Da Redação   |   19/04/2022 08:51
Atualizada em 19/04/2022 09:02

EUA retiram aviso de "NÃO VIAJAR" ao Brasil e mais 90 países

CDC simplifica classificação de países por causa da covid-19


CDC
Não que todo viajante se guie pelas recomendações do Centro de Controle de Doenças (CDC)dos Estados Unidos, mas sempre é bom saber o que as autoridades americanas pensam e orientam em relação a viagens. A última novidade foi uma simplificação da categorização dos países em relação à covid-19 e a retirada de todos os países da lista “NÃO VIAJE” (nível 4), com relação a problemas de saúde nos destinos.

Agora o temido nível 4 será reservado apenas para circunstâncias especiais, como aumento significativo de casos de covid-19 ou novas variantes ou ainda o colapso de sistemas de saúde. Os níveis 1, 2 e 3 continuam se baseando nas ocorrências dos últimos 28 dias. A única categoria com o aviso de NÃO VIAJAR é a de nível 4 e o CDC quer que os americanos vejam a importância do alerta ao verem uma nação nessa lista.

A grande maioria dos países agora está no nível 3 para o CDC, incluindo Brasil, Turquia, França, Reino Unido, Hong Kong e Itália, o que significa que americanos não vacinados não são encorajados a viajar. Mas não estão proibidos. Os países do nível 3 têm altos casos de covid ainda.

Notem que se trata de uma recomendação de saúde e não de segurança em geral. Isso fica a cargo do Departamento de Estado, que segue as recomendações do CDC, especialmente no nível 4, mas não apenas elas. O departamento também simplificará sua classificação, deixando apenas 10% das nações em seu nível 4 (hoje são mais de 100; o Brasil, por exemplo, está no nível 2). O Departamento de Estado também avalia riscos de segurança, conflitos armados, guerras e outras instabilidades de saúde, política e economia.

A maior recomendação para qualquer viajante americano, no caso de covid-19, é estar com a vacinação em dia antes de embarcar para qualquer país.


Tópicos relacionados