Da Redação   |   24/04/2023 11:56

Rio registra arrecadação recorde de ISS de Turismo em fevereiro

Carnaval 2023 fez a Prefeitura do Rio de Janeiro arrecadar R$ 25,7 milhões em impostos sobre serviços

Pixabay
Mês de abril é importante para a economia do município
Mês de abril é importante para a economia do município
O Carnaval 2023 fez a Prefeitura do Rio arrecadar R$ 25,7 milhões em impostos sobre serviços (ISS) relacionados ao Turismo. Foi o melhor resultado para o mês de fevereiro desde o início da série histórica da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento (SMFP), iniciada em janeiro de 2011. Esta foi a segunda maior arrecadação de ISS de Turismo do município, atrás apenas da Copa do Mundo de 2014, que teve a final no Maracanã e que rendeu R$ 26,1 milhões, apenas 1,7% acima de fevereiro deste ano.

Os dados foram compilados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS), em parceria com a Riotur. O secretário Chicão Bulhões destaca o resultado de fevereiro. “Na comparação com último Carnaval realizado antes da pandemia, em 2020, a arrecadação de fevereiro foi 30,8% maior. E foi 40,9% superior à registrada em fevereiro de 2022, quando os desfiles das Escolas de Samba foram transferidos para abril, por causa da variante ômicron, da covid-19. Além disso, no ano passado, não houve o carnaval de rua, com os blocos oficiais”.

Os números estão em linha com o Carnaval de Dados, publicação elaborada também pela SMDEIS, em parceria com a Riotur e a Fundação João Goulart (FJG), que aponta a festa do Momo como o maior evento turístico do Rio, seguido pelo Réveillon. Comparando as duas últimas grandes festas, que atraem todos turistas de todo o mundo, o Carnaval 2023 arrecadou, em ISS de turismo, 47,3% mais que a virada do ano de 2022.

“É gratificante constatar que o Carnaval 2023 deixou números acima dos esperados. A Riotur trabalhou em parceria com diversos órgãos da Prefeitura para que a festa fosse um sucesso. O retorno é o fruto desse alinhamento, e ratifica a importância do Carnaval para a economia carioca”, destaca Ronnie Costa, presidente da Riotur.

FERIADOS EM ABRIL

DA AGÊNCIA BRASIL
O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) de Turismo pode fechar o mês de abril com arrecadação de R$ 16,6 milhões no município do Rio de Janeiro. A estimativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação e da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) é baseada no número de feriados do mês: a Sexta-Feira da Paixão (7) e o Dia de Tiradentes (21), que são nacionais, e o Dia de São Jorge (23), feriado estadual.

Pelos cálculos da secretaria e da Riotur, o total estimado é 15% superior à arrecadação obtida em 2019, último ano antes da pandemia de covid-19. O estudo especial Economia do Turismo no Rio, desenvolvido pela secretaria, indica que o mês é importante para a economia do município e representa 8,9% de toda a arrecadação do ISS Turismo ao longo do ano.

“A vinda de turistas para o Rio tem um impacto incrível na economia. Falamos aqui de quase R$ 17 milhões só em abril com arrecadação de ISS. Isso representa quase 10% da arrecadação do ano de ISS dos turistas. O Rio de Janeiro já tem uma geografia que ajuda muito essa atração, e a Riotur tem feito um papel de potencializar e de ajudar a divulgar as coisas que acontecem no Rio de Janeiro”, disse o presidente da empresa, Ronnie Costa, à Agência Brasil.

Os dados indicam que, em abril de 2019, o Rio arrecadou R$ 14,4 milhões com impostos ligados ao Turismo. O valor caiu nos dois anos seguintes, quando a economia sofreu os impactos da pandemia, principalmente no setor. Em 2020, a arrecadação atingiu R$ 7,2 milhões e, em 2021, ficou em R$ 5,5 milhões, volumes bem mais baixos que o estimado para este ano.

No ano passado, a situação foi diferente. Com a incidência da covid-19 mais controlada, houve carnaval fora de época, com a transferência dos desfiles das escolas de samba para abril. Dados coletados na Passarela do Samba, para a publicação Carnaval de Dados, elaborada pela secretaria, em parceria com a Fundação João Goulart e a Riotur, mostraram que o perfil do público dos desfiles era composto na maioria por brasileiros. Entre eles, 68,8% de moradores da região metropolitana do Rio de Janeiro, 25,4% de turistas nacionais e 5,8% de turistas estrangeiros.

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