Guilherme Alcorta   |   26/03/2024 12:58   |   Atualizada em 26/03/2024 12:59

Butão terá hub econômico e turístico em Gelephu

Mildfulness City une Turismo, economia, cultura e sustentabilidade


Divulgação
Projeto do Mindfulness City
Projeto do Mindfulness City

O Butão terá um hub econômico a partir de dezembro deste ano. Trata-se da Mindfulness City Special Administrative Region, uma região administrativa que juntará a cultura do país com a modernidade em Gelephu.

O Butão já é conhecido mundialmente por ser um refúgio de beleza natural, espiritualidade e tradições culturais únicas. A região é o “destino de estilo de vida budista moderno”. Gelephu Mindfulness City também é a porta de entrada dos turistas para o resto do Butão, situada entre duas reservas naturais – o Santuário de Vida Selvagem de Phibsoo e o Parque Nacional Royal Manas – bem como conectada a Thimphu por meio do aeroporto de Paro.

A ideia, segundo Carissa Nimah, diretora de Marketing do Departamento de Turismo do Butão, é que a região tenha suas próprias leis e até a própria moeda. "Queremos criar uma região para atrair negócios internacionais e que facilite o mercado com o Butão e a Índia". Neste sentido, Gelephu é a cidade ideal, já que está a sul do Butão e faz fronteira com a Índia.

Sustentabilidade

Aninhado entre montanhas, florestas e rios, o Butão é um dos últimos hotspots de biodiversidade do mundo, com 70% do país coberto por florestas. A Mindfulness City cobrirá uma área de mais de 1.000 km2, ou 250.000 acres. Isto representa cerca de 2,5% da área total do país. O plano visa ampliar a biodiversidade do país.

“Inspirada na cultura butanesa de respeito e compaixão pelos outros e pela natureza, a Mindfulness City foi projetada para melhorar os sistemas ecológicos, através de um desenvolvimento urbano que conecta flora e fauna, bem como pessoas e ideias. Torna-se um testemunho do vínculo inseparável da humanidade com a natureza e um exemplo global de como construir uma presença humana sustentável na Terra”, disse Giulia Frittoli, sócia responsável da BIG Landscape, do BIG – Bjarke Ingels Group, responsável pelo projeto.

Turismo

Divulgação
Projeto do Mindfulness City
Projeto do Mindfulness City

Gelephu já dispõe de infraestruturas turísticas, incluindo hotéis, mas a capacidade irá naturalmente ser expandida com o aumento do tráfego e da procura provocados pelo crescimento da região e possibilitados pelos principais centros logísticos – o aeroporto internacional e o porto seco ferroviário.

A região terá um novo aeroporto internacional, que deve ser aberto em dois anos, com voos diretos que conectam Gelephu e o Butão a diversas cidades, entre elas Dubai. Já o porto seco ferroviário já está em construção.

Confira um vídeo de apresentação abaixo:

O Portal PANROTAS viaja a convite da Diversa Turismo, protegido pelo seguro viagem GTA

Tópicos relacionados