Filip Calixto   |   24/11/2022 10:00
Atualizada em 24/11/2022 10:20

FBHA apoia Anvisa e aprova volta das máscaras em aeroportos

A FBHA publicou uma nota de apoio à Anvisa e defendendo o uso das máscaras em aeroportos


Divulgação/CNC/Marcelo Freire
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA
Nesta quarta-feira (23), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em aviões e em aeroportos de todo o Brasil. Um dia depois de tomada, a medida foi apoiada publicamente pela FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), que publicou um texto de incentivo à iniciativa alegando que o risco de contágio de covid-19 precisa voltar a ser reduzido.

"Com o aumento de casos da doença nas últimas semanas, especialistas alertam para o risco de uma nova onda da doença. Diante disso, as restrições adotadas nos últimos anos, incluindo o uso da máscara, voltam a ser necessárias", escreveu a diretoria da associação em nota. Para Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, a retomada das medidas sanitárias, o quanto antes, poderá evitar o cenário vivido em 2020.

“Devemos nos manter atentos e respeitar as normas para que não se repita o que já vivemos nos últimos anos. A federação apoia e incentiva a todos os brasileiros e turistas que façam o uso da máscara nos aeroportos e aviões, se possível também nos estabelecimentos fechados como bares e restaurantes”, comenta Sampaio.

Os setores de Turismo e alimentação fora do lar foram um dos mais afetados pela pandemia da covid-19. Micro e pequenos empresários precisaram enfrentar as consequências econômicas causadas pelo novo coronavírus e muitos tiveram as portas de seus estabelecimentos fechadas, bem como o turismo precisou lidar com a restrição das viagens.

AVISO INSTITUCIONAL
A FBHA orienta também que os sindicatos filiados à federação e representantes de hotéis, restaurantes, bares e similares consultem os responsáveis por seus programas de saúde ocupacional e gerenciamento de riscos no meio ambiente do trabalho. "Havendo acordo entre ambos, solicitem o uso de máscara dos seus colaboradores a fim de contribuir para a prevenção do contágio em ambientes confinados", explica Sampaio.

Tópicos relacionados