Artur Luiz Andrade   |   25/04/2023 22:26
Atualizada em 26/04/2023 08:14

Presidente da Anseditur quer mais voos e promoção para alavancar Turismo

Secretário de Turismo de Fortaleza vai comandar associação de municípios turísticos

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Vanessa Leal, Marcelo Freixo, Alexandre Pereira, Bento Nunes, senador Cid Gomes, Cristiano Araújo e Fabricio Amaral
Vanessa Leal, Marcelo Freixo, Alexandre Pereira, Bento Nunes, senador Cid Gomes, Cristiano Araújo e Fabricio Amaral
O novo presidente da Associação Nacional dos Secretários e Diretores Municipais de Turismo (Anseditur), Alexandre Pereira, também secretário de Turismo de Fortaleza, disse hoje, na abertura da 2ª Marcha dos Secretários de Turismo, em Brasília, que o alto preço das passagens aéreas, a pouca competitividade do setor de aviação no Brasil, com apenas três empresas, e a promoção turística ainda feita em modelos antigos são os dois principais desafios dos municípios turísticos do País.

“Uma passagem aérea Natal-Fortaleza-Natal por R$ 2,7 mil é um absurdo. O Turismo interno responde muito rapidamente, mas os preços das passagens estão muito altos. Os voos estão lotados, não há serviço de bordo, precisamos repensar a política público do setor com urgência”, analisou ele.

Sobre a questão da promoção dos destinos turísticos, Pereira destacou a marca de seis milhões de turistas estrangeiros, estacionada há anos nesse patamar, por conta, entre outros fatores, da falta de criatividade da divulgação dos destinos.

“Pego os estandes do Nordeste e estão todos vendendo a mesma coisa nas feiras lá fora, sol e mar. Não dá para compartilhar? Não dá para nos vendermos regionalmente? Não podemos apostar em promoção regional, por exemplo para aproveitar o kitesurfe em todo o Nordeste? Precisamos pensar a promoção internacional de forma mais estratégica e pensar fora da caixa na promoção em geral. Na próxima Abav Expo, no Rio, Fortaleza terá um estande de 100 metros quadrados dividido com Manaus. Vamos vender praia e Amazônia juntos. É preciso olhar para as oportunidades e pensar a promoção de forma diferente”, disse em seu discurso.

Segundo ele, outros pilares para o sucesso dos destinos, e que a Anseditur irá apoiar e investir em sua gestão, é a capacitação e o pertencimento das comunidades, que precisam ver que o Turismo faz a diferença em suas vidas e terem orgulho das cidades onde moram. “O grande ativo do Brasil são os brasileiros. Tivemos Copa, PanAmericano, Olimpíada e o encontro da juventude... que legado ficou para o País? Precisamos mudar isso.”

ANSEDITUR

Com 240 associados, a Anseditur mira os quase três mil destinos turísticos do País e quer essa união para transformar o setor, seja no recebimento dos estrangeiros, seja na chacoalhada que precisa ser dada no Turismo doméstico, que ganhou nova visão de alguns turistas no pós-pandemia.

Durante a abertura da Marcha de Secretários de Turismo, a Anseditur empossou oficialmente sua diretoria, com Alexandre Pereira à frente, e recebeu convidados como o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o secretário executivo do MTur, Bento Nunes (a ministra Daniela Carneiro não pôde comparecer), o presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Romero Rodrigues, o senador Cid Gomes, do Ceará, o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, e o presidente do Fornatur, Fabrício Amaral, também secretário de Turismo de Goiás.

Bento Nunes, do MTur, destacou, em sua fala, a importância da união dos entes federativos, para que se construam políticas públicas mais efetivas, e colocou o MTur à disposição dos municípios, para um Turismo mais inclusivo, sustentável e igual para todos.

O senador Cid Gomes fez questão de comparecer à posse por saber da importância do Turismo e para prestigiar o amigo Alexandre Pereira, segundo ele um exemplo de liderança no Turismo.

“Nossa expectativa é que o Turismo seja refundado, que vejamos de novo a atenção do governo federal para o setor. Apoio o resgate da Embratur e apoio o projeto que destina fundos do sistema S para a agência”, disse o senador.
A posse da nova diretoria da Anseditur também foi prestigiada pela família de Alexandre Pereira e por parceiros do Ceará, como a Abav-CE, a ABIH e o CVB de Fortaleza.

A PANROTAS participa da Marcha de Secretários com seu CEO, José Guilherme Alcorta, que participou de um painel sobre inovação hoje à tarde, e com o editor-chefe Artur Luiz Andrade, que amanhã faz uma apresentação sobre comunicação para destinos, ao lado de José Guilherme.

Amanhã também haverá um painel com representantes da Azul, Gol e Latam, e os assuntos dos preços das passagens e da malha aérea das companhias com certeza voltarão.

Veja algumas fotos no álbum abaixo.

Tópicos relacionados