Artur Luiz Andrade   |   14/09/2023 11:30
Atualizada em 14/09/2023 12:03

Gerente do Valle Nevado compara brasileiro a poodle; destino pede desculpas

Complexo de esqui do Chile reiterou a importância do visitante brasileiro há mais de 30 anos


Divulgação
Valle Nevado Ski Resort
Valle Nevado Ski Resort

Em entrevista à Revista Veja, o gerente de Operações Hoteleiras do Valle Nevado Ski Resort, Rodrigo Côrtes, falou da importância do mercado brasileiro para os hotéis da estação de esqui chilena, representando 60% das reservas do destino. Mas criticou o comportamento dos visitantes do Brasil, comparando-os aos poodles:

“O brasileiro parece um poodle, é muito bravo, mas nem tanto. Isso acontece com vocês. Ficam bravos, falam, mas, se falamos que vamos chamar a polícia, aí param, acaba a valentia. São bravos com o garçom, com a recepcionista. Mas quando chega alguma autoridade param”, disse ele à Veja.

Rodrigo Côrtes

Côrtes também reclamou do comportamento dos hóspedes brasileiros em Valle Nevado em relação a horários e reservas:

“O café da manhã começa às 7h, o turista americano já está na porta às 6h45. Encerramos o café às 10h. O brasileiro costuma chegar às 10h15, batendo na porta, gritando para abrirmos. Não gostam de normas para nada. A gente diz: “Senhor, sua reserva é às 19h”, eles chegam às 21h30. Esse comportamento é bem brasileiro. É uma cultura diferente, alegre, menos quadrada. Mas querem desfrutar de tudo sem horários.”

O gerente diz que Valle Nevado é como um segundo Brasil. “Nos restaurantes só se escuta falar português. E falam alto. A cultura brasileira é muito mais alegre, como a dos italianos, dá para notar a presença. Nós, chilenos, somos mais calmos e recatados”, continua o executivo de Valle Nevado.

Valle Nevado, que, segundo a revista chegou ao fim de seu processo de recuperação judicial, pertence ao grupo americano Mountain Capital Partners (MCP), que também administra resorts de esqui no Colorado e em Utah, nos Estados Unidos.

Pedido de desculpas

Para o gerente geral de Valle Nevado, Ricardo Margulis, as palavras de Côrtes não representam os valores do Valle Nevado, destino que tem uma relação histórica com os visitantes brasileiros.

"Pedimos desculpas a todos que se sentiram ofendidos com as declarações e reiteramos que estas não representam a opinião que temos dos brasileiros, público que há mais de 30 anos é considerado fundamental para nós", completou Margulis.

Ricardo Margulis

Rodrigo Cortés continua no cargo de gerente de Operações do Valle Nevado.

Valle Nevado também enviou uma nota à Veja, pedindo desculpas pela declaração polêmica de seu diretor.

“Conceitos utilizados por um de nossos executivos não representam, nem nunca representaram a opinião que temos sobre os brasileiros, que há mais de 30 anos consideramos parte fundamental da família Valle Nevado”, diz parte do comunicado à Veja.

Com informações do Ladevi.

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