Janize Colaço   |   20/03/2018 15:44

Distribuição: vendas diretas nem sempre são mais lucrativas

Alguns assuntos ainda trazem incertezas à indústria do Turismo, sobre os negócios feitos na distribuição, os mais diferentes setores dividem opinião. Vale a pena investir apenas nas vendas por meios de canais diretos? A resposta, baseada na discussão

Emerson Souza
Eduardo Bernardes, da Gol, Bruno Lasansky, da Localiza, Luis Ferrinho, da Umnibees, Magda Nassar, da Braztoa, e Artur Andrade, da PANROTAS
Eduardo Bernardes, da Gol, Bruno Lasansky, da Localiza, Luis Ferrinho, da Umnibees, Magda Nassar, da Braztoa, e Artur Andrade, da PANROTAS
Alguns assuntos ainda trazem incertezas à indústria do Turismo. Um deles é sobre os negócios feitos na distribuição, que, quando colocados à prova, os mais diferentes setores dividem opiniões. Vale a pena investir apenas nas vendas por meios de canais diretos? A resposta, baseada na discussão levantada em um dos painéis do Fórum PANROTAS, tende a ser negativa.

Sob a óptica da hotelaria, o CEO da Omnibees, Luis Ferrinho, a venda direta não necessariamente gera maiores ganhos. "A venda direta tem um custo grande de aquisição. Defendemos, aliás, que a postura multicanal é o mais fácil e mais barato para os hoteleiros, já que cada um a sua especialização", pontua, exemplificando com a atuação das TMCs que direcionam as vendas aos consumidores corporativos.

O ideal, para ele, é oferecer as mais diferentes possibilidades de os clientes obterem respostas às suas demandas. A opinião é compartilhada pelo vice-presidente de Vendas e Marketing da Gol, Eduardo Bernardes.

"Quem vai decidir como comprar é o cliente, todos sabem disso. Em relação ao que tange a aviação e os demais setores da indústria, a gente precisar estar preparado para entregar um produto de qualidade, atender de acordo com as demandas e, também, munir nossos parceiros para efetuarem vendas de qualidade", pontua.

TRANSFORMAÇÕES NA ERA DIGITAL
Em qualquer situação, não é possível se dar ao trabalho de não acompanhar as tendências - sejam tecnológicas ou de acordo com cada geração. A ressalva, porém, é trazer meios que garantam a satisfação e meios de conquistar a confiança e fidelidade dos clientes.

"O processo de atualização deve ser assimilado quase que automaticamente, seja pelas transformações dos canais ou mesmos das gerações. No entanto, a era digital traz uma desconfiança inicial - pelo preço, condições de uso, entre outras questões. Por isso, é difícil criar um elo de confiança na relação de compra e vendas, seja ele para qualquer geração. Além de pensar nos meios que facilitem as vendas, é preciso conseguir meios para que o consumidor confie no produto e serviço oferecido", salienta a presidente da Braztoa e diretora da Trade Tours, Magda Nassar.

A mesma confiança e abertura também deve ser adotada para as novas oportunidades, ainda que para possíveis concorrentes. É o caso da Localiza, que tem encontrado novos meios de crescimento com as plataformas de compartilhamento de carona. "A ocasião do uso de aplicativos, para nós, é complementar ao nosso serviço oferecido. No cotidiano do usuário, o nosso cliente tem abandonado o uso diário do carro particular e investido no compartilhamento. Seja para a longa distância que a locação de um veículo é sempre buscado, alguns motoristas dessas plataformas também nos buscam para atuar nas viagens curtas desses clientes. Oportunidade de crescimento é o que não faltam, mas é preciso estar aberto a tais oportunidades", pontua o diretor-geral da Divisão de Aluguel de Carros da Localiza Hertz, Bruno Lasansky.

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