Laura Enchioglo   |   30/08/2023 10:45
Atualizada em 30/08/2023 10:49

Furacão Idalia atinge costa da Flórida nesta quarta (30)

Tempestade, classificada como extremamente perigosa alcançou Keaton Beach, no Norte do estado

Wikicommons
Furacão Idalia atingiu categoria 4, mas perdeu força antes de chegar à Flórida
Furacão Idalia atingiu categoria 4, mas perdeu força antes de chegar à Flórida

A região da Flórida está em alerta nesta semana com o furacão Idalia, que chegou à costa do estado norte-americano nesta quarta-feira (30). A tempestade de categoria 3, "extremamente perigosa", atingiu Keaton Beach, na região de Big Bend, às 7h45 no horário local, conforme informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).

Durante a madrugada desta quarta, o furacão atingiu "uma intensidade extremamente perigosa de categoria 4" na escala de ventos Saffir-Simpson de cinco níveis, informou o NHC. Ainda assim, ao chegar à Flórida, perdeu força e caiu para categoria 3, mas com ventos superando 200 quilômetros por hora.

O governador Ron DeSantis havia declarado estado de emergência em 46 condados da Flórida, a maioria na parte Norte do Estado.

Tampa também está sob alerta, e com a chegada do Idalia à costa, a região próxima ao oceano se encontra alagada, conforme informou a NBC. Vinte milhões de moradores podem ser afetados, segundo o Centro Nacional de Furacões.

Os danos causados pelas tempestades podem se estender por cerca de 320 quilômetros ao longo da costa oeste da Flórida, passando pela área de Tampa Bay. Já a região de Big Bend pode sofrer ondas de tempestade de 3,6 a 5,6 metros, de acordo com a Unidade de Tempo e Clima da NBC News.

Aeroporto de Tampa segue fechado

O Aeroporto Internacional de Tampa está fechado desde terça- feira (29). Segundo o FlightAware, mais de 1 mil voos para os Estados Unidos foram cancelados ou atrasados.

No total, 790 voos de ou para os EUA foram cancelados e 523 foram atrasados, sendo o Aeroporto Internacional de Tampa o mais afetado, informou o site de rastreamento.


Com informações da Reuters, NBC e CNN.

Tópicos relacionados