Marcel Buono   |   14/03/2019 13:45

Um a cada cinco carros vendidos no Brasil vai para locadoras

No ano passado, as locadoras compraram 19,04% do total de automóveis e comerciais leves vendidos no país, com os veículos da General Motors liderando o ranking

A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) lançou seu Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos 2019, em São Paulo, confirmando que o setor é o principal cliente das montadoras de carros do Brasil. De acordo com os dados divulgados, praticamente um a cada cinco veículos comercializados no País é destinado ao segmento.

Setor foi responsável pela geração de mais de 82,6 mil empregos diretos em 2018
Setor foi responsável pela geração de mais de 82,6 mil empregos diretos em 2018
No ano passado, as locadoras compraram 19,04% do total de automóveis e comerciais leves vendidos no território nacional, sendo responsáveis pelo emplacamento de mais de 412 mil deles. Até então, o maior registro do setor havia sido em 2017, com 16,56% do total.

Dentro dos negócios, a locação diária para pessoas físicas teve 48% de participação na frota total das locadoras, sendo 27% para o Turismo de lazer e 21% para o Turismo de negócios. Já o aluguel de longo prazo para empresas e órgãos públicos ficou com os outros 52%.

A quantidade de locadoras distribuídas pelo Brasil também cresceu, 15,5%, ultrapassando a marca de 13,1 mil lojas. No ano anterior, eram 11,4 mil delas. Com isso, o faturamento bruto anual do setor atingiu R$ 15,3 bilhões em 2018, enquanto o faturamento líquido foi de R$ 13,9 bilhões.

MARCAS PREFERIDAS
De acordo com o anuário, a General Motors ocupou a liderança do ranking dos automóveis e comerciais leves mais emplacados pelas locadoras em 2018, com participação de 23,39%. Na sequência, apareceram a Fiat Chrysler (16,85%), a Volkswagen (16,7%), a Ford (14,61%) e a Renault (14,57%).

Tópicos relacionados