Roberta Queiroz   |   14/01/2016 12:29

Empreendedores "precoces" dão dicas para se ter sucesso

Jovens provam que experiência não é tudo

Se você ainda acredita que existe idade certa para empreender, está na hora de repensar. A democratização da informação é capaz de gerar ideias em pessoas de qualquer faixa etária. Nos últimos cinco anos, três meninos entraram no mundo do empreendedorismo e hoje lucram como gente grande. Detalhe: há um case dentro do Turismo.

Acompanhe o perfil dos jovens e descubra como a busca pelo acerto se transformou em sucesso. Na sequência, dicas para empreender com êxito.

DAVI BRAGA
Em abril de 2014, o alagoano Davi Braga apresentou o List-It em um evento de empreendedorismo local chamado Demo Brasil Nordeste. O List-It é um aplicativo para dispositivos móveis e desktops com o objetivo de facilitar a pesquisa e a compra de material escolar.

A plataforma funciona da seguinte forma: escolas cadastram a lista de material no site do app e os pais acessam o sistema para tomar nota dos itens exigidos e realizar a busca, e possível aquisição, de forma imediata. O modelo de negócio prevê que a loja de materiais embolse 90% do valor total da compra e que os outros 10% fique com a startup.

A ideia de Davi surgiu graças ao trabalho da mãe. Dona de uma papelaria, a mãe do jovem saia em busca de artigos das listas de materiais que não tinham em sua loja e entregava o kit pronto nas casas das clientes. O List-It foi financiado a partir de R$ 2 mil reais, investidos pelos pais, e no primeiro mês de negócio rendeu R$ 100 mil. Segundo os organizadores, a plataforma totaliza cerca de três mil clientes em Alagoas.

Assista o lançamento oficial do List-It no Demo Brasil Nordeste:

[^cmsVideo cms_id="UI2g7_JaM8c" cms_width="" cms_height=""^]

Atualmente, muitas organizações e eventos que incentivam o empreendedorismo convidam Davi para palestrar. Nesta apresentação, o jovem fala sobre os segredos da felicidade. Veja:

[^cmsVideo cms_id="CouZKzSl3B4" cms_width="" cms_height=""^]

ROBERT KARP
Rob deu o primeiro passo no Turismo em 2012. O encanto pelo processo em torno de uma viagem motivou o jovem norte-americano a ajudar os pais e familiares a escolher as melhores reservas e tarifas para o próximo destino. A consultoria foi formalizada e ganhou o nome de Karp Enterprises.

Com um serviço mais ambicioso do praticado até então, a empresa ajuda viajantes a acumular o máximo de milhas e pontos em programas de fidelidade para resgatar mais passagens aéreas. Rob afirma que já conseguiu transformar um passageiro Gold Medallion em Diamond em menos de um ano. Tudo isso à base de otimização, ou seja, sem que o cliente tivesse de voar mais. O faturamento chega até o bolso do jovem por meio da cobrança de taxas únicas.

Mas Rob foi além. Hoje, com 17 anos, é o mais jovem consultor de viagens associado à Virtuoso, rede mundial de agências de viagens de luxo. Para entrar no grupo seleto, Rob, antes de tudo, seguiu os treinamentos da tia Carol, agente de viagens há 25 anos, e se associou como contratante independente à Elite Travel International. Na última edição da Travel Week, nos Estados Unidos, a ousadia do empreendedor foi elogiada pelo presidente da Virtuoso, Matthew Upchurch.

JORDAN CASEY
Ficou surpreso ao conhecer um administrador de dois negócios com apenas 17 anos? Então, prepare-se, pois o irlandês Jordan Casey ultrapassou a marca e com apenas 15 anos já fundou três empresas. Programador desde os nove anos, época em que "brincava" de jogar e criar vídeo games, o jovem fundou a Casey Games, que desenvolve jogos em flash para smartphones, e a Teachware, uma ferramenta capaz de gerenciar informações de estudantes guardadas por professores. Atualmente, 300 mestres usam a Teachware.

A última aposta de Jordan foi lançada durante o Web Summit, evento de tecnologia realizado em Dublin. Batizada de Eventzy, a statup foi criada para administrar eventos de grande, médio e pequeno portes, além de vender ingressos. Hoje, Jordan também apoia a Biz World, uma organização irlandesa que incentiva o empreendedorismo em crianças e adolescentes.

No vídeo a seguir (em inglês), Jordan conta um pouco de sua história e empresas. Conheça:

[^cmsVideo cms_id="gjNBvjtYp2E" cms_width="" cms_height=""^]

DICAS PARA ADOTAR
A pouca idade não foi capaz de restringir a experiência desses três jovens. Pensando nisso, reunimos cinco dicas de Davi, Robert e Jordan para ter sucesso ao empreender.

1 – Preste atenção nas necessidades das pessoas
Não é preciso ir muito longe para ter uma ideia. Por sinal, ter ideias não é um dom ou algo do tipo. Saia do quarto, observe sua família ou vá até a rua, se preferir. Perceba o que gera dificuldade ou preocupação na vida de pessoas como você. Encontre maneiras de abreviar o tempo, otimizar atividades e economizar. Empreender, antes de tudo, é ajudar pessoas.

2 – Questione a sua ideia quantas vezes for preciso
Teve uma ideia? Então é hora de identificar erros antes de colocá-la em prática. Verifique se a ideia é aplicável do jeito que você planejou ou precisa de mudanças pontuais. O Davi, por exemplo, percebeu e solucionou o caráter sazonal da List-It: qualquer pessoa ou loja pode inserir sua lista com qualquer tipo de produto e revendê-los.

3 – Não se contagie com críticas negativas (as construtivas são bem-vindas)
Se você acredita na sua ideia, dispense comentários desencorajadores. A única pessoa que pode fazer o seu negócio dar certo é você. Saiba diferir críticas negativas de opiniões construtivas. Essas últimas devem ser ouvidas e, quem sabe, aplicadas.

4 – Vontade
Antes de reunir esforços em torno de uma ideia, pense uma, duas, três e quantas vezes for preciso, se você tem vontade de colocá-la em prática. Sem vontade, provavelmente, seu negócio não será bem sucedido.

5 – Objetividade
Se você seguiu, ou testou, todos os passos acima, agora é hora de desenvolver. Mude sua rotina, organize o seu tempo, convide pessoas para a empreitada e siga o seu objetivo. Ter, ou aceitar, ajuda ao longo do caminho é estar um passo a frente de muitos empreendedores.

TESTE
A Endeavor, organização não governamental criada para fomentar o empreendedorismo por meio de capital humano e intelectual, fez um teste para que os usuários descubram qual é o seu perfil empreendedor. Ainda não conhecer o seu? Então clique aqui.

Tópicos relacionados