Da Redação   |   08/03/2023 13:54
Atualizada em 08/03/2023 22:17

Veja como a oferta turística de Fortaleza melhorou em 6 anos

Secretário Alexandre Pereira fala sobre as conquistas de sua gestão durante o 20º Fórum PANROTAS

Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS

O segundo dia do Fórum PANROTAS começou com uma emocionante homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Logo depois, foi a vez de Fortaleza encantar o público, que lotava logo cedo o Golden Hall do WTC Events Center, com um novo filme de promoção turística feito especialmente para ser lançando no evento, realizado em São Paulo nos dias 7 e 8.

PANROTAS/Gute Garbelotto
Alexandre Pereira, há seis anos secretário de Turismo da capital cearense
Alexandre Pereira, há seis anos secretário de Turismo da capital cearense
O vídeo, aplaudido com entusiasmo pela plateia, foi apresentado por Alexandre Pereira, que há seis anos é secretário de Turismo da capital cearense e fez parte do grupo de transição do governo Lula. A peça é parte da campanha “Vem fortalezear”, lançada em 2022, que promove uma Fortaleza muito além de sol, mar e caranguejo. Águas mornas banham a cidade, o sol brilha quase o ano todo e os caranguejos desafiam os turistas. Mas a capital pretende oferecer mais, como o secretário destacou depois em uma entrevista para o Portal PANROTAS:

“Praias ensolaradas com águas quentes e frutos do mar têm em todo o Nordeste e no Caribe. Fortaleza tem isso, claro, mas aqui há cultura, design, gastronomia refinada e história.”

Pereira contou que sua prioridade como secretário tem sido qualificar a oferta turística, tornando a cidade melhor para o morador e o visitante, e não apenas promovê-la:

“A minha equipe entendeu que era preciso qualificar o destino, porque o turista não volta se não encontrar o que foi prometido. Resolvemos fazer um trabalho forte de qualificação, e não só de infraestrutura, mas, também, de mão de obra local. Requalificamos a Avenida Beira-mar. As obras terminaram ano passado e hoje posso dizer que a orla está mais bonita do que a do Rio de Janeiro. A pandemia nos ajudou a fazer o fortalezense aproveitar sua própria cidade, que está mais segura. O sentimento de pertencimento cresceu muito, há um orgulho de ser fortalezense. As pessoas de maior poder aquisitivo, que só usavam a orla para correr, agora levam seu espumante para a praia, como acontece no Rio. E a praia continua democrática.”

PRAIA DE IRACEMA
O próximo passo da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) será a requalificação da infraestrutura da Praia de Iracema, um dos cartões-postais, que tem um premiado projeto social de praia acessível para cadeirantes. Como parte do plano de renovação, há alguns anos a sede da Setfor ocupa o Estoril, no mesmo bairro, construção histórica restaurada. As obras na orla devem estar concluídas para o verão de 2024. Fora do Centro, a maioria das barracas na Praia do Futuro foi renovada durante a pandemia, e muitas sofisticaram seus serviços.

BARRA DO CEARÁ
Outra área litorânea requalificada pela Setfor foi Barra do Ceará, na divisa de Fortaleza com Caucaia, onde fica a Praia de Cumbuco. Hoje, segundo o secretário, Barra do Ceará é ponto de iniciantes no kitesurf, com cinco escolas que empregam moradores das comunidades:

“Dá para ir de Fortaleza para Cumbuco em um mar flat. Já os mais experientes preferem a Praia do Futuro. Como parte da renovação da orla, surgiram escolas de vários outros esportes náuticos, além do kitesurf, como canoa havaiana e stand up paddle, sempre empregando mão de obra local. Um dos nossos objetivos é inserir as comunidades no turismo. É fundamental para o desenvolvimento econômico e social, para a segurança da cidade.”

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Todos os projetos da Setfor estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, principalmente o ODS 8, de promoção de trabalho decente e desenvolvimento econômico, e o ODS 9, de inovação e infraestrutura. Dentro da secretaria há uma Observatório do Turismo, que monitora o impacto do setor na cidade de acordo com o ODS 12, de consumo e produção responsáveis.

ESCOLA DE TURISMO
A secretaria mantém uma Escola de Turismo permanente, fornecedora de mão de obra para hotéis, bares e restaurantes da cidade. E há uma preocupação em formar pessoas bilíngues, que possam atender aos estrangeiros que visitam a cidade. Em abril, Alexandre Pereira pretende ir a Angola, numa tentativa de aproximar Fortaleza do continente africano. A iniciativa está alinhada com um dos novos objetivos da Embratur, de estimular o afroturismo.

ROTAS GASTRONÔMICAS
A Setfor criou recentemente rotas gastronômicas, para tentar manter na cidade no fim de semana os visitantes de negócios de maior poder aquisitivo. Entre os equipamentos culturais, o secretário destacou o Museu da Imagem e do Som do Ceará, um investimento de R$ 80 milhões do governo do Estado, reaberto há menos de um ano. Alexandre Pereira ressaltou que, mesmo com tantas novidades, Fortaleza continua sendo uma cidade festeira.

“Nosso réveillon dura duas noites, com infraestrutura da Prefeitura e atrações patrocinadas pela iniciativa privada. Posso dizer que Fortaleza tem o maior réveillon do País”, brincou.

O Fórum PANROTAS 2023 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac, com patrocínio do Sebrae Nacional, e também de Accor, Ancoradouro, Aviva, Bee2Pay, Befly, BWH Hotel Group, Clickbus, Copastur, Coris, CVC Corp, Delta Air Lines e Latam Airlines, Disney Destinations, Elo, ETS, Gol Air France-KLM, Grand Palladium, Grupo Cataratas, Grupo Decolar, Grupo Leceres, Grupo R1, GTA, Iberostar, Localiza&Co, Maceió CVB/Sedetur Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mondiale, Movida, Omnibees, Royal Palm Hotels and Resorts, Sabre, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Tes Cenografia, Tour House, ViagensCorp, ViagensPromo, Visit Argentina e Visite São Paulo.

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