Bruno Hazov   |   05/12/2023 08:12

Saiba o que encontrar no Salão do Turismo, nos dias 15, 16 e 17

Milton Zuanazzi, do MTur, dá detalhes sobre destaques e expectativas do evento que ocorre em Brasília


Roberto Castro/ MTur
Salão do Turismo deve ocupar área de 26 mil metros quadrados do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, nos três dias de evento
Salão do Turismo deve ocupar área de 26 mil metros quadrados do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, nos três dias de evento

O Ministério do Turismo irá sediar, entre os dias 15 e 17 de dezembro, o Salão do Turismo na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Vinte e seis Estados brasileiros, mais o Distrito Federal, estarão presentes apresentando o que o Brasil tem de melhor em matéria de produtos e destinos turísticos. O MTur espera um público geral de 30 mil pessoas, com uma média de 10 mil por dia.

Segundo Milton Zuanazzi, secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, o Salão do Turismo reunirá as principais tendências do Turismo no pós-pandemia, como a interiorização, o Turismo de natureza, o Turismo de proximidade, além de novas rotas, serviços e produtos que cada Estado tem a oferecer.

O evento terá oficina diversas, com destaque para a gastronomia típica do Brasil, onde serão apresentados 27 pratos distintos com a presença de chefs renomados que ensinarão diversos truques da culinária brasileira, com apoio do Senac.

Manifestações culturais de todos os cantos do Brasil também são destaque no Salão do Turismo, com apresentações de dança, música, artesanato e até mesmo produtos relacionados à agricultura familiar.

"O presidente Lula encomendou ao ministro Celso Sabino, quando o convidou para o cargo, a volta do Salão porque ele lembrava, lá atrás, a magnitude que era o Salão Nacional do Turismo, e que infelizmente, por vários motivos, foi paralisado em 2013. Assim, ele tem uma relevância enorme pois consegue, em um lugar só, mostrar o Brasil todo e isso é o fato mais relevante. É uma oportunidade tanto para a pessoa, o público que vai estar presente no Salão conhecer os destinos, quanto para o destino se promover e apresentar as suas as suas belezas para quem estiver lá"

Milton Zuanazzi, secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo

Zuanazzi também lembrou que, diferentemente de uma feira tradicional de Turismo, não haverá comercialização de produtos entre agentes de viagens receptivos, emissivos entre hotéis e operadores, mas sim uma apresentação do que o Brasil tem a oferecer em matéria de Turismo. "Por isso o nome de Salão, pois tem a finalidade de despertar o público a viver o Brasil. Então, todo o evento é direcionado para o público em geral", conclui.

O acesso ao Salão do Turismo será gratuito e os ingressos podem ser solicitados no site da Sympla.

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