Filip Calixto   |   05/01/2023 09:27
Atualizada em 05/01/2023 09:57

Ministra se reúne com governador do Amazonas e defende Turismo de natureza

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, se reuniu ontem (4) com o governador do Amazonas, Wilson Lima

Em reunião realizada ontem (4), em Brasília, a nova ministra do Turismo, Daniela Carneiro, recebeu o governado do Amazonas, Wilson Lima, para tratar do fortalecimento de atrativos turísticos amazonenses. A pauta do encontro incluiu pontos a exemplo do apoio à promoção do Turismo de pesca na região, que atrai milhares de visitantes brasileiros e estrangeiros a cidades como Barcelos, um dos principais destinos da atividade no Brasil.

Reprodução/Youtube/Ministério do Turismo
Empossada como ministra do Turismo esta semana, Daniela Carneiro, já trata do fortalecimento do Turismo de natureza
Empossada como ministra do Turismo esta semana, Daniela Carneiro, já trata do fortalecimento do Turismo de natureza
A ministra Daniela defendeu esforços pelo desenvolvimento do Turismo sustentável no País. "O Turismo sustentável de natureza é essencial à conservação ambiental e ao desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda. Com o fortalecimento das ações ambientais no governo Lula, vamos trabalhar para fomentar o turismo sustentável, em conjunto com nossos estados e municípios", frisou a titular da pasta, que também participou, nesta quarta-feira (4), da posse da nova ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

A reunião abordou, ainda, o apoio do Ministério do Turismo ao Festival de Parintins (AM), tradicional evento folclórico que atrai milhares de visitantes. A festa constitui um espetáculo repleto de simbolismo regional, representando os povos indígenas e o homem ribeirinho do Norte do país.

O governador Wilson Lima destacou a importância turística do festival e apontou a necessidade de parcerias para ampliar a relevância econômica do turismo. “O festival é o principal atrativo turístico do Norte do Brasil. É a maior manifestação folclórica do mundo, é o maior teatro a céu aberto do planeta. Precisamos atuar em parceria para fortalecer o turismo como matriz econômica”, ressaltou Lima, que convidou a ministra a participar da edição deste ano do festival, em junho.

Durante o encontro que contou também com a presença de Gustavo Sampaio, presidente da Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo do Amazonas), foram abordados ainda o potencial local para a ampliação de cruzeiros aquaviários e da conectividade aérea no estado. Quanto a terminais aéreos, em parceria com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o governo do Amazonas já trabalha a construção de aeroportos regionais no interior de seu território.


Tópicos relacionados