Laura Enchioglo   |   17/01/2024 13:42
Atualizada em 17/01/2024 13:48

Fitur 2024 reflete crescimento do Turismo com números recordes

Feira acontece de 24 a 28 de janeiro na capital espanhola; veja o que será abordado


Divulgação
Feira é organizada pela Ifema Madrid
Feira é organizada pela Ifema Madrid

A 44ª edição da Feira Internacional de Turismo, Fitur, que acontece em Madri, na Espanha, de 24 a 28 de janeiro, organizada pela Ifema Madrid, reflete o crescimento da indústria turística nacional e internacional nos últimos meses.

O evento de 2024 aponta para números recordes em todas as suas dimensões, com um total de 9 mil empresas participantes, 152 países e 806 expositores que apresentarão suas ofertas em nove salões, um a mais que em 2023. Ainda, há uma estimativa de 150 mil visitantes profissionais entre quarta a sexta-feira e 100 mil visitantes do público em geral no fim de semana.

Todos estes números devem se traduzir numa importante injeção econômica para Madri, com receitas estimadas em 430 milhões de euros, com impacto direto em setores como transportes, hotelaria, restauração, comércio, lazer e cultura.

Entre as novidades desta edição está a participação especial do Equador como País Parceiro da Fitur, com grande exposição na feira, bem como a presença da sustentabilidade como eixo transversal de toda a oferta turística e dos setores do evento.

O subsecretário de Promoção Turística do Equador, Diego Andrade, disse que "a apresentação que realizaremos visa não apenas destacar a significativa contribuição dos visitantes espanhóis para o Turismo equatoriano, mas também demonstrar como pretendemos otimizar nossa participação na Fitur para mostrar de forma abrangente todas as maravilhas que o Equador tem a oferecer. Nosso foco é ilustrar a riqueza cultural, a diversidade natural e as oportunidades turísticas únicas que nosso país apresenta, enfatizando nossa forte intenção de fortalecer e expandir as relações turísticas entre o Equador e a Espanha".

Fitur cresce em internacionalidade

A Fitur 2024 é definida pelo crescimento da feira. Vale destacar o aumento em termos de espaço expositivo, quando comparado com 2023. Esta edição contará com nove salões – um a mais que o ano anterior – e 806 expositores com estandes, aumento de 7% em relação a 2023.

Destaca-se também o crescimento da participação internacional, reunindo 152 participações de países em 2024, incluindo 96 representações oficiais de destinos.

Todas as áreas da Fitur cresceram, tanto em termos de área de exposição como expositores, tanto como na sustentabilidade e inovação. As empresas de tecnologia turística, agrupadas sob o Travel Technology no Hall 8, cresceram 23%, para quase 100.

Desta forma, a Feira Internacional de Turismo reflete as últimas previsões da Organização Mundial do Turismo (OMT) de novembro de 2023 para recuperar quase 90% dos níveis pré-pandêmicos no Turismo internacional com receitas que poderão atingir US$ 1,4 trilhão até 2023.

Juan Arrizabalaga, diretor Geral da Ifema Madrid, afirmou que "a Fitur é um dos grandes cartões de visita não só da nossa empresa, mas também da Marca Espanha. É um orgulho que todos os anos reafirme a sua posição de liderança não só para pelo aumento dos seus números e pela geração de negócios, mas também pela sua contribuição intangível de valor, conhecimento e melhores práticas em sustentabilidade para o setor, sem esquecer o impacto econômico que gera no seu ambiente como um dos grandes players da indústria do Turismo".

No seu discurso, Rosa Ana Morillo Rodríguez, secretária de Estado do Turismo do Ministério da Indústria e Turismo do Governo espanhol, sublinhou que “enquanto se aguarda o encerramento definitivo do ano, as previsões para 2024 são muito positivas; é evidente que as pessoas estão ansiosas pela Espanha." Explicou também as principais novidades que o seu departamento apresentará este ano na Fitur e os dois eventos centrais que decorrerão no stand da Turespaña, centrados em duas áreas-chave de atuação da Secretaria de Estado para este mandato: o social e ambiental sustentabilidade no Turismo e do Turismo experiencial.

