Victor Fernandes   |   18/10/2023 20:57
Atualizada em 18/10/2023 21:10

Fortaleza destaca seu potencial como Destino Turístico Inteligente

Secretário de Turismo Alexandre Pereira participou de masterclass na Unifor para abordar o assunto

PANROTAS / Emerson Souza
Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza
Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza

Na noite desta quarta-feira (18), a Universidade de Fortaleza (Unifor) recebeu Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza e professor da pós-graduação em Negócios Turísticos da Unifor, em masterclass chamada "O Novo Turismo" para os alunos e interessados na pós-graduação. Entre os temas, o evento discutiu o papel do poder público como mobilizador de programas e políticas de impulsionamento em inovação como foco na experiência do cliente.

A masterclass aberta ao público debateu sobre como os destinos devem buscar desenvolver os pilares fundamentais do projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), ou seja, destinos que gerenciam seus processos e seu território, de forma inovadora e sustentável. O projeto de transformação em DTIs é uma iniciativa do Ministério do Turismo, que escolheu Fortaleza entre as dez cidades para integrar o projeto de desenvolvimento de DTIs em junho de 2023.

“Pensar no desenvolvimento do Turismo precisa passar pelo aprimoramento da qualidade de vida do habitante”.

Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza

“Todos os projetos da secretaria de Turismo de Fortaleza tem uma ligação com o desenvolvimento do Destino Turístico Inteligente, que nada mais é que um destino bom para o habitante. Se for bom para nós, fortalezenses, será bom para o turista. O objetivo é esquecer Fortaleza como apenas um destino, e tornar a cidade boa para se morar. Pois se o fortalezense estiver feliz, o nosso turista também ficará”, completou Pereira.

O secretário ainda citou aspectos que tornam Fortaleza, ou outras cidades, em um Destino Turístico Inteligente. São eles:

  • Cidade boa para o morador
  • Capacitação do destino
  • Governança
  • Criatividade
  • Inovação
  • Segurança
  • ESG
  • Mobilidade e Transporte
  • Promoção e Marketing
  • Tecnologia
  • Sustentabilidade
  • Acessibilidade

Marketing Turístico e Tecnologia

PANROTAS / Emerson Souza
Alexandre Pereira entre Daniel Turbox e Thiago Akira durante masterclass na Unifor
Alexandre Pereira entre Daniel Turbox e Thiago Akira durante masterclass na Unifor
O evento “O Novo Turismo” também contou com apresentações de Thiago Akira, consultor de marketing digital no Turismo, e Daniel Turbox, especialista em inovação, automação, inteligência artificial (IA) e tecnologia para o Turismo. Na ocasião, os especialistas explicaram aos estudantes presentes a importância do marketing e da tecnologia no desenvolvimento dos destinos em DITs.

Pós em Negócios Turísticos

PANROTAS / Emerson Souza
Suellen Galvão, professora e coordenadora da pós-graduação em Negócios Turísticos da Unifor
Suellen Galvão, professora e coordenadora da pós-graduação em Negócios Turísticos da Unifor

A pós-graduação em Negócios Turísticos da Unifor possui foco em conhecimentos atualizados sobre práticas de gestão inovadoras, uso de ferramentas tecnológicas e estratégias de comunicação. Entre questões atuais, os estudos também imergem no acesso a parceiros estratégicos do setor, como a Associação Brasileira de Bacharéis e Profissionais do Turismo (ABBTUR) e outras organizações que possibilitam compreender as novas demandas do mercado.

"Com as habilidades adquiridas, os estudantes estarão preparados para atender às demandas e desafios desse mercado em crescimento, contribuindo não apenas para o sucesso pessoal, mas também para o desenvolvimento sustentável e a prosperidade contínua do turismo no Ceará", aponta a professora e coordenadora do curso Suellen Galvão.


Tópicos relacionados