Rodrigo Vieira   |   27/10/2022 17:00
Atualizada em 28/10/2022 09:26

Flamenguistas ficam sem voo, mas Outsider garante que todos irão à final

Outsider Tours vendeu mais de 2,2 mil pacotes e diz que os cerca de 300 clientes afetados embarcarão


Reprodução
Flamengo fará a final da Libertadores 2022 contra Athletico-PR no Equador
Flamengo fará a final da Libertadores 2022 contra Athletico-PR no Equador
Torcedores do Flamengo clientes da Outsider Tours que esperavam embarcar para Guayaquil, no Equador, para acompanhar a final do time contra o Athletico-PR na Copa Libertadores da América tiveram seus voos cancelados entre ontem (26) e hoje (27).

A empresa, que vendeu mais de 2,2 mil pacotes a flamenguistas e passou a ser uma das patrocinadoras do time carioca, garante que já está honrando e honrará todos os embarques até o momento da decisão (17h de sábado).

O Portal PANROTAS entrou em contato com o fundador e sócio-diretor da Outsider, Fernando Sampaio, que buscou esclarecer o ocorrido. Ele diz que os cerca de 300 passageiros que foram afetados embarcarão e justifica onde exatamente aconteceu o problema.

"Lá atrás, simulamos fretamentos com Azul, Gol e Latam, mas essas companhias alegaram que não havia disponibilidade de aeronaves. Buscamos, então, por recomendação da Latam, a empresa portuguesa especializada em charter Euro Atlantic, que foi paga pelo serviço e havia assinado contrato conosco. Faltando três dias para o voo decolar, essa empresa nos disse que a Anac recusou a operação em virtude da demanda de companhias aéreas brasileiras. Na minha visão, isso é um protecionismo absurdo", argumenta Fernando Sampaio.

PANROTAS / Filip Calixto
Fernando Sampaio,Outsider Tours
Fernando Sampaio,Outsider Tours

Depois de recorrer à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e receber resposta negativa por ajuda, a operadora, que diz ser a de maior volume para a decisão da Libertadores, voltou a entrar em contato com as aéreas brasileiras.

"Voltamos a falar com a Latam, e tivemos a resposta de que a aérea não conseguiria realizar o fretamento. Finalmente conseguimos com Azul e Gol e nenhuma delas conseguiu colocar voos hoje (27), mas conseguiram para amanhã (28). Dos cerca de 300 clientes que ficaram sem os voos da EuroAtlantic, alguns já foram realocados e embarcaram em outros voos e o restante embarcará antes da final. Todos embarcarão", assegura Sampaio, acrescentando que há mais oito embarques dedicados à Outsider para sair.

LATAM SE POSICIONA
A Latam nega que a Euro Atlantic tenha sido sua indicação e, por meio de comunicado diz que:

"A Latam não fechou nenhum contrato com esta operadora para a final do torneio em Guayaquil. A Latam aliás, não programou nenhum voo regular ou fretado do Brasil para o Equador."

Fernando Sampaio diz que pode comprovar a indicação e os contatos feitos com a Latam, mas que agora está totalmente focado na alteração dos passageiros e depois resolverá os fatos da maneira cabível. "Nunca houve contrato com a Latam, e sim contato. Nesse contato, nos indicaram a Euro Atlantic", esclarece.

Numa atualização de seu posicionamento, a Latam enviou um comunicado a reportagem da PANROTAS e fez mais alguns esclarecimentos sobre o caso. Confira:

"A Latam esclarece que são inverídicas as declarações feitas pela Outsider Tours sobre o envolvimento da companhia em supostos fretamentos do Brasil para o Equador. Isso porque:

1. A Latam não programou nenhum voo fretado do Brasil para o Equador para o torneio em questão.

2. A Latam não fechou nenhum contrato com a Outsider Tours para o torneio em questão.

3. A empresa EuroAtlantic Airways mencionada pela Outsider Tours não é e nunca foi subsidiária da Latam.

Diante dos fatos, a Latam reitera não ter qualquer envolvimento com esse assunto".


INFORMAÇÕES DESENCONTRADAS
Segundo o site esportivo ge.com, informações desencontradas atrapalharam o processo. O portal mostra uma suposta mensagem da Outsider que apontam o risco de erupção do vulcão Cotopaxi, localizado próximo a Quito, como a causa da recusa de uma "subsidiária da Latam". Na conversa com o Portal PANROTAS, Fernando Sampaio não alegou esse fato, e sim a recusa da Anac virtude da demanda de companhias aéreas brasileiras.

AZUL HONRARÁ COM O QUE FOI PAGO
Procurada, a Azul enviou comunicado ao Portal PANROTAS. Leia na íntegra:

"A Azul esclarece que a agência Outsider Tours solicitou o fretamento de três aeronaves para a final da Libertadores em Guayaquil, no Equador, para quais a Azul reservou as aeronaves e as tripulações. Porém, devido à falta de pagamento por parte da agência, duas das três operações foram canceladas.

A Azul orienta que os clientes impactados entrem em contato direto com a agência Outsider Tours para os devidos esclarecimentos e orientações."


* A notícia foi atualizada em 28/10, às 9h25

Tópicos relacionados