Almudena Maíllo del Valle, delegada de Turismo da Câmara Municipal de Madri, afirmou: “Abrimos o ano com o evento internacional mais importante do setor; a Fitur é o grande encontro que define as diretrizes do ano para manter o impulso positivo que o setor atravessa atualmente. Fechamos este ano com números muito positivos para a cidade de Madri, bem como para toda a Espanha. A partir da cidade de Madri continuaremos a trabalhar para consolidar o Turismo que contribui com um impacto positivo em toda a cadeia de valor do setor".

“Saudamos esta edição da Fitur no melhor momento turístico da Comunidade de Madri, já que o peso do setor aumentou para 8% do PIB da cidade. O Governo Regional aumenta os seus recursos em 29 milhões de euros no orçamento para 2024, centrando-se na liberdade econômica, na colaboração público-privada e no desenvolvimento da Estratégia de Turismo 2023-2026 da Comunidade de Madri, que terá um investimento de 250 milhões de euros em quatro anos", disse o vice-Ministro da Cultura, Turismo e Esportes da Comunidade de Madri, Daniel Martínez.

Especialização e sustentabilidade da Fitur

A Fitur continua progredindo na especialização, ajudando a promover os segmentos que desenvolveram uma estratégia turística em torno da sua atividade. A principal novidade para este ano é a criação, em conjunto com a Impulsa Igualdad, da Fitur 4all, que irá promover o desenvolvimento do Turismo acessível e da visibilidade às iniciativas de destinos e empresas por meio do 1º Prêmio Fitur 4all.

Outro destaque é a aposta da Fitur Sports, organizada em colaboração com a AFYDAD e com o patrocínio global do France 2024 Olympic and Sports Destination. A seção está em expansão em termos de conteúdo, duração e participação e mostrará como o Turismo de esportes é um motor para o Turismo sustentável.

Os visitantes também poderão conhecer todos os últimos desenvolvimentos em diferentes seções. Confira todas a seguir:

  • Fitur Techy, criada em conjunto com o ITH, onde a inteligência artificial, a economia dos dados e os desafios da indústria hoteleira serão os protagonistas;
  • Fitur Cruises, desenvolvida com a Cruceroadicto, mostrará o compromisso dos navios de cruzeiro com a sustentabilidade ambiental, a proteção dos destinos e o impacto positivo nas suas comunidades;
  • Fitur LGTB+, segmento que abrange mais de 10% dos turistas em todo o mundo, destacará a diversidade e a inclusão;
  • Fitur Woman, em colaboração com Women Leading Tourism e o patrocínio da Sevilha, alinhado com o ODS 5, contribui para a promoção da liderança feminina;
  • Fitur Know How & Export, um espaço criado com a Segittur em colaboração com o Icex, para que as empresas turísticas espanholas mostrem o seu potencial, produtos e serviços e contribuam para a inovação do setor, que este ano traz como novidade o concurso Prêmio IA no Turismo 2024;
  • Fitur Screen retorna com a ajuda da Spain Film Comission e conectará a indústria cinematográfica com a indústria do Turismo;
  • Fitur Talent, organizado em colaboração com Educación 3.0, é uma seção sobre talento, educação e formação profissional, com foco na convivência entre as pessoas e a inteligência artificial;
  • Fitur Lingua será o espaço que aborda as oportunidades do Turismo linguístico e o seu trabalho na descentralização e dessazonalização do Turismo, desenvolvido em conjunto com a Fedele;
  • A estas dez seções junta-se o Observatório de Sustentabilidade da Fitur, Fitur Next, que este ano é patrocinado por Enrique Tomás. O Observatório trabalha ao longo do ano para identificar boas práticas que gerem efeitos positivos e sejam replicáveis em torno de um tema de sustentabilidade, que este ano é a contribuição do Turismo para a revitalização dos territórios.


Além disso, a Fitur continuará avançando na digitalização, oferecendo todos os programas de conferências das seções via streaming e disponibilizando a plataforma digital Fitur Live Connect aos seus participantes profissionais.


A PANROTAS é media partner da Fitur 2024

Tópicos relacionados