor após dois anos de restrições impostas pela pandemia de covid-19. Os dados são do Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal.

Os números vêm se superando mês a mês. Até abril, por exemplo, 962 mil pessoas haviam desembarcado no Brasil com visto de turista, número 60% superior a todo o ano de 2021, quando apenas 596,7 mil estiveram no País. Já em maio, o número foi de 129.744 visitantes e a barreira de mais de 1 milhão de turistas estrangeiros foi superada novamente, o que não ocorria desde 2020, ano em que 1,8 milhão de pessoas entraram no País com visto de turista.

“É com entusiasmo que recebemos essa grande notícia. Em apenas cinco meses, dobramos o número de visitantes estrangeiros em relação a todo o ano de 2021. Estamos confiantes de que com a promoção dos nossos destinos vamos voltar o mais rápido possível ao nível de 2019”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

A entidade tem investido em iniciativas para promover o Brasil em mercados estratégicos pelo mundo. Ao menos cinco campanhas publicitárias foram programadas para serem veiculadas em 2022. No primeiro semestre, duas peças promoveram o Brasil Nos Estados Unidos: “Brazil is visa-free, come visit!”, veiculada entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022, e “Visit Brasil. A WOW Experience”, em junho de 2022. Já na América do Sul, a campanha ostentou a temática “¡Uno, dos, tres, Brasil!”, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Para o segundo semestre, estão previstas campanhas de promoção na Europa e na América Latina.

Por fim, a partir de uma parceria com o Sebrae, a Embratur tem realizado uma série de ações para incrementar a divulgação do Brasil no Exterior, como participação nas principais feiras internacionais, organização de roadshows e famtours com operadores, agentes e associações do setor, entre outras iniciativas.


Crescimento da malha aérea internacional
A malha aérea internacional do Brasil também cresceu significativamente em maio de 2022 e já representa 74,36% da capacidade que havia em 2019. Os dados captados pela Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que o número de voos mensais chegou a 3.547, um aumento de 312,89% em relação ao mesmo mês de 2021.

Ainda de acordo com a Anac e companhias aéreas, de janeiro a maio foram criados ou retomados 84 voos internacionais, além de 36 frequências adicionais que entraram em operação. Até fevereiro do ano que vem, há previsão de acréscimo de 122 voos, com origem de 17 países diferentes, além de outras 48 frequências a mais.


Tópicos relacionados