Da Redação   |   11/11/2022 11:12
Atualizada em 11/11/2022 11:16

RIW: Pão de Açúcar terá tirolesa de 400m de altura em 2023

Parque Bondinho Pão de Açúcar confirmou a inauguração de uma tirolesa de 400m de altura para 2023

Por Carla Lencastre, especial para a PANROTAS

A Rio Innovation Week continua movimentando o Píer Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, com novidades em todas as áreas, inclusive no Turismo. Nesta quinta-feira (10) terceiro dia da feira de negócios em inovação e tecnologia, o Parque Bondinho Pão de Açúcar confirmou a inauguração de uma tirolesa de 400 metros de altura, com previsão de abertura em 2023, no final da alta temporada, ligando o Morro do Pão de Açúcar (o mais alto) ao Morro da Urca.

PANROTAS / Marluce Balbino
Ana Lucia Selvatici, diretora de negócios do Parque Bondinho, empresa privada que administra o teleférico e o parque do Pão de Açúcar
Ana Lucia Selvatici, diretora de negócios do Parque Bondinho, empresa privada que administra o teleférico e o parque do Pão de Açúcar
"A tirolesa está oficialmente aprovada e deve ser inaugurada em março de 2023”, disse à PANROTAS Ana Lucia Selvatici, diretora de negócios do Parque Bondinho, empresa privada que administra o teleférico e o parque do Pão de Açúcar, na Zona Sul do Rio.

Em um painel na TurisTech Zone, área da feira dedicada ao Turismo, Ana Lucia detalhou o projeto, que foi apresentado à Prefeitura no final de maio: “Serão quatro linhas paralelas ligando o topo dos dois morros. Vamos começar com as pessoas sentadas, uma em cada linha. Mas adiante teremos cadeira duplas. No futuro, oferecemos também o voo estilo Superman. E haverá uma área específica para os medrosos assistirem aos voos de camarote.”

O "voo" terá 750 metros de extensão, velocidade de 100 km/h e duração de 51 segundos. Não será a tirolesa mais longa nem a mais rápida do mundo, mas tem tudo para concorrer ao título de "a mais bonita". Ana Lucia contou que a ideia do projeto surgiu em 2017 e, desde o início, a tirolesa do Pão de Açúcar foi pensada para ser integrada à natureza.

"É um projeto inovador e orgânico do Escritório Índio da Costa, no qual não removemos uma única árvore. A passarela de acesso à tirolesa, encravada na pedra e com vista para a Baía de Guanabara em um dos pontos mais altos do Rio, já será uma experiência em si. Teremos também um novo mirante na área de desembarque da tirolesa, no Morro da Urca".

O Pão de Açúcar hoje é muito mais do que um cartão-postal e uma viagem de bondinho, como ressaltou Ana Lucia: “Durante a pandemia, os moradores do Rio redescobriram o parque. Desde a década de 1980 que cuidamos do reflorestamento e da conservação da Mata Atlântica no Morro da Urca, e adotamos a Unidade de Conservação local. Temos um programa socioeducativo que este ano levou dez mil alunos de escolas públicas para ter aulas de ecologia no parque. Para 2023, dobramos a meta e pretendemos atender 20 mil estudantes. Em números absolutos, já estamos recebendo mais visitantes do que em 2019.

A inauguração da tirolesa faz parte das comemorações do aniversário do Bondinho do Pão de Açúcar, que acaba de completar 110 anos. Também como parte da celebração da data redonda, a empresa lançou um projeto de aceleração de startups de Turismo, entretenimento e mídia, o 110Ventures. Depois de apresentar a tirolesa ao público da TurisTech Zone, Ana Lucia participou de um painel com Moises Swirski, CEO da MSW Capital, investidor parceiro do Parque Bondinho Pão de Açúcar no programa de impulsionamento de startups, e Renata Franco, CEO da Pinguim, uma das turistechs que faz parte do projeto da 100Ventures. Os três debateram a importância de novos investimentos em equipamentos turísticos.

"Investimos em negócios na fase inicial”, explicou Moises. “Na MSW temos dois tipos de clientes: as empresas que buscam oxigenar seus programas de inovação, e as startups que estão começando a encontrar seus clientes".

Ana Lucia destacou que o Bondinho Pão de Açúcar é um exemplo de que inovação não tem idade: "O bondinho é centenário, mas traz a inovação no DNA, desde a sua criação. Porém, não é fácil inovar sozinho, somente dentro da empresa. Por isso, estamos em busca de novas parcerias para acompanhar todas as transformações pelas quais o turismo está passando".

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